Registro P100 e P150 da ECF- Escrituração Contábil Fiscal
FAQ_CIGAM > FAQ_Contábil > Contábil > Registro P100 e P150 da ECF- Escrituração Contábil Fiscal
Índice
Palavras-Chave
P100. P150. Balanço Patrimonial. Demonstração do resultado. DRE na ECF. Balanço Patrimonial na ECF. Registros do Lucro Presumido.
Registro P100
O registro P100 se refere às informações do Balanço Patrimonial, registro exclusivo para as empresas optantes pelo Lucro Presumido.
Esse registro é alimentado na ECF pela recuperação da ECD. Ao recuperar a ECD, ocorre a criação do registro C040, que registra informações das ECDs recuperadas. A partir deste registro, são gerados os demais, como o C050, que contém informações do plano de contas, e o C051, que trata das contas contábeis referenciais. Com base nessas informações, o PVA cria o Balanço Patrimonial (P100).
Ao importar o arquivo da ECF no PVA para validação, esse registro não será criado de forma automática pela rotina ECF, mas sim após a recuperação da ECD - Escrituração Contábil Digital. A rotina da ECF no Cigam não cria esse registro ele é obrigatoriamente alimentado pela ECD ao ser recuperado, conforme exigido pelo manual da ECF.
Registro P150
O registro P150 se refere às informações da Demonstração do resultado (DRE), registro exclusivo para as empresas optantes pelo Lucro Presumido.
Assim como o registro P100, o registro P150 também é alimentado pela recuperação da ECD - Escrituração Contábil Digital e não é gerado pela rotina da ECF. No entanto, o registro P150 contém as informações do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), apresentando o resultado do período.
Portanto, qualquer divergência de valores nesses registros deve ser analisada verificando os saldos enviados na ECD e o referenciamento das contas contábeis em comparação com as contas referenciais.
Passos a serem seguidos