Como ativar os serviços de Contingência para emissão de Documentos Eletrônicos?

De CIGAM WIKI

FAQ_CIGAM > FAQ_Fiscal > NFe - Nota Fiscal Eletrônica > Como ativar os serviços de Contingência para emissão de Documentos Eletrônicos?


Palavras-Chave

Habilitar emissão em Contingência NF-e, CT-e, MDF-e e NFC-e. Emissão em contingência Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Emissão em contingência Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), Emissão em contingência Manifesto Eletrônico de Documentos (MDF-e), Emissão em contingência Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).


Habilitar Emissão em Contingência (NF-e)

Caso a SEFAZ de seu estado tenha anunciado uma parada programa ou esteja com os serviços indisponíveis, e tenha ativado o envio de Notas para o ambiente de Contingência SVC-RS - Sefaz Virtual de Contingência Rio Grande do Sul ou SVC-AN - Sefaz Virtual de Contingência Ambiente Nacional.

Deve ser realizada a escolha do ambiente de Contingência (SVC-AN ou SVC-RS) conforme informações presentes no portal da NFe. Esta parametrização deve ser realizada através do menu Serviços de Documentos Eletrônicos.

No Estado da respectiva Unidade de Negócio, deverá ser selecionada uma das opções Contingência SVC AN ou Contingência SVC RS, conforme consta no Portal da Nota Fiscal Eletrônica (https://www.nfe.fazenda.gov.br).

O RS utiliza o Ambiente Nacional para envio em SVC, então na guia RS deverá estar selecionada a opção Contingência SVC AN. Caso seu estado utilize o Ambiente Sefaz Virtual RS marque a opção Contingência SVC RS.

ServicosDocEletronico.png

UFs que devem utilizar a opção Contingência SVC AN (Sefaz Virtual de Contingência Ambiente Nacional): AC, AL, AP, CE, DF, ES, MG, PA, PB, PI, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO.

UFs que devem utilizar a opção Contingência SVC RS (Sefaz Virtual de Contingência Rio Grande do Sul): AM, BA, GO, MA, MS, MT, PE, PR.

Maiores informações sobre a parametrização da Emissão em Contingência de NF-e estão disponíveis nos manuais abaixo:

Habilitar Emissão em Contingência (NFC-e)

Para habilitar a emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica em modo de Contingência Off-Line siga as orientações do manual abaixo:

Habilitar Emissão em Contingência (CT-e)

Caso a SEFAZ de seu estado tenha anunciado uma parada programa ou esteja com os serviços indisponíveis, e tenha ativado o envio de Notas para o ambiente de Contingência SVRS - Sefaz Virtual Rio Grande do Sul ou SVSP - Sefaz Virtual São Paulo.

Maiores informações sobre a parametrização da Emissão em Contingência do CT-e estão disponíveis no manual abaixo:

Habilitar Emissão em Contingência (MDF-e)

Para situações em que não é possível fazer o envio imediato do MDFe à SEFAZ, como por exemplo, por falta de conexão à internet ou instabilidade da SEFAZ, é possível emitir o MDFe em modo de ‘Contingência’. Para isso foi disponibilizado o campo Tipo de Emissão na tela do manifesto eletrônico, com as opções ‘Normal’ e ‘Contingência’.

Manifesto Eletrônico 137.png

Maiores informações sobre a parametrização da Emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais em Contingência estão disponíveis no manual abaixo: