Como desfazer uma Unificação?
FAQ_CIGAM > FAQ_Finanças > Gestão Financeira > Como desfazer uma Unificação?
Esta FAQ tem como finalidade demonstrar a exclusão de uma unificação. Para exemplo, foi utilizado uma unificação de contas a pagar, entretanto o processo envolvendo a exclusão de uma unificação de contas a receber é o mesmo, mudando apenas o tipo de lançamento. Sendo um contas a pagar, será um Pagar/Aberto. Se for contas a receber, então será um Receber/Aberto.
Inicialmente demonstramos dois lançamentos que vão ser unificados e o relatório gerado após unificação gerada.
Lançamentos em aberto a serem unificados:
Lançamentos Unificados:
Observar que ao gerar o relatório a unificação, é possível identificar através dele, qual o número do novo lançamento gerado, que é o lançamento a ser excluído, se desejado reabrir a unificação:
Se no momento de desfazer a unificação, não tiver mais o relatório e não identificar o número do novo lançamento criado e quais outros fizeram parte da unificação, é possível obter este mesmo relatório novamente, através do menu Finanças > Gestão Financeira > Relatórios > Operacionais > Conferências > Listagem de Lanctos Unificados.
Para realizar a exclusão / desfazer uma unificação, é preciso excluir o(s) novo(s) lançamento(s) Pagar/Aberto, cujo Tipo Documento está como Aglutinado. Se a unificação fosse de contas a Receber, o lançamento a ser excluído seria o Receber/Aberto:
Observe os detalhes do novo Pagar/Aberto. Se for uma operação de contas a receber, será o Receber/Aberto:
Para realizar a exclusão / desfazer a operação realizada, abrir este lançamento novo e entrar em modo de Modificar através do comando Ctrl+M:
Após usar o comando F3 ou clicar na lixeira, para excluir / desfazer o processo todo da unificação:
Escolha se deseja zerar ou não os números das faturas nos lançamentos originais da unificação:
Pronto, foi desfeita a unificação e os lançamentos voltaram a seu modo / status original de Pagar/Aberto (Ou Receber/Aberto se fosse uma operação de contas a receber):