GF CNAB 400 - Retorno Personalizado

De CIGAM WIKI
Revisão de 12h14min de 10 de maio de 2024 por Aline.cardoso (discussão | contribs) (Campos)

Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > EDI > Recebe > Retorno Cobranças Bancárias > CNAB 400 - Retorno Personalizado

CNAB 400 - Retorno Personalizado

Esta opção permite configurar modelos de retorno de cobrança, conforme layout do banco. Nesta rotina é possível ter modelos de vários bancos.

O modelo de cada banco deve ser configurado através do botão Alterar Modelo da tela principal

Campos

Guia Opções


CNABRetornoCobrancarecebegf1.png


Campos

Tipo de Retorno:
Determina o tipo de processamento do 'Arquivo de Retorno' através das seguintes opções:

  • Retorno: Executa apenas o processo de Retorno do Arquivo e habilita as demais opções relevantes ao processo.

  • Listagem: Executa apenas a Listagem das Ocorrências do Arquivo de Retorno e habilita as seguintes novas opções Listar Divergências e Listar por Data de.

  • Ambos: Executa o Retorno e gera a Listagem das Ocorrências do Arquivo de Retorno e habilita as seguintes novas opções Listar Divergências e Listar por Data de.

No rodapé da tela inicial foi disponibilizado o botão Alterar Modelo Rel., que permite alterar o Modelo de Relatório Personalizado referente à Listagem. Está habilitado quando selecionado o Tipo de Retorno igual a Listagem ou Ambos.

Impressão de Divergências:
Lista as Divergências encontradas entre os registros no Arquivo de Retorno e os Lançamentos no Sistema, em conjunto com a Listagem de Ocorrências.
Para cada opção selecionada um modelo de relatório diferente é indicado:

  • Separar: Sugerido uso do modelo CG00215_Listagem_Retorno_Separado.rtf.
  • Agrupar: Sugerido uso do modelo CG00215_Listagem_Retorno_Agrupado.rtf.


É fundamental ressaltar que esses arquivos são modelos e, por serem personalizáveis, é possível criar um novo modelo conforme necessário, seguindo a estrutura desejada e utilizando as tags disponíveis na rotina.
Desejando acesso aos modelos padrões, solicite-os a equipe de suporte.
Sobre a impressão das divergências, o sistema pode apresenta na listagem as seguintes divergências:

  • 1 - lançamento não existe

  • 2 - lançamentos liquidados no sistema

  • 3 - valores divergentes

  • 4 - valor pago menor que saldo

  • 5 - tipo de lançamento inválido

Listar por Data de:
Determina a Data que será usada na Listagem para Ordenação e possui as opções:

  • Crédito: Os títulos serão listados pela data de ocorrência do retorno se a identificação de ocorrência for igual a 02, senão pela data de crédito.
  • Ocorrência: Os títulos serão listados pela data de ocorrência do retorno.

Histórico de Liquidação:
Se este não for preenchido, será utilizado o histórico do Lançamento.

Liquidação:
É possível:

  • Informar uma data de liquidação no campo 00/00/00. Quando preenchida uma data diferente de zero, desabilita o filtro lateral. Se a data informada for anterior a data de emissão, será utilizada a data de emissão para a liquidação.
  • Manter a data zerada e filtrar na lateral a opção Ocorrência. Selecionado como Ocorrência, os títulos serão liquidados com a data de ocorrência do retorno.
  • Manter a data zerada e filtrar na lateral a opção Crédito. Selecionado como Crédito, os títulos serão liquidados com a data de ocorrência do retorno se a identificação de ocorrência for igual a 02, senão serão liquidados com a data de crédito.

Atualizar Lote:

Manter complemento original:

Apurar confirmações:
Utilizar esta opção somente quando o banco gerar o Nosso Número.

Desconsiderar desconto e abatimento:
Caso selecionada os títulos serão liquidados utilizando o Valor Recebido, sendo desconsiderados os valores de Desconto e Abatimento.

Somar valor de despesas de cobrança ao valor recebido quanto não houver juros:
Habilitado quando marcada a opção Desconsiderar desconto e abatimento.

Considerar desconto até vencimento
Habilitado quando marcada a opção Desconsiderar desconto e abatimento.

