LF Classificações Fiscais

De CIGAM WIKI

Fiscal > Escrita Fiscal > Parâmetros > Classificações Fiscais

Classificações Fiscais

Nesta tela são cadastradas as NCMs (nomenclatura comum do MERCOSUL) dos materiais. Deverá ser cadastrada a regra fiscal para cada código fiscal de acordo com a tabela do governo.

Classificação Fiscal

Campos

Descrição dos Campos

NCM Classif.Fiscal): informe o código do NCM. Pode-se utilizar o recurso de zoom(F5) para busca deste campo/filtro.

Exceção NCM: quando informado este campo, o mesmo será gravado no movimento do item da Nota Fiscal e ao enviá-la ao Sefaz, será preenchida a tag EXTIPI.

Para impressão deste campo no DANFE será utilizada a variável <i_ncm_8_servico>, seguindo a seguinte regra:
Se o Tipo Nota for Transferência e a CFOP do movimento estiver entre os valores 5601 - 5649 ou 6601 - 6649 ou a Espécie de Estoque da Nota for de Entrada e ainda se buscou numeração da série e o CFOP do movimento estiver entre os valores 1601-1649 ou 2601 - 2649 imprimirá o valor '00'.
Caso a incidência de ISS = 'S', imprimirá '00'.
Para as demais situações imprimirá a NCM do item da nota fiscal (movimento de estoque) e, caso o campo da Exceção de NCM for diferente de branco, imprimirá o campo exceção concatenado.

Grupo Impostos/Contribuições

PIS: informe o percentual que deve ser majorado no PIS para nota fiscal de importação.

Majoração COFINS: informe o percentual deve ser majorado no COFINS para nota fiscal de importação.

Tratar cálculo de ICMS ST conforme Decreto 4540/04 de MT: quando esta opção estiver desmarcada, o sistema calculará o valor da Substituição Tributária considerando apenas o percentual de 41,17% da base de ST e descontando deste valor o percentual de 41,17% do valor do ICMS.

Importante: é necessário que no Tipo de Operação a opção 'TO - 94 - Tratar cálculo de ICMS ST conforme Decreto 4540/04 de MT' da guia ST do botão ‘Configurações’ esteja selecionada.

Tratar cálculo de crédito presumido a partir do valor de ICMS: quando selecionada irá calcular o valor do ICMS presumido a partir do ‘Valor ICMS’ senão estiver selecionada, irá calcular o valor do ICMS presumido a partir da ‘Base do ICMS’.

PIS/COFINS Monofásico: marque esta opção quando a NCM pertence a tabela dos produtos com incidência monofásica. Estando esta opção marcada, em Notas Fiscais de Entrada, o percentual e valor de PIS/COFINS ficarão como não destacados.

ST PIS/COFINS conforme Art.43 da MP nº 2.158-31/2001: informar a NCM que se enquadra no ART. 43 para Substituição Tributária de PIS e COFINS para motocicletas e máquinas agrícolas na EFD – Contribuições.

ST PIS/COFINS conforme Art.37 do decreto nº 4.524 de 2002: o Art. 37 para operações de revenda de bens por parte dos contribuintes substituídos (ex: comércio varejista de cigarros). Quando selecionada e a CST de PIS e COFINS for 05, será zerado o valor da Base de cálculo e valor do PIS e COFINS no movimento da nota fiscal.

Validade CPRB: informe a data de vigência do início e fim da escrituração para o bloco P da rotina EFD Contribuições.

Código Atividade CPRB: informe o código indicador correspondente a atividade sujeita a incidência da Contribuição Previdenciária sobre receita bruta, para o bloco P da rotina EFD Contribuições.

Percentual CPRB: informe o percentual da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta para o Bloco ‘P’ da rotina EFD Contribuições.

Alíquota Nacional: este percentual de alíquota será necessário para enviar as Notas Fiscais de Consumidor à SEFAZ, quando os materiais estiverem com o campo ‘Origem Mercadoria’ igual a ‘0’, ‘3’, ’4’ e ‘5’. Este percentual será usado para calcular o Valor aproximado dos tributos, utilizando o percentual % sobre o ‘Total do Item’ e será apresentado no XML de envio na tag <vTotTrib>.

