Como incluir o Valor de ST da Guia Avulsa no custo da mercadoria?

De CIGAM WIKI

FAQ_Fiscal > Escrita Fiscal > Como incluir o Valor de ST da Guia Avulsa no custo da mercadoria?



Quando recebida nota fiscal interestadual onde não houve o destaque de ST no documento fiscal, sendo o valor recolhido a partir de Guia Avulsa, para que seja adicionado ao custo da mercadoria, devemos realizar as seguintes configurações.

Parametrizações

Tipo de Operação

Nos Tipo de Operações devemos parametrizar a configuração 'TO - 143 - Tipo de Ajuste', com a opção 017 – Nota Fiscal de Entrada com ICMS ST recolhido por guia avulsa.

ConfigTO143.png

Regra de Preços

A Regras de preços da espécie de estoque utilizada no Tipo de Operações deve estar devidamente parametrizada para adicionar o valor de ST ao custo.

TOEspecieEstoque.png

Regras de preços está disponível no menu Suprimentos > Gestão de Materiais > Parâmetros.

RegraPrecos.png

Informando o valor através dos Itens da Nota Fiscal

No lançamento da Notas Fiscais - Entradas após a inclusão dos itens, deve ser informados os campos Base ST Guia Avulsa e Valor ST Guia Avulsa, da aba Impostos.

ItemBaseGuiaAvulsa.png

Após informar os valores, será possível já criar o lançamento a pagar da Guia Avulsa de ST.

GuiaST.png

Para que os Lançamentos Financeiros sejam criados, é necessário ter cadastrado previamente um código de Imposto com um modelo de lançamento vinculado.

CodImpostoST.png

No programa Guias de Recolhimento dos Impostos - 10/10 podemos verificar a Guia do valor da ST gerada, assim como o vínculo com o lançamento financeiro.

GuiaSTNota.png

Na Nota Fiscal é possível verificar que a ST foi inclusa no custo do Item.

ItemCusto.png

Detalhamento da Conferência do Custo.

ConferênciaCusto.png

Informando o valor através do botão Descontos e Encargos

A quantia referente à Guia Avulsa pode também ser especificada através do botão "Desc./Enc.", nos campos "Base Guia Avulsa" e "Valor Guia Avulsa". Nesse caso, o sistema procederá com o rateio proporcional dos valores entre todos os itens constantes na Nota Fiscal que estiverem com um Tipo de Operação cuja configuração 'TO - 143 - Tipo de Ajuste' tenham a opção "017 – Nota Fiscal de Entrada com ICMS ST recolhido por guia avulsa" parametrizada.

Botão Desc./Enc.

Importante:

Nesse contexto, a Guia de Recolhimento e o Lançamento Financeiro não serão gerados. Isso ocorre porque se presume que ambos já foram pagos pelo fornecedor, não representando, portanto, nenhum ônus adicional para o adquirente.

Maiores informações constam na Sessão: Demais botões da Nota Fiscal.

Informando o valor através do botão Guia GNRE

Através do botão "Guia GNRE", é possível informar o valor da Guia Avulsa, que será igualmente distribuído entre os itens da Nota Fiscal que tenham na configuração 'TO - 143 - Tipo de Ajuste' do Tipo de Operação, a opção "017 – Nota Fiscal de Entrada com ICMS ST recolhido por guia avulsa". Além do valor, há também um campo disponível para inserir o número da Guia Avulsa paga pelo fornecedor.

Guia GNRE

Importante:

Nesse contexto, a Guia de Recolhimento e o Lançamento Financeiro não serão gerados. Isso ocorre porque se presume que ambos já foram pagos pelo fornecedor, não representando, portanto, nenhum ônus adicional para o adquirente.

Maiores informações constam na Sessão: Demais botões da Nota Fiscal.