Tabela Auxiliar (Temporária)

De CIGAM WIKI


Voltar
BI > BI Desenvolvedor > GDI > Tabela Auxiliar (Temporária)

O BI permite criar tabelas que serão usadas como tabelas auxiliares por usuário ou usuário e dashboard ou apenas por dashboard.

Essas tabelas terão um NomeBD especial, para que o BI possa identificá-las como auxiliares, dessa forma ela deve seguir a regra de iniciar e terminar com $.

A tabela também poderá conter os parâmetros {U} e {D}, onde o {U} representa o usuário logado e o {D} o dashboard que iniciou a utilização da tabela.

Exemplo:

No GDI foi criada uma tabela de fatos por usuário e dashboard.

TempBI

Foi criada uma tarefa com dois passos, sendo que o primeiro executa um truncate na tabela, que é a forma mais rápida de excluir os registros, enquanto o outro passo executa um passo que preenche novamente a tabela.

TempBI2

O passo Limpar Tabela foi configurado como ScriptSQL.

Para facilitar o uso das tabelas auxiliares, o passo de ScriptSQL listará todas as tabelas auxiliares disponíveis na conexão de destino.

O passo de ScriptSQL também mostrará uma função para traduzir o nome da Sequence utilizada pela tabela, mas isso apenas para Oracle, pois o SQL Server não possui sequence.

TempBI3

O segundo passo é do tipo Consulta e ela salva o resultado na tabela auxiliar, pois ela aparece para todo o BI como uma tabela normal.

TempBI4

Para concluir o exemplo, foi criado um dashboard que utiliza a tarefa mostrada acima como uma tarefa inicial.

TempBI5

No dashboard foram incluídas as dimensões e métricas da tabela auxiliar.

TempBI6

Ao abrir o dashboard, a tarefa inicial será executada e receberá a código do dashboard que a executou.

Com as informações do dashboard e do usuário logado, o BI fará a verificação das tabelas envolvidas nos comandos que serão executados no banco de dados e caso seja encontrada alguma tabela com $ no início e fim do seu nome, o BI criará a tabela no banco de dados com o nome correto, substituindo o {U} e {D}, pelo código do usuário logado e pelo dashboard que iniciou a ação.

Após a execução da tarefa, os itens do dashboard serão carregados e novamente a verificação será feita.

Olhando a cláusula da gerada, podemos ver o novo nome da tabela.

Observação: O nome real da tabela iniciará sempre com C8AUX.

TempBI7

Como o nome da Tabela Especial é criado antes dela ser efetivamente utilizada, o usuário não sabe qual o nome que ela terá, tornando ruim muitas vezes conferir os registros no banco de dados.

Desse forma, foi adicionado um novo grid na aba dados dentro da tabela de fatos no GDI para mostrar as tabelas criadas e então permitir mostrar os dados. Esse Grid só é visível para as tabelas especiais.

Quando a aba Dados é selecionada, o BI dispara a execução da consulta da tabela de acordo com a tabela selecionada no grid de tabelas especiais.

TempBI8