MRP - Material alternativo
FAQ_CIGAM > FAQ_Manufatura > Planejamento de Materiais > MRP - Material alternativo
Configurações envolvidas
- PP - GE - 1707 - Utilizar materiais alternativos no MRP
- PP - GE - 1820 - Sugerir uso de alternativo com qtde parcial
Considerando demanda de 5:
Configuração 1707 e 1820 marcadas
Insumo oficial parcial (2) e alternativo completando (3): - informa na observação da OP o alternativo para complementar a demanda
Insumo oficial parcial (2) e alternativo parcial (2): - gera necessidade no MRP para suprir 3 unidades da demanda original
Insumo oficial parcial (2) e alternativo sobrando (10): - substitui completamente a demanda original pela demanda alterativa
Insumo oficial 0(0) e alternativo parcial (4): - gera necessidade no MRP para suprir demanda original total
Considerando demanda de 5:
Configuração 1707 marcada e 1820 desmarcada
Insumo original (0) alternativo completando (5) - sistema está criando a demanda do alternativo com a quantidade de 5 porem está classificando esta demanda como parcial. Desta forma está mandando comprar 5 do original.
Insumo original (0) alternativo sobrando (6) - Está considerando o alternativo como total. Ao liberar a ordem o sistema já faz a substituição da demanda
Insumo original (0) alternativo parcial (4) - A demanda do alternativo não é criada. Sistema sugere a compra do original
Exemplo do processo
Veremos um exemplo de uso do alternativo no MRP. Este nosso material abaixo possui um alternativo cadastrado, este nosso material principal consta em uma engenharia como demanda.
Neste exemplo, onde iremos executar a rotina do MRP, nosso material principal possui estoque de apenas 1,000. sendo que na engenharia a quantidade necessária seria 5,000.
Já nosso material alternativo possui estoque de 100,000 e portanto poderia ser usado na produção no lugar do principal.
Neste exemplo temos um pedido para nosso produto pai que contém o material principal em sua engenharia. Como este nosso produto pai não possui estoque, o MRP irá sugerir que ele seja produzido.
Vemos então que o MRP sugeriu a produção, pois através da rotina "Liberar Ordens" consta essa OPP. Porém, se olhamos na disponibilidade dos seus insumos, o sistema não sugeriu nenhuma compra para o material principal que ficou com disponibilidade negativa.
Mas quando consultamos a disponibilidade do material alternativo já conseguimos ver que ele possui uma demanda planejada justamente para suprir a quantidade desta OPP sugerida pelo MRP, ou seja, ele seria usado no lugar do material principal.
Então, neste exemplo, nós liberamos a ordem de produção.
Quando conferimos a Ordem de Produção, vamos encontrar como demanda o material alternativo em vez do material principal, justamente porque ele possui estoque para suprir esta produção.
Importante: os materiais que utilizamos precisam ter alguma movimentação, pois o registro na tabela 134-ESTOQUE precisa existir. Ela é usada assim como na posição de estoque como base para filtrar quais registros serão calculados, nela há vínculo entre especificações, lotes, centros de armazenagem com os materiais.
Recursividade de alternativos
Quando temos a configuração PP - GE - 1707 - Utilizar materiais alternativos no MRP marcada o sistema ativa uma proteção para recursividade de alternativos.
Então não podemos informar o material "A" como alternativo do material "B" caso o material "B" já esteja cadastrado como alternativo do material "A". Ou seja, o sentido deve ser apenas em uma direção, não podendo fechar um "ciclo" entre os materiais alternativos pois isto causaria problemas no momento do processamento do MRP.
Esta avaliação é feita independente de quantos "níveis" os alternativos possuam.