Como funciona a Curva ABC de materiais?

De CIGAM WIKI
Revisão de 16h53min de 18 de janeiro de 2024 por Oseias.rodrigues (discussão | contribs)

FAQ_CIGAM > FAQ_Suprimentos > Gestão de Materiais > Como funciona a Curva ABC de materiais?

Introdução

A Curva ABC de Materiais é um método de análise que envolve a categorização de itens com base em seu valor. É comumente utilizado no controle de estoque, embora tenha outras aplicações. Na prática, a Curva ABC ajuda as empresas a identificarem os produtos mais valiosos (em relação à demanda dos clientes).

A Curva ABC funciona assumindo que nem todos os itens do estoque de uma empresa possuem o mesmo valor. Alguns custam mais para comprar, já outros são vendidos mais frequentemente. Com a Curva ABC, é possível realizar uma análise detalhada, que classifica todos os itens do estoque em ordem de valor ou quantidade, de modo que você possa priorizar o que é mais importante.

O princípio básico ao aplicar a Curva ABC é o seguinte: a empresa precisa entender a demanda do cliente para estabelecer se um determinado produto será efetivamente comprado. Assim, reduz-se as chances de estoque encalhado e de prejuízos para a empresa.

A Curva ABC classifica itens do estoque de uma empresa de acordo com o seu "peso" (que é composto de vários critérios, como demanda, quantidade movimentada, custo e risco). Com esses dados em mãos, os responsáveis pelo setor podem agrupar os itens em diferentes classes (chamadas de A, B e C, respectivamente).


Faq curva ABC 001.png



Faq curva ABC 002.png



Faq curva ABC 003.png



Faq curva ABC 004.png



Faq curva ABC 005.png



Faq curva ABC 006.png



Faq curva ABC 007.png



Faq curva ABC 008.png



Faq curva ABC 009.png