Boas práticas para um correto encerramento do exercício antecedendo o Sped Contábil.

De CIGAM WIKI

Voltar

Periodicamente/mensalmente fazer as seguintes verificações, respectivamente:

  1. Verificar na escrituração se não existe alguma partida de lançamento em dias diferentes;

  2. Verificar se lotes bloqueados de fato devem ficar bloqueados naquele período, mesmo que seja apenas um mês;

  3. Quando da necessidade de criar uma nova conta, verificar se a mesma deve pertencer ao rateio padrão. Pertencendo, fazer o vínculo antes do seu uso;

  4. Gerar um balancete de verificação e certificar-se de que a conciliação mensal está correta;

  5. Quando o índice for mensal, verificar se todos os meses do ano possuem um correspondente;

  6. Estando o mês já conciliado corretamente, procurar bloquear o período por meio dos limites permitidos;

  7. Tendo subgrupo de “Interferência”, verificar se em nenhum mês durante o exercício, permaneceu com saldo em alguma conta deste subgrupo. OBS: A permanência de saldos neste, implica em não encerrar todas as contas, ou então gerar divergência no Sped Contábil;

  8. Utilizando gerenciais: Verificar a configuração 'CC - MO - 80183 - Ativa Saldos Contábeis X Gerenciais'. Se ela estiver marcada, o sistema irá validar o saldo das contas gerenciais para fazer o encerramento do exercício, e caso elas estejam com divergência, o saldo das contas de resultado não serão zerados corretamente.

  9. Ao gerar pesquisa> saldo acumulado por dia de todo o ano. Se tiver divergência de um dia para o outro (débito num dia e crédito noutro), o encerramento irá transcorrer normalmente. Porém, quando gerar o Sped contábil, o mesmo apresentará erro por conta desta diferença ( ERRO SOMA DOS SALDOS DO DIA).

  10. Verificar os níveis de estrutura do plano de contas. Se alguma nova conta estiver com a estrutura errada ou fora dos níveis, dará erro no Sped Contábil.

  11. Verificar em caso de índices diários (contabilidade>cadastros>Indices), se todos os dias estão com esta informação. Se algum dia estiver faltando, encerrará normalmente, porém não fechando o resultado e gerando erro no SPED contábil.

  12. Verificar se não permaneceu algum lote contábil bloqueado (provisoriamente) no decorrer do exercício. Embora se constate na conciliação, é muito comum acontecer de encerrar com este bloqueado e o resultado não fechar por conta disso.

  13. Verificar se o resultado gerencial fecha com o contábil. Pode acontecer de começar o exercício com gerencias, e em dado momento o cliente abortar o uso dos mesmos, ficando uma parte com e outra sem. Como consequência, não encerrará todas as contas contábeis de resultado. Ou se cria os gerencias faltantes para fechar com o resultado contábil, ou exclui os existentes para que feche com o resultado.

  14. Para encerramento do exercício, recomenda-se criar uma conta “Encerramento do Exercício” ou “Resultado do Exercício” no subgrupo de “Interferência”, para ser utilizada somente no encerramento, (isolando dos demais lançamentos de encerramento).

  15. Verificar se as contas realmente correspondem aos tipos “Despesas, Receitas e Custos” nas configurações. Já houve casos de conta ser movimentada como despesas e estar no grupo do “Ativo”. Gerando inconsistência de resultado e consequentemente diferenças para encerramento.

  16. Para fazer o encerramento de ano é recomendável que a configuração 'CC - MO - 80002 - Mês/ano de processamento' esteja com e ano 12/XXXX (pois é o mês que gerara os lançamentos de encerramento), para que ao fazer a transferência de saldo o sistema altere essa configuração automaticamente.

  17. Utilizando o agrupamento dos lançamentos contábeis por Fato Contábil no SPED Contábil os registros de lançamentos / partidas (I200/I250) passam a ser agrupados por este campo. Para tanto, é necessário observar os seguintes pontos: Preenchimento- Todos os lançamentos contábeis devem estar com o campo “Fato Contábil” preenchido corretamente, sendo este igual para os lançamentos relacionados ao mesmo fato contábil. Diferenças- Utilize a pesquisa “Saldo acumulado por Dia / Fato Contábil” para apurar as diferenças. Se houver alguma para um Fato Contábil, durante a validação do SPED Contábil o mesmo apresentará erros por conta desta divergência.

  18. Por fim, muita atenção nas contas com rateios gerenciais provenientes do rateio padrão no financeiro. Tendo rateio padrão para determinadas contas, precisa ter vinculação.