ES Bloqueio de Materiais
Suprimentos > Gestão de Materiais > Parâmetros > Bloqueio de Materiais
Bloqueio de Materiais
O bloqueio de Materiais tem por objetivo permitir aos gestores terem um controle maior sobre quais produtos estão sendo utilizados nas entradas ou saídas em seu estoque. Este controle é efetuado restringindo a utilização de alguns materiais a partir de regras previamente cadastradas conforme veremos a seguir.
Para uso do Bloqueio de materiais a configuração 'ES - GE - 498 - Modelo de Pesquisa de Materiais' obrigatoriamente deve estar na opção ‘D’ (Normal com Código de Referência com bloqueio de materiais).
Campos
Id: identificador da Regra. O identificador é gerado automaticamente pelo sistema. Este campo é utilizado para identificar as regras conflitantes na tela do botão ‘Avaliar Regra’. Não é permitido modificar este campo.
Ativo: este campo indica se a regra esta ativa ou não.
Tela: identifica para qual tela que a regra terá validade. As opções disponíveis são: NFS (Nota Fiscal de Saída), PED (Pedido), NFE (Nota Fiscal de Entrada), ASP (Pedidos ASP) e ORD (Ordem de Compra). Este é um campo obrigatório.
Validade: data inicial e final de validade da regra. Este é um campo obrigatório.
Grupo: grupo inicial e final que serão considerados na regra. Caso somente o grupo inicial seja informado todos os grupos acima dele serão considerados e caso somente o grupo final seja informado todos os grupos abaixo dele serão considerados.
Código material: Código do material que será considerado no filtro. Quando este filtro é ativado os filtros de grupo e subgrupo são ativados automaticamente com o grupo e subgrupo do material informado. Este comportamento é necessário para que somente este material seja bloqueado.
Subgrupo: Subgrupo inicial e final que serão considerados na regra. Caso somente o subgrupo inicial seja informado todos os subgrupos acima dele serão considerados e caso somente o subgrupo final seja informado todos os subgrupos abaixo dele serão considerados.
Identificador (Especif1): Identificador de materiais que será considerado na regra.
Representante: Código do Representante ou TG com todos os representantes para os quais a regra terá validade.
Centralizadora: Código de uma empresa que seja Centralizadora ou TG com todas as centralizadoras para as quais a regra terá validade. Este campo irá validar as empresas informadas no campo 'Cliente' das telas de Nota Fiscal, Pedido, Pedido ASP, Nota de Entrada e Ordem de Compra.
Cliente: Código do Cliente ou TG com todos os Clientes para os quais a regra terá validade.
Ação: Permite ou Bloqueia.
IMPORTANTE: Ao lado de cada filtro não obrigatório existe um campo de seleção que permite ativar/desativar o respectivo filtro. Ao criar uma nova regra todos os filtros não obrigatórios ficam desativados por padrão. Para ativar algum filtro selecione o campo de seleção correspondente. Se o filtro for ativado e seus campos ficarem em branco será considerado que a regra é válida para todos os materiais cadastrados.
Botões
Botão Avaliar Regra: Abre uma nova tela informando todas as regras que possuem conflitos com a regra selecionada. Esta mesma tela é exibida automaticamente após uma nova regra ser criada ou após a modificação de uma regra já existente. Caso seja necessário é possível desativar ou excluir uma regra diretamente na tela de regras conflitantes.
Botão Excluir Regra: Através da tela de Regras Conflitantes o usuário pode excluir regras que estejam em conflito com a regra avaliada. Cabe ao usuário analisar cada um dos conflitos para saber se a regra conflitante é necessária ou não e caso não seja pode excluí-la.