LF EFD - PIS/COFINS
Fiscal > Escrita Fiscal > Relatório >
Operacionais >
Apurações >
PIS/CONFINS/CSLL >
EFD - PIS/COFINS
Índice
- 1 EFD - PIS/COFINS
- 1.1 Guia Filtros
- 1.2 Guia Configurações
- 1.3 Guia Tributações
- 1.4 Guia Registros
- 2 Botões
EFD - PIS/COFINS
Rotina para emitir o relatório de Apuração PIS/COFINS, e criar os resumos de apuração para o fechamento mensal de PIS/COFINS e CPRB.
Guia Filtros
Tipo da apuração: define o tipo de relatório que será gerado. O usuário poderá optar pelas opções “Fechamento Mensal” e “Simples Conferência”.
Quando utilizada a opção Fechamento Mensal quando os valores apurados já estiverem conferidos, pois ao gerar a Apuração EFD Contribuição serão criados resumos de apurações com os valores de créditos do período atual e períodos anteriores caso não tenham sido usado no período vigente.
Quando estiver selecionado para gerar o Bloco P, será gerado resumo de apuração referente o valor de CPRB.
Já quando utilizada a opção Simples Conferência a rotina apenas emite o relatório apenas para conferência de valore e registros.
Data: informe o mês e o ano que o usuário deseja filtrar as informações referentes às Notas Fiscais de Entrada e as Notas Fiscais de Saída referente ao Fechamento Mensal.
Caso o usuário selecione a opção para gerar a Simples Conferência, o programa habilita os campos Data para que possa ser informado um intervalo de tempo menor do que um mês.
Unidade de Negócio Matriz: Informe o código da Unidade de Negócio Matriz (raiz de CNPJ com “0001”) a qual se deseja filtrar as informações referentes às Notas Fiscais de Entrada e às Notas Fiscais de Saída. No caso de quando desejar consolidar as informações de mais de uma Unidade deverá selecioná-las na tela de seleção apresentada quando confirmada (botão ‘Confirmar’) a execução do relatório.
Empresa: informe o intervalo de Empresas a serem consideradas.
Tipo de Operação: informe o intervalo de Tipos de Operação a serem considerados.
Natureza da Pessoa Jurídica: Informe a natureza da pessoa jurídica a ser considerada para a seleção das Unidades de Negócio (ex: SCP).
Situação Especial: informe caso o Contribuinte esteja enquadrado em alguma situação especial (ex: Incorporação).
Tipo Nota: selecione o tipo de notas fiscais que serão consideradas (Entradas, Saídas ou Ambas).
Data para saldo PIS/COFINS: informe a data a ser considerada para atualizar o saldo Credor conforme o imposto apurado. Este saldo poderá ser utilizado para a apuração do imposto do próximo período. Esse campo fica desabilitado quando Tipo Apuração estiver como “Simples Conferência”, pois neste caso não deve atualizar o saldo credor nos resumos de apuração.
Data para saldo de Incorporação: informe a data a ser considerada para atualizar o saldo de Incorporação conforme o imposto apurado. Este saldo poderá será utilizado para a apuração do imposto no próprio período ou no período seguinte, conforme a data em que houve a Incorporação.
Guia Configurações
Grupo Itens
Gerar número sequencial do item contínuo: caso este campo esteja selecionado o sistema considera a numeração sequencial contínua para os itens da Nota Fiscal, mesmo se houver mais de uma CFOP na mesma. Não sendo selecionado é iniciada uma nova sequência de itens a cada CFOP de uma mesma Nota Fiscal.
Grupo Relatório
Modelo relatório: Selecione o tipo de impressão (Caracter ou Personalizado).
OBS: Caracter: Arquivo.txt ou Personalizado: Modelo Merge, que deve ser construído através das variáveis merges. Algumas páginas abaixo são apresentadas mais informações sobre está opção.
Imprimir relatório analítico: selecione está opção para gerar o relatório analítico que irá conter todas as notas fiscais que foram consideradas na apuração.
Imprimir itens das notas fiscais: selecione está opção para gerar os itens das notas fiscais que forem consideradas no relatório analítico. OBS: Opção é habilitada somente quando a opção “() Imprimir relatório analítico” estiver marcada.
Imprimir Detalhamento Bloco M: selecione esta opção para gerar o relatório com os registros “M” e suas respectivas notas fiscais.
Imprimir Detalhamento Bloco P: selecione esta opção para gerar o relatório com os registros “P” e suas respectivas notas fiscais.
Guia Tributações
Grupo Bloco p - Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB)
Obrigatoriedade:
Não Gerar: quando selecionado não gera os registros referente ao Bloco P.
1 Gerar somente o Bloco P: quando selecionado gera os registros do bloco P e os demais Blocos gera sem informações.
2 Gerar Bloco P e demais Blocos (A, C, D e F): quando selecionado gera os registros do bloco P e dos demais Blocos.
Diminuir devoluções de venda da Receita Bruta: quando marcada serão consideradas todas devoluções de venda (independente se for faturada ou não).
