GF - Como Fazer - Prestação de Contas Viagens
Índice
- 1 Prestação de Contas
- 1.1 Como parametrizar antes de utilizar a Prestação de Contas?
- 1.2 Como criar uma Prestação de Contas?
- 1.3 Como acrescentar novas despesas a Prestação de Contas?
- 1.4 Como Prestar Contas de Solicitações aprovadas, mas com o financeiro como previsão?
- 1.5 Como Prestar Contas de Solicitações aprovadas, mas sem financeiro?
- 1.6 Como Prestar Contas de despesas referentes a pagamentos que não foram feitos ao viajante?
- 1.7 Como fazer prestação de contas com diferentes rateios por itens de despesa?
- 1.8 Quais os parâmetros necessários para a Prestação de Contas?
- 1.9 Como criar as Solicitações de viagens antes de realizar a Prestação de Compras?
- 1.10 Como cadastrar a prestação de contas?
- 1.11 Como efetivar a prestação de contas?
Prestação de Contas
A prestação de Contas tem por objetivo, justificar os gastos de determinadas despesas utilizadas no decorrer da viagem.
Podendo ou não ser aceita pelo seu responsável.
Como parametrizar antes de utilizar a Prestação de Contas?
Autorizações de Viagens
Inicialmente devemos ter a seguinte Parametrização:
Autorização Padrão: deve constar as autorizações dos usuários a utilizarem a prestação de contas.
Exemplo:
Para prestação de Contas os tipos de autorizações a serem utilizados são: Validar, Conferir + Validar e Todos.
Como criar uma Prestação de Contas?
Menu Finanças > Gestão de Viagens > Movimentos > Prestação de Contas.
Para criar uma prestação de contas é necessário que existam solicitações aprovadas, podem ou ter despesas, como podem ou não ter financeiro, o importante é que independentemente de existir despesas ou não ela deve estar aprovada, para por ocorrer a prestação de contas.
Na tela da prestação basta informar a solicitação e clicar no primeiro browser, nesse momento é criado um Código automático para a prestação de contas, e caso existam despesas na Solicitação as mesmas são trazidas automaticamente.
Após a criação da Prestação de contas é possível o viajante justificar os gastos das despesas no segundo browser da tela, clicando em cima de uma despesa por exemplo Adiantamento, e informando os gastos referentes aquele valor de adiantamento, e assim com cada despesa.
Ao prestar contas de uma determinada despesas com valores quebrados, discriminado por N despesas, os valores quando aceitos são somados e indicados na coluna “Valor Realizado” do primeiro browser, assim abatendo valor do Lançamento vinculado a despesa.
Quando o valor realizado for maior que o valor previsto e a despesa ao qual foi prestado contas tenha gerado um Lançamento de Saída/vale ou Saída/Liquidado, automaticamente ao aceitar toda a prestação de contas será criado um novo lançamento de saída com o valor excedente.
Quando o valor realizado for menor do que o previsto e a despesa que foi prestado contas tenha gerado um Lançamento de Saída/vale ou Saída/Liquidado, automaticamente ao aceitar a prestação de contas será criado um Lançamento de Entrada/Liquidado, sinalizando a devolução do Valor Realizado.
Quando o valor previsto corresponde N lançamentos Pagar/Aberto e o valor realizado acaba sendo menor, os Lançamentos são mantidos, mas criado automaticamente um lançamento a Receber com data da última parcela.
O botão “Financeiro” da prestação de contas serve para visualização do Financeiro correspondente ao adiantamento excedentes e devoluções, podendo visualizar a distribuição das despesas.
O botão “Parâmetros” da prestação de contas serve para parametrizar qual será o portador a ser gravado nos lançamentos excedentes e lançamentos de liquidação e devolução gerados automaticamente pela prestação de contas.
Somente poderão conferir os usuários previamente cadastrados no cadastro de Aprovações. Ao clicar no botão “Conferir” o sistema abre a tela de controles para informar o controle que a solicitação passará a ter. Ao clicar no botão todas as despesas estarão com checkbox conferir marcado.
Somente poderão aprovar os usuários previamente cadastrados no cadastro de Aprovações. Ao clicar no botão “Aceitar” o sistema abre a tela de controles para informar o controle que a solicitação passará a ter. Ao clicar no botão todas as despesas estarão com checkbox Aceito marcado, caso não exista Ordem de compra a ser efetivada a solicitação será encerrada, caso existir é encerrada a Prestação de Contas, porém a Solicitação se mantém em aberto.
O botão “Não aceito” pedirá um controle para a solicitação e cancelará a prestação de contas.
Como acrescentar novas despesas a Prestação de Contas?
Para acrescentar uma nova despesa na Prestação de Contas, a qual não existe na solicitação e preciso somente que essa despesa exista no cadastro de Despesas, assim pode ser incluída na prestação de contas, mas sem vínculo a solicitação.
Essa despesas criadas somente terá valores em seu realizado necessitando assim o viajante prestar contas dela.
A despesa criada também é sujeita a aceite, como qualquer outra, sofrendo o mesmo processo.
Essa despesa será apresentada na tela do Previsto X Realizado, indicado que essa foi criada para atender o realizado.
Como Prestar Contas de Solicitações aprovadas, mas com o financeiro como previsão?
