Como criar uma Nota Fiscal Complementar?
FAQ_CIGAM > FAQ_Comercial > Faturamento/Pedido > Como criar uma Nota Fiscal Complementar?
A nota complementar deve possuir o campo Tipo Nota igual a Complementar e o Tipo de Operação igual a nota original. Também deverão ser informados a série e o número da Nota Fiscal que está sendo complementada.
Caso seja necessário informar uma quantidade para o item, para não movimentar estoque, deve ser utilizado um material que possua o Tipo igual a Nulo, ou o Tipo de Operação utilizado deve possuir uma Espécie de Estoque nula.
Índice
Nota Fiscal Complementar de ICMS
Na Nota Fiscal Complementar devem ser informados apenas os dados faltantes da Nota Fiscal de origem. Neste exemplo iremos demonstrar a criação de uma Nota Fiscal Complementar de ICMS.
Passo 1: A Nota Fiscal deverá ser criada manualmente, informando com os mesmos dados da Nota Fiscal que necessita ser complementada, exceto o campo Tipo Nota, que deve ser "Complementar", deverá ser utilizado o mesmo Tipo de Operação (CFOP) da nota original.
Passo 2: Deve ser informado o item.
Neste exemplo não iremos complementar quantidade ou preço, estes campos não devem ser preenchidos, permanecendo zerados.
Passo 3: Após informar o item, devemos voltar para a Capa da Nota Fiscal, e na aba "Complemento" marcar a opção Impostos Ajustados, e informar nos campos "Série Referencia" e "Nota Referência", os dados da Nota Fiscal que terá seus valores complementados.
Passo 4: Acessamos novamente a Tela de Itens da Nota Fiscal, e clicamos no botão "Impostos Mvto".
Passo 5: Neste tela devemos preencher todas as informações (impostos) que desejamos complementar (que não foram informados na Nota Fiscal original). Neste caso iremos complementar Base, Alíquota e Valor de ICMS.
Passo 6: Através do Botão "Observações" informar uma justificativa referente ao complemento realizado.
Nota Fiscal Complementar quando o material possuir controle de Lote
[Versão221107 1]Quando houver a necessidade de emitir uma Nota Fiscal Complementar para um material que possui controle de Lote, nos casos em que não seja preciso informar a quantidade do item, ou seja, quando a quantidade permanecerá zerada (0). Devemos realizar a seguinte parametrização antes da emissão da Nota Fiscal:
A Espécie Estoque do Tipo de Operação utilizado, deverá possuir a opção "Não exigir Lote/Grade" marcada. Além disso, certifique-se de que o Tipo seja definido como "Nulo".
Versões
Versão 221107
- ↑ Versão 221107.c e superiores liberado na OS 807655/2.