Alíquota Importação: este percentual de alíquota será necessário para enviar as Notas Fiscais de Consumidor à SEFAZ, quando os materiais com o campo ‘Origem Mercadoria’ igual a ‘1’, ‘2’, ’6’ e ‘7’. Este percentual será usado para calcular o Valor aproximado dos tributos, utilizando o percentual % sobre o ‘Total do Item’ e será apresentado no XML de envio na tag <vTotTrib>.

Categorias

Replicar Regras

Este botão irá replicar as regras fiscais de uma Classificação Fiscal para outra. Quando selecionado este botão será apresentada uma tela com duas opções

Replicar Regras Fiscais

1 - Códigos Fiscais de mesma NCM: o sistema buscará todas as classificações fiscais com a mesma NCM e apresentará uma tabela para que sejam selecionadas as que devem ser atualizadas.

Voltar ao início

Ao confirmar esta opção será apresentada a seguinte pergunta:

CIGAM

E será apresentada uma tela com todos os códigos fiscais que possuem a mesma NCM:
<<<<Inserir imagem ayualizada>>>>>>

Quando executada a rotina o sistema atualizará todos os códigos fiscais selecionados que possuam os campos chaves iguais e/ou criará as regras fiscais, caso não existam.
<<<inserir imagem atualizada>>>>

Replicar Regras Fiscais

2 - Qualquer Código Fiscal: o sistema apresentará uma tabela em branco, onde o usuário deverá informar os códigos fiscais que deseja atualizar.

Qualquer Código Fiscal

Quando executada a rotina o sistema atualizará todos os códigos fiscais selecionados que possuam os campos chaves iguais e/ou criará as regras fiscais, caso não existam.

Regras Fiscais

Utilize esta tela para cadastrar todas as tributações referentes à classificação fiscal. Caso tenha alguma dúvida em relação aos dados a serem informados, consulte o responsável pela escrita fiscal de sua empresa. O sistema priorizará estas informações para gerar os relatórios fiscais.
O filtro por Divisão de empresa ficará visível quando a configuração FA - GE - 2545 - Considerar a variação da regra fiscal por for igual a 'Divisão da Empresa'.

Regra Fiscal Tela
Guia Entradas

Valor PIS Fixo: valor válido somente para entrada. Quando estiver zerado, o ‘Valor PIS Fixo’ do grupo ‘Saídas’ irá valer tanto para Entrada quanto para Saída.

Valor COFINS Fixo: valor válido somente para entrada. Quando estiver zerado, o ‘Valor COFINS Fixo’ do grupo ‘Saídas’ irá valer tanto para Entrada quanto para Saída.

Observação: Para buscar as informações dos campos "Valor PIS Fixo" e "Valor COFINS Fixo" da Regra Fiscal, consulte o tópico "Como gerar as informações de PIS e COFINS para Contribuintes que utilizam o valor fixo por litro?" do manual LF - Como Fazer - SPED Fiscal.

Guia Saídas

Valor PIS Fixo: valor válido somente para Saída. Quando o ‘Valor PIS Fixo’ do grupo ‘Entradas’ estiver zerado, irá valer tanto para Entrada quanto para Saída.

Valor COFINS Fixo: valor válido somente para Saída. Quando o ‘Valor COFINS Fixo’ do grupo ‘Entradas’ estiver zerado, irá valer tanto para Entrada quanto para Saída.

%estorno ICMS: informar para calcular os impostos da Base de ICMS e o Valor de Estorno de ICMS do Item. Somente será calculado este valor quando o % Estorno de ICMS for buscado através da Regra Fiscal para o item. O valor de Base é buscado através do valor de ICMS do último Movimento de entrada para aquele material, sendo este valor proporcional à quantidade.

Classificações Fiscais Filhas

A opção fica habilitada quando a Classificação Fiscal é pai, opção “classificação Fiscal Pai’ marcada, conforme imagem:

Classificação Fiscal

Ao abrir a tela de cadastro, clicar F4 para inserir nova classificação Fiscal filha.
As classificações Filhas informadas utilizarão a(s) mesma(s) regra(s) Fiscais que está cadastrada na classificação Pai.

Classificações Fiscais Filhas

Para identificar que a classificação Fiscal é filha, será informado qual é a Classificação Fiscal pai e a opção do menu lateral “Classificação Fiscal Filha” ficará desabilitado.

Voltar ao início

Classificação Fiscal

Somente será possível modificar Regra Fiscal na classificação Fiscal Pai.

Voltar ao início