GF CNAB 400 - Retorno Personalizado

De CIGAM WIKI
Revisão de 17h19min de 12 de julho de 2024 por Aline.cardoso (discussão | contribs) (Manuais Referenciados)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > EDI > Recebe > Retorno Cobranças Bancárias > CNAB 400 - Retorno Personalizado

CNAB 400 - Retorno Personalizado

Esta opção permite configurar modelos de retorno de cobrança, conforme layout do banco. Nesta rotina é possível ter modelos de vários bancos.

O modelo de cada banco deve ser configurado através do botão Alterar Modelo da tela principal

Campos

Guia Opções


CNABRetornoCobrancarecebegf1.png


Campos

Tipo de Retorno:
Determina o tipo de processamento do 'Arquivo de Retorno' através das seguintes opções:

  • Retorno: Executa apenas o processo de Retorno do Arquivo e habilita as demais opções relevantes ao processo.

  • Listagem: Executa apenas a Listagem das Ocorrências do Arquivo de Retorno e habilita as seguintes novas opções Listar Divergências e Listar por Data de.

  • Ambos: Executa o Retorno e gera a Listagem das Ocorrências do Arquivo de Retorno e habilita as seguintes novas opções Listar Divergências e Listar por Data de.

No rodapé da tela inicial foi disponibilizado o botão Alterar Modelo Rel., que permite alterar o Modelo de Relatório Personalizado referente à Listagem. Está habilitado quando selecionado o Tipo de Retorno igual a Listagem ou Ambos.

Impressão de Divergências:
Lista as Divergências encontradas entre os registros no Arquivo de Retorno e os Lançamentos no Sistema, em conjunto com a Listagem de Ocorrências.
Para cada opção selecionada um modelo de relatório diferente é indicado:

  • Separar: Sugerido uso do modelo CG00215_Listagem_Retorno_Separado.rtf.
  • Agrupar: Sugerido uso do modelo CG00215_Listagem_Retorno_Agrupado.rtf.


É fundamental ressaltar que esses arquivos são modelos e, por serem personalizáveis, é possível criar um novo modelo conforme necessário, seguindo a estrutura desejada e utilizando as tags disponíveis na rotina.
Desejando acesso aos modelos padrões, solicite-os a equipe de suporte.
Sobre a impressão das divergências, o sistema pode apresenta na listagem as seguintes divergências:

  • 1 - lançamento não existe

  • 2 - lançamentos liquidados no sistema

  • 3 - valores divergentes

  • 4 - valor pago menor que saldo

  • 5 - tipo de lançamento inválido

Listar por Data de:
Determina a Data que será usada na Listagem para Ordenação e possui as opções:

  • Crédito: Os títulos serão listados pela data de ocorrência do retorno se a identificação de ocorrência for igual a 02, senão pela data de crédito.
  • Ocorrência: Os títulos serão listados pela data de ocorrência do retorno.

Histórico de Liquidação:
Se este não for preenchido, será utilizado o histórico do Lançamento.

Liquidação:
É possível:

  • Informar uma data de liquidação no campo 00/00/00. Quando preenchida uma data diferente de zero, desabilita o filtro lateral. Se a data informada for anterior a data de emissão, será utilizada a data de emissão para a liquidação.
  • Manter a data zerada e filtrar na lateral a opção Ocorrência. Selecionado como Ocorrência, os títulos serão liquidados com a data de ocorrência do retorno.
  • Manter a data zerada e filtrar na lateral a opção Crédito. Selecionado como Crédito, os títulos serão liquidados com a data de ocorrência do retorno se a identificação de ocorrência for igual a 02, senão serão liquidados com a data de crédito.

Atualizar Lote:

Manter complemento original:

Apurar confirmações:
Utilizar esta opção somente quando o banco gerar o Nosso Número.

Desconsiderar desconto e abatimento:
Caso selecionada os títulos serão liquidados utilizando o Valor Recebido, sendo desconsiderados os valores de Desconto e Abatimento.

Somar valor de despesas de cobrança ao valor recebido quanto não houver juros:
Habilitado quando marcada a opção Desconsiderar desconto e abatimento.

Considerar desconto até vencimento
Habilitado quando marcada a opção Desconsiderar desconto e abatimento.