Gerar acompanhamento das ocorrências bancárias
Marque para gerar um acompanhamento no lançamento financeiro, com os dados da ocorrência contida no arquivo de retorno.
Habilitado apenas quando o tipo de retorno for Retorno ou Ambos.

Processar Títulos não gerados pelo CIGAM
Estará habilitada para qualquer alternativa de Tipo de Retorno.
Localiza os lançamentos pelo Nosso Número.
Utilizado por quem não envia a remessa de registro através do sistema, no qual não foi enviado o número do lançamento financeiro do sistema no arquivo. Uso comum no tempo em que haviam as cobranças sem registro, no qual gerava o boleto no sistema, não enviava a registro no banco e o cliente pagava e se processava o arquivo de retorno. Neste contexto, a única chave entre o arquivo e o sistema é o nosso número.
No contexto do cliente que gera remessa via sistema e envia o número do lançamento financeiro na remessa, não é necessário marcar esta opção no retorno. Neste ponto, precisa apenas revisar se o EDI está corretamente parametrizado para localizar o lançamento dentro do arquivo e então retornar através do lançamento.

Identificar Lançamento pelo Nosso Número:
Se não identificar o número do lançamento no campo Número do Cliente, considera o Nosso Número como número do lançamento.
Uma situação na qual pode ser necessário marcar esta opção é para boletos do HSBC enviados com o Nosso Número igual ao Lançamento.
Regras para busca do número do Lançamento no CIGAM, a partir do EDI (por ordem de prioridade):

  • Se identificado no arquivo o termo “LANC”, deverá obter o número do lançamento que estará no campo seguinte.

  • Se não existir o termo “LANC” e a opção “Processar Títulos não gerados pelo CIGAM” estiver desmarcada, desconsiderar o registro indicando no relatório de Ocorrências e Divergências.

  • Se não existir o termo “LANC” e a opção “Processar Títulos não gerados pelo CIGAM” estiver marcada, localiza o campo “Nosso Número” no registro. Com este número, localiza o lançamento relacionado ao “Nosso Número”.

  • Se não existir o termo “LANC”, a opção “Processar Títulos não gerados pelo CIGAM” estiver marcada e a opção “Identificar Lançamentos pelo Nosso Número” também estiver marcada, utiliza o código obtido do campo Nosso Número e considerar este como um número de lançamento.

  • Se a rotina não identificar um número de lançamento, a rotina poderá localizar o lançamento original pelo campo ‘Documento’.

Atualizar Tipo de Pagamento:
Ao marcar essa opção, o tipo de pagamento dos lançamentos financeiros será atualizado conforme a ocorrência bancária. Com essa opção desmarcada, serão atualizados somente os registros cuja ocorrência estiver selecionada para Não Liquidar e possuírem Tipo de Pagamento informado.
Para mais instruções, consulte a FAQ Como atualizar tipo de pagamento em lançamentos financeiros através do Retorno de Cobrança?.

Bloquear liquidação em outra Unidade de Negócio:
Bloqueia liquidação se a Unidade Negócio de Liquidação (configuração GF - GE - 547 - Unidade de negócio para liquidações) for diferente da Unidade de Negócio do lançamento original.
Lista as liquidações de outras Unidades de Negócio como Divergências e impedirá a liquidação do título.
Esta opção só é disponível quando a configuração GF - GE - 547 - Unidade de negócio para liquidações estiver como "Padrão" e a Unidade de Negócio que será validada é a informada na configuração GE - AM - 21 - Unidade de negócio padrão.

Não efetuar liquidação se valor pago menor que o saldo:
Não liquidar lançamentos onde o Valor Pago no retorno for menos que o saldo do lançamento.
Quando marcada esta opção a rotina trata liquidações menores que o valor do lançamento como inconsistências, não fazendo a liquidação do titulo.

Gerar Lançamentos de Adiantamento:
Gerar adiantamento se Data Pagamento ocorrer antes da data de controle.
Com esta opção marcada, se a data de pagamento do lançamento lido for menor que a data de Controle selecionada, a rotina irá gerar apenas um lançamento de Entrada de Adiantamento mantendo o lançamento original em aberto.
Em conjunto com a Data Controle e o Modelo lançamento Adiantamento, são as opções habilitadas, é responsável por efetuar um novo controle sob a Data de Liquidação, caso a data de liquidação seja menor do que a data indicada no campo Data Controle o titulo não será liquidado, ao invés disso será criado um novo lançamento do Tipo Entrada/Vale Adiantamento para a respectiva empresa. Todos os demais cuidados, inclusive a liquidação do titulo contra o adiantamento, são de responsabilidade do usuário do sistema.

