Como parametrizo a incidência de IPI no Cigam?
FAQ_CIGAM > FAQ_Fiscal > Escrita Fiscal > Como parametrizo a incidência de IPI no Cigam?
Índice
Palavras-Chave
IPI. Incidência do IPI do movimento não pode estar em branco. Empresa sem Crédito de IPI. Parametrizar cálculo do IPI nos documentos de Entrada
A parametrização da tributação de IPI (tributado, isento, suspenso, ...) é parametrizado nos campos I.IPI e Complemento, através dos Tipo de Operações e/ou Regra Fiscal. Devem ser informados valores válidos para ambos os campos conforme Tabela de incidências de IPI.
Tabela de Incidências de IPI
Na tabela abaixo, constam as combinações de I.IPI e complemento existentes, e qual tributação do imposto será gerada tanto nas entradas, quanto nas saídas.
Como Somar ou Desconsiderar o valor do IPI Outros dos Totais da Nota Fiscal de Entrada
I No ICMS Outros
Quando a opção "Não somar IPI" do Tipo de Operação estiver com a opção "I No ICMS Outros", estando a Incidência de ICMS também parametrizada como "Outros", e a opção "Base ICMS com IPI "marcada".
O valor do IPI será somado no Total da Nota Fiscal e no Total Faturado, porém desconsiderado da Base de Cálculo do ICMS.
S Com I.IPI = 3 Outras
Quando a opção "Não somar IPI" do Tipo de Operação estiver com a opção "S Com I.IPI = 3 Outras".
O valor do IPI será desconsiderado nos Totais Faturado e da Nota Fiscal e na Base de Cálculo do ICMS.
N Desconsiderar
Quando a opção "Não somar IPI" do Tipo de Operação estiver com a opção "N Desconsiderar", estando a Incidência de ICMS também parametrizada como "Outros".
O valor do IPI será somado no Total da Nota Fiscal e no Total Faturado, porém desconsiderado da Base de Cálculo do ICMS.
ID FAQ : FAQ_LF_2019_003