MP MPS
Objetivo e Funcionamento
O Módulo de Planejamento Mestre da Produção (MPS) está interligado com os demais Módulos do ERP CIGAM (Planejamento de Vendas, Materiais, Engenharia, Pedidos, MRP...).
Segundo Corrêa (2007 – Planejamento, Programação e Controle da Produção), o “Plano Mestre é um plano operacional, parte de um plano mais amplo e abrangente, que é o plano de vendas. Assim como qualquer outro, o plano mestre de produção deve ser integrado com os planos de outras funções dentro da organização. Deve ser interligado com vendas, marketing, engenharia, finanças e manufatura.”.
“Programa-mestre é uma declaração de quantidades planejadas que dirigem os sistemas de gestão detalhada de materiais e capacidade, e essa declaração é baseada nas expectativas que temos da demanda (da visão de demanda, presente e futura que temos) e dos próprios recursos com os quais a empresa conta hoje e vai contar no futuro.”.
“A principal função do MPS é coordenar ou, em outras palavras, balancear suprimentos e demanda dos produtos acabados, período a período. Faz isso definindo programas detalhados de produção de produtos acabados, de forma a suportar os planos agregados desenvolvidos na etapa de Planejamento de Vendas.”.
Os itens a serem avaliados pelo MPS serão provenientes de um Plano de Vendas e/ou informados de forma manual, sendo que os mesmos deverão ser cadastrados de forma desagregada. Embora, o Plano de Vendas trabalhe com os itens na forma agregada, caberá ao mesmo informar quais itens (desagregados) compõe a agregação. De pose dos itens desagregados o sistema irá gerar ordens de produção firmes, quando o período estiver dentro do time fence do item, e ordens de produção planejadas, quando o período de planejamento estiver fora do time fence. Para gerar as ordens, o sistema irá considerar os Parâmetros de Planejamento informados no cadastro de materiais (Qtde Máxima por Ordem, Lead Time, Time Fence, Estoque de Segurança, Lote Mínimo e Lote Múltiplo) Essas ordens são “visualizadas” pelo MRP, permitindo ao mesmo calcular a necessidade de materiais para as ordens oriundas do MPS.
O MPS irá buscar as informações dos pedidos já efetivados para os períodos em avaliação, a fim de poder controlar a carteira de pedidos, abatendo da previsão de vendas prospectada para os períodos. Além de calcular a necessidade de produção de materiais que atendam a demanda projetada, também será possível nivelar essa necessidade, bem como, balancear a capacidade produtiva (não disponível na versão Beta), através do cálculo do RCCP. O planejador irá gerenciar o MPS através das mensagens geradas a cada “rodada” (sincronização) do sistema, podendo assim interferir de forma direta no que o sistema planejou ou na forma como ele deverá planejar.