Data Controle:
Habilitado quando marcada a opção Gerar Lançamentos de Adiantamento. Para explicações, consulte a explicação nesta mesma seção, no campo Gerar Lançamentos de Adiantamento.
É possível optar por:

  • 1.Vencimento
  • 2.Vencimento Original
  • 3.Usrlanc2 (utilizado em customizações)

Modelo lançamento Adiantamento
Habilitado quando marcada a opção Gerar Lançamentos de Adiantamento. Para explicações, consulte a explicação nesta mesma seção, no campo Gerar Lançamentos de Adiantamento.

Espécie de documento:

Guia Complemento


CNAB Retorno Cobrança


Grupo Carteira Descontada

Portador:

Não contabilizar juros e desconto nas liquidações:

Grupo Custo Administrativo

Para mais instruções, consulte a FAQ Como gerar a cobrança de Custo Administrativo na remessa de cobrança configurável, bem como processar o seu retorno?.

Histórico:

Conta Financeira:

Botões

Botão alterar Modelo EDI:

Modelos de Relatório



E após, através do botão <Editar>, localizado ao lado do campo 'Código EDI', na tela de seleção de modelos de relatórios.

É possível listar a movimentação de um arquivo de retorno de cobrança bancária no mesmo momento do processamento do retorno bancário no Cigam.

Para isso é necessário configurar o relatório personalizado no botão "ALTERAR MODELO" e selecionar tipo de retorno "Ambos".

CNAB 400 - Retorno Personalizado

Botão alterar Modelo Rel.:

Botão Confirma:

Botão Cancelar:

Lançamentos que contenham retenção de imposto (PIS/COFINS/CSLL) no arquivo de retorno

Foi aperfeiçoada a rotina de retorno de cobrança bancária para atender a questão das Retenções de impostos (PIS/COFINS/CSLL) da Nota Fiscal de Saída atendendo as necessidades de negócio e facilitando processo de trabalho do dia a dia.

Com isso é possível dar autonomia ao usuário em decidir qual melhor forma utilizar a funcionalidade no Retorno de Cobrança Bancária para o processo de retenções de impostos, podendo visualizar em uma tela interativa as Notas Fiscais e os Lançamentos Financeiros que contenham retenção, desta forma facilita a visualização antes de efetuar o retorno bancário e executar o controle das Notas que possuem retenção de impostos.

Através do botão ‘Detalhes’ é possível verificar qual Nota Fiscal o Lançamento se refere.

Lançamentos sujeitos a Retenção



Nesta tela é possível selecionar quais impostos deseja marcar ou desmarcar, bem como efetuar a liquidação parcial dos impostos selecionando as duas opções:

CNAB 400 - Retorno Personalizado



cigam



2 - Zerar o desconto e liquidar a retenção: O valor de desconto será zerado e liquidará toda retenção do lançamento selecionado, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registros não conferidos’, fará o mesmo para todos registros não conferidos cujo o valor do desconto é igual ao da retenção.

Cigam



3 - Liquidar com desconto e zerar a retenção: O valor da retenção será zerado e aplicará o valor total de desconto na liquidação, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registros não conferidos’, fará o mesmo para todos registros não conferidos cujo o valor do desconto é igual ao da retenção.

Cigam



4 - Liquidar sem desconto e zerar a retenção:' O valor da retenção será zerado, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registros não conferidos’, fará o mesmo para todos registros não conferidos cujo o valor do desconto é zero.

Cigam



5 - Liquidar sem desconto e zerar a retenção: Exibirá a tela para ajuste manual do valor de retenção e permitirá alteração do valor de desconto do registro selecionado, caso marcado também a opção ‘Replicar para todos os registro não conferidos’, habilitará também o botão ‘Retenção’ da tela anterior.

Padrão de Relatório

Quase todos os campos estão nos padrões de relatório.

Manuais Referenciados