É possível prestar contas de solicitações aprovadas cujo o financeiro ainda conste como previsão, a diferença entre esse processo é que será recriado os lançamentos com os valores do realizado e esses ficaram em aberto, ao aceitar a prestação de contas.
Assim não criará lançamentos equivalente a valores excedentes ou a valores de devolução, criará novos lançamentos com o valor realizado e esses necessitaram de liquidação, ou seja, eles serão do tipo pagar/aberto, tendo a necessidade de ser liquidado no cadastro de lançamentos.
Como Prestar Contas de Solicitações aprovadas, mas sem financeiro?
É possível lançar as despesas normalmente, porém ao prestar contas ela ser aceita, serão gerados lançamentos financeiros com o valor aceito para cada despesa, porém todos com a denominação de excedente.
Como Prestar Contas de despesas referentes a pagamentos que não foram feitos ao viajante?
Nesse caso o viajante poderá informar o tipo de despesa e o valor impresso no seu comprovante, sendo de passagem, hospedagem, transporte, outros...
Mas caso o valor gasto seja maior ou menor, não será afetada as parcelas pagas ou a serem pagas as empresas responsáveis, caso essa seja vinculada a uma Ordem de Compra.
Não será possível o viajante prestar contas a despesas vinculadas a cartões de crédito, não permitindo assim o viajante incluir informações de gastos feitos com despesas pagas no cartão de crédito.
Como fazer prestação de contas com diferentes rateios por itens de despesa?
Ao realizar a prestação de contas, os lançamentos são gerados a partir das contas presentes na solicitação de viagem. No caso de necessidade de um maior controle junto a prestação, é possível que ao informar os itens de despesa do tipo adiantamento, seja identificado as contas e percentuais para a realização do rateio.
Também é possível junto da aceitação da prestação de contas que os registros de adiantamentos sejam aglutinados, em um único lançamento, para isso, é indicado a execução dos passos a seguir.
Quais os parâmetros necessários para a Prestação de Contas?
Configurações
Para a utilização deste processo é imprescindível que a configuração CV - GE - 2708 - Aglutinar despesas na prestação de contas esteja marcada:
Item de Despesa com Modelo de Faturamento
Como os lançamentos financeiros são gerados de forma diferenciada por item de despesa informado na prestação de contas, é necessário que seja informado um modelo de faturamento junto de cada item em seu cadastro.
Como criar as Solicitações de viagens antes de realizar a Prestação de Compras?
A criação e parametrização das solicitações de viagens pode ser consultada a partir do manual GF - Como Fazer - Solicitação de Viagens.
É importante ressaltar que independente do método adotado como parâmetro da solicitação, é necessário que a mesma considere as despesas de adiantamento. Após o cadastro é esperado que a solicitação seja aprovada e tenha seus registros financeiros gerados.
Com a solicitação de viagem criada, aprovada e já possuindo os registros financeiros, é importante gerar os pagamentos de despesas.
Importante: Caso o pagamento seja efetuado via remessa bancária é indicado que o pagamento da despesa seja realizado com o tipo Pagar e situação Aberto. E só após seja alterado para Saída - Vale/adiantamento.
Como cadastrar a prestação de contas?
Após gerar os pagamentos da solicitação de viagem, é possível realizar a prestação de contas. Ao indicar os itens de despesa, torna-se obrigatório indicar itens parametrizados com modelo de faturamento.
Tendo os registros de itens de despesa, é possível indicar o rateio gerencial que deverá ser aplicado sobre os lançamentos desta prestação de contas. O rateio pode ser indicado a partir do botão <gerencial>.
Ao abrir a interface, é possível identificar os campos disponíveis para indicar os registros. É necessário indicar a conta contábil e conta gerencial respectiva do rateio, e também o percentual indicado, sendo que a soma dos registros deve ser de igual a 100%.
Cabe ressaltar que o campo ‘conta contábil’ é pré carregado a partir do ‘contabil sugestão’, presente na conta financeira vinculada ao item de despesa posicionado. Já a conta gerencial, é pré-carregada a partir da gerencial informada na capa da solicitação de viagem.
Como efetivar a prestação de contas?
Após o registro, é possível realizar a efetivação da prestação de contas por um usuário com os devidos direitos. A efetivação dos pagamentos, é realizada com a aceitação da prestação de contas a partir do botão ‘aceitar’.
IMPORTANTE: No caso de um mesmo item de despesa constar informado em datas distintas na prestação de contas, após a efetivação, os registros de mesmo item serão aglutinados em um único lançamento para cada item de despesa. Podendo gerar lançamentos distintos, no caso de informar itens distintos.
Ao aceitar a prestação será avaliado se todos os registros de itens de despesa informados, possuem rateio gerencial informado. E caso possuam, será habilitado a tela para indicar o controle de encerramento da solicitação de viagem.
Ao confirmar, será avaliado se existem itens de despesa distintos, caso confirmado, será exibido a rotina de unificação de lançamentos, possibilitando ao usuário optar pela unificação dos lançamentos.
Maiores informações acerca da rotina de unificação de títulos, consulte o manual Unificar Contas a Pagar.
Em seguida, e possível consultar o lançamento unificado através do menu Finanças > Gestão Financeira > Movimentos > Lançamentos.