Plano de Manutenção
FAQ_CIGAM > FAQ_Finanças > Gestão Financeira > Plano de Manutenção
Rotina utilizada para gerar os lançamentos financeiros de controle das notas de Contrato de Manutenção. Ao gerar estas notas via integração com o GDS, o tipo de operação não deverá estar parametrizado para gerar financeiro:
Objetivo:
Quando é levado um veículo para concessionária e este está na garantia, a concessionaria repõe as peças e gera uma nota não faturada em nome do cliente.
A rotina Plano de Manutenção lê notas de um determinado grupo de Tipos de Operações (se na tela estiver selecionada a opção “Padrão” no campo ‘Tipo de Operação’, será utilizada a informação da configuração FA - DU - 852 - Grupo de faturamento para o Plano de manutenção. Se tiver selecionada a opção “Comercial”, será utilizada a informação da configuração 1561). Essas notas são do tipo "Não Faturada", pois são notas de garantia.
Para cada nota é gerado um Lançamento Financeiro à receber do valor das peças, sendo que o Lançamento é gerado com mesmo número de nota, porém, a empresa (conforme configuração FA - DU - 851 - Empresa padrão para o Plano de manutenção) é a fábrica na qual irá repassar o valor das peças.
O Lançamento é avulso, não está diretamente ligado a Nota Fiscal, mas ao gerar o Lançamento, o campo Gerou Lançamento da Nota Fiscal é selecionado. Assim, ao executar a rotina novamente as Notas Fiscais com esta opção selecionada serão desconsideradas.
Configurações envolvidas:
FA - DU - 851 - Empresa padrão para o Plano de manutenção
FA - DU - 852 - Grupo de faturamento para o Plano de manutenção
FA - DU - 1561 - Grupo de Faturamento para Plano Manut. - Garantia Comercial
FA - EX - 894 - Permitir gerar Cupom Fiscal para pedido de garantia e plano
Os Lançamentos Financeiros gerados deverão ter:
- A Unidade de Negócio, Série, Nota e Data do Lançamento serão iguais aos respectivos campos da Nota Fiscal.
- A empresa do Lançamento é igual a empresa informada na tela da rotina.
- O tipo do lançamento deverá ser 'R' ou 'c'.
- Lançamentos gerados a partir desta rotina não devem ficar Bloqueados para Faturamento, independente do status da Nota Fiscal e devem ser listados corretamente na rotina de Pagamentos e Recebimentos.