FA - Como Fazer - Nota Fiscal de Consignação
A nota de Consignação tem como característica principal a emissão de uma Nota Fiscal de Saída com o Total Faturado zerado, para que em outro momento este material seja faturado ou devolvido.
Índice
- 1 Palavra Chave
- 2 Como criar uma Nota de Consignação e gerar o pedido de faturamento?
- 3 Como criar o pedido no envio automático da Nota Fiscal Consignação para a SEFAZ?
- 4 Como serão criadas as Notas Fiscais de Consignação e Faturamento para o emitente que possua concessão de regime especial na remessa de implantes e próteses médico-hospitalares para hospitais ou clínicas?
- 5 Como criar uma Nota de Consignação controlando o Estoque em poder de Terceiros?
Palavra Chave
Nota de Consignação. Nota Fiscal de Saída. Pedido. Venda em Consignação. Nota Fiscal Eletrônica. Ajuste SINIEF 11. Efetivação de Pedido.
Como criar uma Nota de Consignação e gerar o pedido de faturamento?
Deverá ser parametrizado um tipo de operação para a operação de consignação com ‘Tipo de nota’ igual a “J Consignação”. Selecionar a opção “N – Não Faturar” e marcar a opção “TO de venda em Consignação” na guia Complemento.
Importante: Na tela de correlação existem duas colunas para Saídas e duas para Entrada, mas no caso de Nota de correlato deverá ser informado um Tipo de Operação de saída nas colunas de Saídas e Entradas.
Cadastrar a Nota Fiscal utilizando o TO de consignação. Após concluir, pressionar o botão ‘Imprimir’ para gerar o pedido de faturamento desta nota:
Como criar o pedido no envio automático da Nota Fiscal Consignação para a SEFAZ?
Ao realizar o envio automático da Nota Fiscal de Consignação para a SEFAZ, será gerado o pedido antes da impressão da nota confirmada.
Importante: Caso tenha sido gerado o pedido através do botão ‘Imprimir’ antes de enviar a nota à SEFAZ, não será gerado outro pedido, ou vice-versa.
Quando a configuração ‘2021’ estiver diferente de ‘Automático’, será necessário clicar no botão <Imprimir> para que o sistema gere o Pedido.
Não irá gerar o pedido. Será necessário clicar em ‘Imprimir’:
Da mesma forma, ocorrerá se a Nota Fiscal não for enviada, sendo necessário pressionar o botão ‘Imprimir’ para gerar o pedido.
Como serão criadas as Notas Fiscais de Consignação e Faturamento para o emitente que possua concessão de regime especial na remessa de implantes e próteses médico-hospitalares para hospitais ou clínicas?
Da mesma forma deverá ser parametrizado um tipo de operação para a operação de consignação. Selecione a opção “N – Não Faturar” e ative a opção “Tipo de Operação de venda em Consignação” na guia Complemento.
Como a Unidade de Negócio possui concessão de regime especial na remessa de implantes e próteses médico-hospitalares para hospitais ou clínicas, deverá ser marcada a configuração de tipo de operação “Venda em consignação conforme Ajuste SINIEF 11, de 15 de agosto de 2014 - #167”, para que as referências sejam enviadas no XML da nota de faturamento da consignação.
Criar uma nota fiscal de saída com o tipo de operação parametrizado para consignação.
Quando a NFS de consignação for impressa, através do botão ‘Imprimir’, será criado o pedido com o tipo de operação correlato cadastrado (ou no envio automático da Nota à SEFAZ).
Ao efetivar um pedido de consignação, será validado se a nota original já está confirmada na SEFAZ. Caso não esteja, será exibida mensagem informando que o pedido não pode ser efetivado.
Enviar a primeira nota à SEFAZ:
Efetivar o pedido. Após a efetivação, a nota fiscal de faturamento apresentará no campo ‘Nota Referência’ a nota de consignação referente ao faturamento.
Ao confirmar a nota com o faturamento da consignação, será enviado no XML a tag <NFref> com a chave da nota consignada de referência para a nota faturada.
Como criar uma Nota de Consignação controlando o Estoque em poder de Terceiros?
A documentação deste tópico está descrita na seguinte página: Como criar uma Nota de Consignação controlando o Estoque em poder de Terceiros?