FA Regra Pr. Programado

De CIGAM WIKI

Comercial > Faturamento/Pedido > Parâmetros > Regra Pr. Programado

A reserva de materiais em outras unidades ou de ordens de compra, implica em calcular um prazo programado de acordo com a unidade que teve disponibilidade e ainda conforme a data da ordem que foi utilizada para suprir a reserva. Dessa forma é necessário cadastrar uma regra para que o prazo programado do item do pedido seja calculado.

Faturamento Parâmetros 25

Abaixo um exemplo de cadastro de regra:

Faturamento Parâmetros 26
Faturamento Parâmetros 27

A regra que está selecionada nos diz o seguinte:
Para um pedido incluído na unidade de negócio 10 CDC-PR (Un.Neg.Origem) que tenha (pedido confirmado – troca de controles) até as 12:00, onde a reserva foi suprida pelo Estoque da própria unidade de negocio (campo “Unidade de Negocio de Estoque”), e o pedido foi confirmado entre a segunda e a sexta feira, o prazo programado será a data atual + 0 dias.

Para a regra de ordem 2 (para a mesma unidade de negócio de Estoque):

Faturamento Parâmetros 28
Faturamento Parâmetros 29

Única coisa que muda é o horário de confirmação do pedido, que é após as 12:00 ( Hora >). Observe que será adicionado 1 dia a data atual do sistema ( Campo Dias a incrementar).

Abaixo algumas exemplificações de regras possíveis:

Na inclusão do item do pedido, sistema deve avaliar a disponibilidade de estoque primeiramente na unidade de negócio do Pedido em questão, havendo quantidade disponível, deve sugerir como ‘Prazo Programado’ uma data com a seguinte regra:

• Pedido Liberado/Aprovado até as 12:00 h: Prazo Programado = data atual

Faturamento Parâmetros 30
Faturamento Parâmetros 31



• Pedido Liberado/Aprovado após as 12:00 h: Prazo Programado = data atual + 1 dia útil

Faturamento Parâmetros 32
Faturamento Parâmetros 33

• Pedido Liberado/Aprovado na sexta-feira após as 12:00h: Prazo Programado = primeiro dia útil subsequente.
Se enquadra no critério acima, pois não existe diferença entre o tempo adicionado entre os dois casos.

Outro exemplo:

Na inclusão do item do pedido, sistema deve avaliar a disponibilidade de estoque primeiramente na unidade de negocio do Pedido em questão, não havendo quantidade disponível, deve avaliar a disponibilidade das outras unidades. Caso haja quantidade disponível na outra unidade, ou se a soma das disponibilidades (un 1 + un 2) atender a demanda deve sugerir como ‘Prazo Programado’ uma data com a seguinte regra:

• Pedido Liberado/Aprovado até as 12:00 h: Prazo Programado = data atual + 1

Faturamento Parâmetros 34
Faturamento Parâmetros 35



• Pedido Liberado/Aprovado após as 12:00 h: Prazo Programado = data atual + 2

Faturamento Parâmetros 36
Faturamento Parâmetros 37



Outro Exemplo:

Na inclusão do item do pedido, a disponibilidade nas duas unidades, ou somatório desta, não atendem a demanda do item, mas existem Ordens de Compra (deve considerar Ordens de compra LIBERADA das duas unidades,) que suas quantidades somadas à disponibilidade atendem essa demanda, sugerir como ‘Prazo Programado’ uma data com a seguinte regra:

• Quando a OC que atenderá a demanda for da mesma UN do pedido, observando o ‘Prazo Programado’ do item da OC. Prazo Programado Item Pedido = Prazo Programado Item OC.

Faturamento Parâmetros 38
Faturamento Parâmetros 39



• Quando a OC que atenderá a demanda for de uma UN diferente do pedido. Prazo Programado Item do Pedido = Prazo Programado Item OC + 2 dias úteis.

Faturamento Parâmetros 40
Faturamento Parâmetros 41



• Quando for necessário somar para utilizar duas ordens de compra (uma de cada Unidade de Negócio), será realizado da seguinte forma : Prazo Programado Item Pedido = Maior Prazo Programado Item Ordem de Compra, caso este prazo seja da Ordem de Compra de uma unidade de negócio diferente do Pedido acrescentar mais 2 dia úteis.

• Em caso de somatório de estoques ou de ordens, sempre será processado em ordem de prioridade a disponibilidade, ou seja primeiro: Estoque da Unidade de Negócio Atual,Estoque de outras Unidades de Negócio,Ordens atual,Ordens outras Unidades de Negócio: de forma que caso exista mais de uma unidade envolvida, sempre será mantida a maior data final calculada, baseada na data programada mais o critério estabelecido na regra dos dias a incrementar.

Outro exemplo:

Na inclusão do item do pedido, se a demanda não for atendida pelas ‘Regras’ mencionadas nas Situações 1 e 2, ou seja, não existir disponibilidade nem ordens de compras liberadas, sugerir como ‘Prazo Programado’ uma data com a seguinte regra:

• Buscar Prazo programado do somatório dos dias informados no tempo de segurança e tempo de reposição do material. Exemplo: para o item A tenho informado no cadastro 2 dias para tempo de segurança e 5 dias para tempo de reposição. Estou colocando um pedido na data de hoje (dia 21/09) onde foi identificado pelo sistema a situação 3. Nesse caso a data programada do item pedido deve ser dia 30/09 (considerando 7 dias úteis a partir da data que estou colocando o pedido).