Exemplo de uso das regras e conceitos
FAQ_CIGAM > FAQ_Finanças > Gestão Financeira > Exemplo de uso das regras e conceitos
Índice
Exemplo de uso das regras e conceitos
Para conceituar os clientes, o usuário poderá utilizar a rotina de REGRAS e CONCEITOS no CIGAM, no qual haverá reflexo no bloqueio ou não quanto a criação de Pedidos e Nota Fiscal (faturamento/notas de saída):
No cadastro de Empresas/Pessoas na guia GERAL, há o campo CONCEITO, no qual manualmente ou via rotina usuário poderá alterar a informação, sendo no exemplo:
- A = LIBERADO para faturamento
- B = BLOQUEADO para faturamento com mais de 15 dias de atraso
- C = BLOQUEADO para faturamento sem movimento a mais de 180 dias (6 meses)
Importante: Apenas o usuário que possuir direito especifico poderá alterar este campo MANUALMENTE no cadastro de empresas.
No módulo Gestão Financeira, há a parametrização quanto aos CONCEITOS e suas regras, no qual num primeiro momento são criadas as funções básicas LIBERADO e BLOQUEADO.
Para função LIBERADO, não há restrições na criação de Pedidose Nota Fiscal, levando em conta os clientes que NÃO POSSUEM TITULOS VENCIDOS, e uma TOLERANCIA DE DIAS. Neste exemplo até 15 dias.
Para a função BLOQUEADO, há a restrição na criação de Pedidos e Nota Fiscal (faturamento/notas de saída), no qual ao ser inserido o cliente BLOQUEADO, o sistema irá solicitar uma SENHA previamente cadastrada. Caso usuário não tenha a mesma, o sistema não permite a continuidade do processo com determinada empresa com restrição.
Neste exemplo, irão cair no conceito de BLOQUEADO empresas que possuem títulos vencidos a mais de 15 dias (a partir de 16) e sem movimentação financeira a mais de 6 meses (180 dias).
Exemplo Cadastro de Conceitos e Regras
O acesso ao cadastro de Conceitos e Regras, ocorre através do menu Finanças > Gestão Financeira > Parâmetros.
Importante:
- Demais guias não visualizadas neste manual ficaram sem informações vinculadas, ou seja, em branco.
- O exemplo optou por NÃO BLOQUEAR a criação de NOTAS DE SAÍDA, apenas a criação de PEDIDOS conforme conceitos B e C.
Exemplos da parametrização:
Parametrização função LIBERADO para faturamento (A):
Parametrização função BLOQUEADO para faturamento com + 15 dias vencido (B).
Caso usuário chave necessite alterar esta senha, basta utilizar o comando F5 sobre o campo SENHA PARA LIBERAÇÃO, no qual o sistema irá perguntar a atual e a nova senha para liberação.
Parametrização função BLOQUEADO para faturamento com mais de 6 meses sem movimentação (C):
Rotina de Atualização de Conceitos
Cliente irá determinar quando irá executar esta rotina de atualização, no qual poderá ser DIÁRIA ou SEMANAL, no qual com base exclusivamente nos títulos FINANCEIROS o sistema irá inserir o CONCEITO de LIBERADO ou BLOQUEADO. A rotina poderá ser acessada através do menu Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > Operacionais > Atualizar conceitos.
Entende-se que os novos clientes na base sejam criados como LIBERADOS, no qual o cliente poderá mudar este processo.
OBSERVAÇÃO: Usuário poderá optar por filtrar dados de DIVISAO, PORTADOR e CODIGO DE EMPRESA se for necessário, mas sempre deixando a DATA ZERADA.
Resumo das Alterações dos CONCEITOS
Após terem sido atualizados os conceitos, automaticamente o sistema gera um relatório mencionando os clientes RECLASSIFICADOS, visualizando o CONCEITO ANTERIOR e POSTERIOR após ter sido executado o programa:
Neste exemplo, conforme a tela acima, temos o conceito ( A ) ANTERIOR deste cliente como ( B ) BLOQUEADO com mais de 15 dias de atraso e igualmente ( B ) de BLOQUEADO.
Exemplo quanto a tentativa de criação de um PEDIDO para um cliente com conceito BLOQUEADO:
APENAS COM A VINCULAÇÃO DA SENHA PODERÁ SER CRIADO UM PEDIDO NESTE CASO, ou mesmo a LIBERAÇÃO pelo financeiro quanto ao conceito deste cliente.
Ver também os manuais: