Exemplo de uso das regras e conceitos

De CIGAM WIKI

FAQ_CIGAM > FAQ_Finanças > Gestão Financeira > Exemplo de uso das regras e conceitos

Exemplo de uso das regras e conceitos


Para conceituar os clientes, o usuário poderá utilizar a rotina de REGRAS e CONCEITOS no CIGAM, no qual haverá reflexo no bloqueio ou não quanto a criação de Pedidos e Nota Fiscal (faturamento/notas de saída):


NIVEL1.png


No cadastro de Empresas/Pessoas na guia GERAL, há o campo CONCEITO, no qual manualmente ou via rotina usuário poderá alterar a informação, sendo no exemplo:

  • A = LIBERADO para faturamento
  • B = BLOQUEADO para faturamento com mais de 15 dias de atraso
  • C = BLOQUEADO para faturamento sem movimento a mais de 180 dias (6 meses)

Importante: Apenas o usuário que possuir direito especifico poderá alterar este campo MANUALMENTE no cadastro de empresas.

No módulo Gestão Financeira, há a parametrização quanto aos CONCEITOS e suas regras, no qual num primeiro momento são criadas as funções básicas LIBERADO e BLOQUEADO.

Para função LIBERADO, não há restrições na criação de Pedidose Nota Fiscal, levando em conta os clientes que NÃO POSSUEM TITULOS VENCIDOS, e uma TOLERANCIA DE DIAS. Neste exemplo até 15 dias.

Para a função BLOQUEADO, há a restrição na criação de Pedidos e Nota Fiscal (faturamento/notas de saída), no qual ao ser inserido o cliente BLOQUEADO, o sistema irá solicitar uma SENHA previamente cadastrada. Caso usuário não tenha a mesma, o sistema não permite a continuidade do processo com determinada empresa com restrição.

Neste exemplo, irão cair no conceito de BLOQUEADO empresas que possuem títulos vencidos a mais de 15 dias (a partir de 16) e sem movimentação financeira a mais de 6 meses (180 dias).


Exemplo Cadastro de Conceitos e Regras

O acesso ao cadastro de Conceitos e Regras, ocorre através do menu Finanças > Gestão Financeira > Parâmetros.

Importante:

  • Demais guias não visualizadas neste manual ficaram sem informações vinculadas, ou seja, em branco.
  • O exemplo optou por NÃO BLOQUEAR a criação de NOTAS DE SAÍDA, apenas a criação de PEDIDOS conforme conceitos B e C.

Exemplos da parametrização:

Parametrização função LIBERADO para faturamento (A):


Conceito1.png



Conceito2.png


Parametrização função BLOQUEADO para faturamento com + 15 dias vencido (B).

Conceito5.png


Conceito3.png


Caso usuário chave necessite alterar esta senha, basta utilizar o comando F5 sobre o campo SENHA PARA LIBERAÇÃO, no qual o sistema irá perguntar a atual e a nova senha para liberação.


Conceito4.png


Parametrização função BLOQUEADO para faturamento com mais de 6 meses sem movimentação (C):

Conceito6.png


Conceito7.png


Conceito8.png


Rotina de Atualização de Conceitos


Cliente irá determinar quando irá executar esta rotina de atualização, no qual poderá ser DIÁRIA ou SEMANAL, no qual com base exclusivamente nos títulos FINANCEIROS o sistema irá inserir o CONCEITO de LIBERADO ou BLOQUEADO. A rotina poderá ser acessada através do menu Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > Operacionais > Atualizar conceitos.


Conceito9.png


Entende-se que os novos clientes na base sejam criados como LIBERADOS, no qual o cliente poderá mudar este processo.

OBSERVAÇÃO: Usuário poderá optar por filtrar dados de DIVISAO, PORTADOR e CODIGO DE EMPRESA se for necessário, mas sempre deixando a DATA ZERADA.


Resumo das Alterações dos CONCEITOS


Após terem sido atualizados os conceitos, automaticamente o sistema gera um relatório mencionando os clientes RECLASSIFICADOS, visualizando o CONCEITO ANTERIOR e POSTERIOR após ter sido executado o programa:


Conceito10.png


Neste exemplo, conforme a tela acima, temos o conceito ( A ) ANTERIOR deste cliente como ( B ) BLOQUEADO com mais de 15 dias de atraso e igualmente ( B ) de BLOQUEADO.

Exemplo quanto a tentativa de criação de um PEDIDO para um cliente com conceito BLOQUEADO:


Conceito11.png


Conceito12.png


APENAS COM A VINCULAÇÃO DA SENHA PODERÁ SER CRIADO UM PEDIDO NESTE CASO, ou mesmo a LIBERAÇÃO pelo financeiro quanto ao conceito deste cliente.

Ver também os manuais: