LF CSLL/IRPJ Lucro Presumido

De CIGAM WIKI

Fiscal > Escrita Fiscal > Relatório > Legais > Apurações > CSLL/IRPJ Lucro Presumido

CSLL/IRPJ Lucro Presumido

Relatório de apuração de IRPJ e CSLL para Lucro Presumido. O relatório é em formato personalizado e imprime as informações referentes ao regime de Competência contendo as Notas Fiscais que possuírem um Tipo de Operação que possua atividade de Lucro Presumido (parametrizar o Tipo de Operação através do botão ‘Configurações’, guia ‘Lucro Presumido’). Este relatório também pode ser impresso pelo regime de Caixa contendo os recebimentos dos pagamentos das Notas Fiscais de Saída que possuem estes impostos.

Na tela do relatório para o regime de Competência deve ser informado o valor total de Receitas Financeiras do período e os percentuais de IRPJ e CSLL sobre a receita financeira. Também deve ser informado o valor limite de IRPJ para cálculo do valor de IRPJ excedente aplicando o percentual informado na tela. Já para o regime de Caixa poderão ser consideradas também as informações referentes ao PIS e COFINS.

O Contribuinte poderá decidir em apurar os valores pelo regime de Competência (emissão das notas fiscais de saída) ou pelo regime de Caixa (recebimentos dos pagamentos das notas fiscais de saída) selecionando através do campo ‘Critério de escrituração’ da tela.

Guia Filtros

Apuração - CSLL/IRPJ Lucro Presumido - Competência

Unidade de Negócio: neste campo/filtro informe a unidade de negócio. Pode-se utilizar o recurso de zoom(F5) para busca deste campo/filtro.

Período: Informar o período das movimentações para a geração do relatório.

Série:neste campo/filtro informe a série da nota a ser gerada no relatório. Pode-se utilizar o recurso de zoom(F5) para busca deste campo/filtro.

Nota Fiscal: informe o número da Nota Fiscal para ser gerada no relatório. Pode-se utilizar o recurso de zoom(F5) para busca deste campo/filtro.

Cliente: neste campo/filtro informe o código da empresa/cliente. Pode-se utilizar o recurso de zoom(F5) para busca deste campo/filtro.

Tipo de Operação: neste campo/filtro informe o tipo de operação. Pode-se utilizar o recurso de zoom(F5) para busca deste campo/filtro.

TG de Portador: neste campo informe a TG de Portador.

Guia Configurações

Apuração - CSLL/IRPJ Lucro Presumido - Competência

Tipo de Relatório: Analítico: Será apresentado relatório com os valores por nota fiscal.
Sintético: Será apresentado o resumo dos valores, é habilitado somente para escrituração por Competência.

Limite para cálculo de valor adicional de IRPJ no Trimestre: informar o valor para limite da base de cálculo de valor adicional para calcular o valor do Adicional de Imposto de Renda.
Quando o valor apurado do lucro presumido ultrapassar esse limite, será considerada a diferença para base de cálculo do valor adicional do IRPJ no trimestre.

Alíquota de IRPJ sobre o excesso: informar percentual para calcular o valor adicional do IRPJ no trimestre

Receitas Financeiras e outros ganhos de capital: informar o valor das receitas financeiras e outros ganhos de capital.

Alíquota de IRPJ sobre Receitas Financeiras e outros ganhos: informar percentual para calcular o valor de IRPJ sobre Receitas Financeiras e outros ganhos de capital.

Alíquota de CSLL sobre Receitas Financeiras e outros ganhos: informar percentual para calcular o valor de CSLL sobre Receitas Financeiras e outros ganhos de capital.

Desconsiderar Receitas Financeiras sobre IRPJ: ao selecionar essa opção, serão desconsiderados os valores das Receitas Financeiras sobre o cálculo do valor do IRPJ.

