O botão Liquidar do lançamento financeiro está desabilitado. O que pode estar ocorrendo?

De CIGAM WIKI

FAQ_CIGAM > FAQ_Finanças > Gestão Financeira > O botão Liquidar do lançamento financeiro está desabilitado. O que pode estar ocorrendo?

Possíveis causas:

  • Revise o direito IMPEDIR LIQUIDAR, chave IMPEDLIQ. Desejando que o usuário tenha permissão para liquidar, ele não poderá ter este direito.

  • Se tratando de um lançamento do tipo "Pagar", revise o campo Pagamento que fica na guia "Complemento", pois pode estar Bloqueado. Neste caso, precisa liberar autorizar o pagamento primeiro.

  • Revise se o campo "Previsão" da guia "Geral" está desmarcado, pois não é possível liquidar previsões financeiras.

  • Revise se o lançamento está "Bloqueado NFe", pois não é possível liquidar lançamentos bloqueados. Deve-se primeiro desbloquear os lançamentos.

  • Se tratando de um lançamento "Bloqueado NFe", cuja nota fiscal está confirmada, para liberar o lançamento consulte a FAQ Lançamento Bloqueado NFe. Como desbloquear?.

  • Se tratando de um lançamento "Bloqueado NFe", cuja nota fiscal não está confirmada, mas é uma série eletrônica e possui a configuração GF - GE - 2529 - Bloquear lançamentos financeiros de NFe/NFSe não confirmada marcada, confirme a nota fiscal para que o financeiro seja desbloqueado.

Dica:

  • Quanto ao direito IMPEDIR LIQUIDAR, revise os direitos do usuário e dos grupos que ele está vinculado. É possível que o direito não esteja no usuário e sim em um grupo que ele faz parte. Na dúvida, quando estiver na tela do lançamento, abra o Depurador através do Acesso Rápido (F11 do teclado) e veja se o direito está passando VERDADEIRO ou FALSO. Se VERDADEIRO, é porque o usuário tem o direito. Se FALSO é porque o usuário não tem o direito:

Na tela do lançamento, abra o Acesso Rápido através do F11 do teclado e escolha "Depurador":


Direitoimpedir1.png


Na guia "Direitos", procure na coluna "Nome" o direito "d_IMPEDIR_LIQUIDAR":


Direitoimpedir2.png


Neste exemplo está passando FALSO, indicando que o usuário não tem o direito IMPEDIR LIQUIDAR.