Introducao C7 Custo Estrutural

De CIGAM WIKI

Controladoria > Custo Estrutural > Custo Estrutural

Objetivo e funcionamento

O módulo Custo Estrutural tem como finalidade segregar as despesas vindas da contabilidade em fixas e variáveis, alocando-as, para todos os centros de custo produtivos (diretos) da empresa, possibilitando assim um cálculo de valor hora para o processo produtivo.

Através da utilização de algumas de suas rotinas, o módulo Custo Estrutural faz o rateio das despesas que foram alocadas nos centros de custos de apoio (indiretos) para os centros de custos produtivos (diretos). Esta distribuição é feita através de critérios de rateios pré-definidos, gerando como resultado o valor hora do processo pela metodologia integral/absorção.

Além do valor hora dos centros produtivos (diretos), o módulo permite a visualização e monitoramento das despesas através do Mapa de Localização de Custos (MLC) ou Mapa de Distribuição de Custos. Estes relatórios possibilitam visualização completa da distribuição dos custos pelas contas contábeis e gerenciais da empresa.

Módulo que possibilita a apuração dos custos operacionais, bem como o direcionamento destes com o Mapa de Localização de Custos (MLC). Integrando dados da contabilidade e dos volumes de produção (OPs) apura as taxas hora realizadas, disponibilizando para o processo de valorização dos itens industrializados. Segrega os custos em rubricas gerenciais, como: Mão de Obra Direta, Mão de Obra Indireta, Gastos Gerais de Fabricação, entre outras, posteriormente destacadas na composição dos custos dos produtos vendidos. Adicionalmente, implementa as parametrizações para conciliação entre contabilidade e estoque, identificando em painéis, contas e operações divergentes facilitando o rastreamento das ocorrências.


Procedimentos para implantação

Pré requisitos


Antes de iniciar o uso propriamente dito do módulo Custo Estrutural tenha em mente a necessidade do módulo Contábil implementado e utilizando Contas Gerencias consistentes para o perfeito funcionamento deste módulo. Através da rotina Integra Contábil, ele traz os dados de custos e despesas, então faz o Mapa de Custos e Despesas direcionando os custos que são indiretos para os diretos, os rateios.


O módulo em questão é: Contábil, plano de contas gerenciais, classificação dos materiais conforme Conta.


Pré requisitos para Custeio Integrado


Para a utilização do módulo Custo Estrutural com a finalidade de Custeio Integrado, tenha em mente a necessidade do módulo Contábil e Estoque implementado.


  • Contabilidade: Aberta por Centro de Custo, classificação dos materiais conforme conta contábil, classificação dos tipos de operação para fins de conciliação, homologação e uso das contas gerenciais adequadamente. Contabilização da Folha pelas Gerenciais e Contabilização do Patrimônio pelas Gerenciais.


  • Estoque: Requisições materiais de consumo por gerenciais, Compras - tratamento do frete com conta transitória para apropriação, MO de Beneficiamento com vínculo obrigatório de OP e contabilização em conta de MO específica. Revisão das engenharias – Tempos de Processos x Área (alinhar com C.Custos Diretos).


Os módulos em questão são: Gestão de Materiais e Contabilidade