Conta Analítica P100: neste campo poderá ser informada a conta que será gerada no campo referente ao Código da Conta Analítica Contábil do registro P100. Este valor pode ser digitado manualmente (digitando também o “.” que compõem a conta correspondente) ou selecionado através de “F5”. Caso seja digitado manualmente um valor que não esteja cadastrado, o sistema emitirá uma mensagem indicando que a conta informada não é válida.
Grupo Forma de tributação
Regime tributário:
1 Lucro Real
2 Lucro Presumido ou Arbitrado
Critério de escrituração:
“1 Caixa consolidado", "2 Competência consolidado" e "9 Competência detalhado".
1 Caixa consolidado = gera os registros ’F500 - Contribuição retida na fonte consolidação das operações da pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido – incidência do PIS/PASEP e da COFINS pelo regime de caixa’, ‘F510- Consolidação das operações da pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido – incidência do PIS/PASEP e da COFINS pelo regime de caixa (apuração da contribuição por unidade de medida de produto – alíquota em reais)’, ‘F525 - Composição da receita escriturada no período – detalhamento da receita recebida pelo regime de caixa’ e ‘1900 - Consolidação dos documentos emitidos no período por pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido – regime de caixa ou de competência ’;
2 Competência consolidado = gera os registros ‘F550 - Consolidação das operações da pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido – incidência do PIS/PASEP e da COFINS pelo regime de competência’, ‘F560 - Consolidação das operações da pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido – incidência do PIS/PASEP e da COFINS pelo regime de competência (apuração da contribuição por unidade de medida de produto – alíquota em reais)’ e ‘1900’;
9 Competência detalhado = gera os registros dos Blocos “A”, “C”, “D” e “F” somente das Notas Fiscais de Saída (Receitas) com contribuição do PIS/COFINS.
Nas três opções realiza a apuração no Bloco M nos registros M200, M210, M600 e M610 para PIS e COFINS, respectivamente.
Guia Registros
Guia 0100/0110
Grupo 0100 Dados do Contabilista
Preencher os dados para serem consideradas no registro 0100.
Guia 0111
Grupo 0111- Tabela de Receita Bruta Mensal para fins de Rateio de Crédito comuns
Preencher os dados para serem consideradas no registro 0111.
Guia 0200/208
Grupo 0200 - Identificação dos Itens
Preencher os dados para serem consideradas no registro 0200.
Grupo 0208 Código de Grupos por Marca Comercial - Bebidas
Preencher os dados para serem consideradas no registro 0208.
Guia C010/C170/D600
Grupo C010 Identificação do Estabelecimento
Preencher os dados para serem consideradas no registro C010.
Grupo C170 Itens do Documento
Preencher os dados para serem consideradas no registro C170.
Grupo Registro D600 - Consolidação da Prestação de Serviços de Comunicação e de Telecomunicação
Preencher os dados para serem consideradas no registro D600.
Guia F100
Preencher os dados para serem consideradas no registro F100.
Guia F150
Grupo Registro F150 - Crédito Presumido sobre o Estoque de Abertura
Preencher os dados para serem consideradas no registro F150.
Guia F200
Grupo Registro F200 - Operações da Atividade Imobiliária - Unidade Imobiliária Vendida
Preencher os dados para serem consideradas no registro F200.
Guia F525
Grupo Registro F525 - Detalhamento da Receita recebida pelo Regime de Caixa
Preencher os dados para serem consideradas no registro F525.
Grupo Registros F500/F525
Guia F600/M100/M410/M810
Grupo F600 Contribuição Retida na Fonte
Preencher os dados para serem consideradas no registro F600.
Grupo M100 Crédito de PIS/PASEP relativo ao Período
Preencher os dados para serem consideradas no registro M100.
Grupo M410/M810 - Detalhamento das Receitas Isentas
Preencher os dados para serem consideradas no registro M410, M810.
Guia M211/M350/M611
Quando o ‘Tipo de apuração’ utilizado for ‘Fechamento Mensal’ e houverem Guias a serem geradas (imposto a pagar) ao concluir a geração do arquivo será aberta uma tela onde serão informados dados para a geração da (s) Guia (s).
A ‘Data de Vencimento Guia’, será de acordo com o informado no campo ‘Dia Vencimento’ do cadastro do imposto informado.
As opções ‘Conforme Município’ e ‘Último Dia’ não são tratadas, e se utilizadas farão com que a data fique com o último dia do mês que está em fechamento. Esta data também pode ser editada.
Guia Bloco 1
Botões
Botão Confirmar: ao clicar nesse botão é disparado o evento para o próximo registro,
quando não constar próximo registro, entrará em modo criar, salvando o registro.
Botão Cancelar: ao clicar nesse botão, é disparado o evento de cancelar, saindo da tela de registros sem salvar informações.