Gerar acompanhamento das ocorrências bancárias
Marque para gerar um acompanhamento no lançamento financeiro, com os dados da ocorrência contida no arquivo de retorno.
Habilitado apenas quando o tipo de retorno for Retorno ou Ambos.

Processar Títulos não gerados pelo CIGAM
Estará habilitada para qualquer alternativa de Tipo de Retorno.
Localiza os lançamentos pelo Nosso Número.
Realiza a leitura de linhas aonde não consta a informação “LANCTO” nos dados da tag (det_num_controle_cliente), realizando a busca também pelo nosso número.
Utilizado por quem não envia a remessa de registro através do sistema, no qual não foi enviado o número do lançamento financeiro do sistema no arquivo. Uso comum no tempo em que haviam as cobranças sem registro, no qual gerava o boleto no sistema, não enviava a registro no banco e o cliente pagava e se processava o arquivo de retorno. Neste contexto, a única chave entre o arquivo e o sistema é o nosso número.
No contexto do cliente que gera remessa via sistema e envia o número do lançamento financeiro na remessa, não é necessário marcar esta opção no retorno. Neste ponto, precisa apenas revisar se o EDI está corretamente parametrizado para localizar o lançamento dentro do arquivo e então retornar através do lançamento.

Identificar Lançamento pelo Nosso Número:
Se não identificar o número do lançamento no campo Número do Cliente, considera o Nosso Número como número do lançamento.
Uma situação na qual pode ser necessário marcar esta opção é para boletos do HSBC enviados com o Nosso Número igual ao Lançamento.
Regras para busca do número do Lançamento no CIGAM, a partir do EDI (por ordem de prioridade):

  • Se identificado no arquivo o termo “LANC”, deverá obter o número do lançamento que estará no campo seguinte.

  • Se não existir o termo “LANC” e a opção “Processar Títulos não gerados pelo CIGAM” estiver desmarcada, desconsiderar o registro indicando no relatório de Ocorrências e Divergências.

  • Se não existir o termo “LANC” e a opção “Processar Títulos não gerados pelo CIGAM” estiver marcada, localiza o campo “Nosso Número” no registro. Com este número, localiza o lançamento relacionado ao “Nosso Número”.

  • Se não existir o termo “LANC”, a opção “Processar Títulos não gerados pelo CIGAM” estiver marcada e a opção “Identificar Lançamentos pelo Nosso Número” também estiver marcada, utiliza o código obtido do campo Nosso Número e considerar este como um número de lançamento.

  • Se a rotina não identificar um número de lançamento, a rotina poderá localizar o lançamento original pelo campo ‘Documento’.

Atualizar Tipo de Pagamento:
Ao marcar essa opção, o tipo de pagamento dos lançamentos financeiros será atualizado conforme a ocorrência bancária. Com essa opção desmarcada, serão atualizados somente os registros cuja ocorrência estiver selecionada para Não Liquidar e possuírem Tipo de Pagamento informado.
Para mais instruções, consulte a FAQ Como atualizar tipo de pagamento em lançamentos financeiros através do Retorno de Cobrança?.

Bloquear liquidação em outra Unidade de Negócio:
Bloqueia liquidação se a Unidade Negócio de Liquidação (configuração GF - GE - 547 - Unidade de negócio para liquidações) for diferente da Unidade de Negócio do lançamento original.
Lista as liquidações de outras Unidades de Negócio como Divergências e impedirá a liquidação do título.
Esta opção só é disponível quando a configuração GF - GE - 547 - Unidade de negócio para liquidações estiver como "Padrão" e a Unidade de Negócio que será validada é a informada na configuração GE - AM - 21 - Unidade de negócio padrão.

Não efetuar liquidação se valor pago menor que o saldo:
Não liquidar lançamentos onde o Valor Pago no retorno for menos que o saldo do lançamento.
Quando marcada esta opção a rotina trata liquidações menores que o valor do lançamento como inconsistências, não fazendo a liquidação do titulo.

Gerar Lançamentos de Adiantamento:
Gerar adiantamento se Data Pagamento ocorrer antes da data de controle.
Com esta opção marcada, se a data de pagamento do lançamento lido for menor que a data de Controle selecionada, a rotina irá gerar apenas um lançamento de Entrada de Adiantamento mantendo o lançamento original em aberto.
Em conjunto com a Data Controle e o Modelo lançamento Adiantamento, são as opções habilitadas, é responsável por efetuar um novo controle sob a Data de Liquidação, caso a data de liquidação seja menor do que a data indicada no campo Data Controle o titulo não será liquidado, ao invés disso será criado um novo lançamento do Tipo Entrada/Vale Adiantamento para a respectiva empresa. Todos os demais cuidados, inclusive a liquidação do titulo contra o adiantamento, são de responsabilidade do usuário do sistema.

Data Controle:
Habilitado quando marcada a opção Gerar Lançamentos de Adiantamento. Para explicações, consulte a explicação nesta mesma seção, no campo Gerar Lançamentos de Adiantamento.
É possível optar por:

  • 1.Vencimento
  • 2.Vencimento Original
  • 3.Usrlanc2 (utilizado em customizações)

Modelo lançamento Adiantamento
Habilitado quando marcada a opção Gerar Lançamentos de Adiantamento. Para explicações, consulte a explicação nesta mesma seção, no campo Gerar Lançamentos de Adiantamento.

Espécie de documento:

Guia Complemento


CNAB Retorno Cobrança


Grupo Carteira Descontada

Portador:

Não contabilizar juros e desconto nas liquidações:

Grupo Custo Administrativo

Para mais instruções, consulte a FAQ Como gerar a cobrança de Custo Administrativo na remessa de cobrança configurável, bem como processar o seu retorno?.

Histórico:

Conta Financeira:

Botões

Botão alterar Modelo EDI:

Modelos de Relatório



E após, através do botão <Editar>, localizado ao lado do campo 'Código EDI', na tela de seleção de modelos de relatórios.

É possível listar a movimentação de um arquivo de retorno de cobrança bancária no mesmo momento do processamento do retorno bancário no Cigam.

Para isso é necessário configurar o relatório personalizado no botão "ALTERAR MODELO" e selecionar tipo de retorno "Ambos".

CNAB 400 - Retorno Personalizado

Botão alterar Modelo Rel.:

Botão Confirma:

Botão Cancelar:

Lançamentos que contenham retenção de imposto (PIS/COFINS/CSLL) no arquivo de retorno

Foi aperfeiçoada a rotina de retorno de cobrança bancária para atender a questão das Retenções de impostos (PIS/COFINS/CSLL) da Nota Fiscal de Saída atendendo as necessidades de negócio e facilitando processo de trabalho do dia a dia.

Com isso é possível dar autonomia ao usuário em decidir qual melhor forma utilizar a funcionalidade no Retorno de Cobrança Bancária para o processo de retenções de impostos, podendo visualizar em uma tela interativa as Notas Fiscais e os Lançamentos Financeiros que contenham retenção, desta forma facilita a visualização antes de efetuar o retorno bancário e executar o controle das Notas que possuem retenção de impostos.

Através do botão ‘Detalhes’ é possível verificar qual Nota Fiscal o Lançamento se refere.

Lançamentos sujeitos a Retenção



Nesta tela é possível selecionar quais impostos deseja marcar ou desmarcar, bem como efetuar a liquidação parcial dos impostos selecionando as duas opções:

CNAB 400 - Retorno Personalizado



cigam



2 - Zerar o desconto e liquidar a retenção: O valor de desconto será zerado e liquidará toda retenção do lançamento selecionado, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registros não conferidos’, fará o mesmo para todos registros não conferidos cujo o valor do desconto é igual ao da retenção.

Cigam



3 - Liquidar com desconto e zerar a retenção: O valor da retenção será zerado e aplicará o valor total de desconto na liquidação, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registros não conferidos’, fará o mesmo para todos registros não conferidos cujo o valor do desconto é igual ao da retenção.

Cigam



4 - Liquidar sem desconto e zerar a retenção:' O valor da retenção será zerado, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registros não conferidos’, fará o mesmo para todos registros não conferidos cujo o valor do desconto é zero.

Cigam



5 - Liquidar sem desconto e zerar a retenção: Exibirá a tela para ajuste manual do valor de retenção e permitirá alteração do valor de desconto do registro selecionado, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registro não conferidos’, habilitará também o botão ‘Retenção’ da tela anterior.

Padrão de Relatório

Quase todos os campos estão nos padrões de relatório.

Manuais Referenciados