Gravar resumo de apuração: ao selecionar essa opção, serão gerados resumos de operações onde na ‘Espécie fiscal’ o ‘Imposto’ é igual a “9 Lucro presumido”. Com esta opção marcada e havendo Imposto a Recolher, será apresentado as telas abaixo:

Guias


Guias



Imposto: é obrigatório o preenchimento deste campo, o mesmo estará cadastrado nos Impostos e Contribuições.
Código da Receita: é a combinação da Natureza de Rendimento e Código da Variação informados no cadastro do imposto em Impostos e Contribuições, o mesmo também pode ser informado manualmente, seu preenchimento é obrigatório.
Modelo de Lançamento: esta informação é trazida do cadastro de Impostos e Contribuições, seu preenchimento é obrigatório e nele conterá informações para a criação de lançamento financeiro referente ao valor da Guia de Recolhimento criada.
Valor: corresponde ao valor que será criada a Guia de Recolhimento. A Guia de Recolhimento poderá ser consultada no cadastro de Guias (Fiscal/Escrita Fiscal/Movimentos).
Abater devoluções: ao selecionar essa opção, serão consideradas as devoluções das notas fiscais de saída com o objetivo de abater o valor apurado dos impostos.

Receita Bruta a ser considerada nas Devoluções: esta opção ficará habilitada quando o checkbox "Abater devoluções" estiver marcado.
Venda: as notas fiscais de devolução serão impressas com os valores de sua respectiva nota fiscal de origem (devolvida). Devolução: as notas fiscais de devolução serão impressas com seus próprios valores, limitando aos valores da nota fiscal de origem (devolvida).

Data resumo apuração: informar a data do resumo de apuração (último dia do mês).

Espécie Fiscal para IRPJ sobre Receita Financeira: informar a ‘Espécie fiscal’ com o campo ‘Imposto’ igual a “9 Lucro presumido”.
Somente irá gerar resumo de apuração se houver valor de “Receitas Financeiras e outros ganhos de capital” e “Alíquota de IRPJ sobre Receitas Financeiras e outros ganhos”, ambos informados na tela.

Espécie Fiscal para CSLL sobre Receita Financeira: informar a ‘Espécie fiscal’ com o campo ‘Imposto’ igual a “9 Lucro presumido”.
Somente irá gerar resumo de apuração se houver valor de “Receitas Financeiras e outros ganhos de capital” e “Alíquota de CSLL sobre Receitas Financeiras e outros ganhos”, ambos informados na tela.

Espécie Fiscal para valor adicional de IRPJ: informar a ‘Espécie fiscal’ com o campo ‘Imposto’ igual a “9 Lucro presumido”.
Somente irá gerar resumo de apuração se houver valor de “Limite para cálculo de valor adicional de IRPJ no Trimestre” e “Alíquota de IRPJ sobre o excesso”, ambos informados na tela.

Valor já retido de IR, a ser abatido na apuração: Informar o valor já retido de Imposto de Renda, o qual será utilizado para abatimento dos valores na apuração do imposto.
Se tratando de Escrituração por Caixa, será disponibilizado uma aba “PIS/COFINS” e um botão “Alterar Modelo”.

Guia PIS/COFINS

Apuração CSLL/IRPJ Lucro Presumido - Caixa

Outros documentos de saída com impostos destacados: Selecionar esta opção para que sejam considerados os lançamentos financeiros referentes às notas fiscais de saída que possuam o campo 'Listar Livros' (NOTA FISCAL) igual a "Nenhum", mesmo que existam valores dos impostos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL.

Outros documentos de entrada (devolução) com impostos destacados: Selecionar esta opção para que sejam considerados os lançamentos financeiros referentes às notas fiscais de entrada de devolução que possuam o campo 'Listar Livros' (ENTRADA) igual a "Nenhum", mesmo que existam valores dos impostos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL. Esta opção somente está disponível quando marcado o campo 'Abater devoluções'.

Espécie Fiscal para PIS sobre os recebimentos: Informar a ‘Espécie fiscal’ com o campo ‘Imposto’ igual a "9 Lucro presumido". Somente será gerado o resumo de apuração caso houver o Valor PIS (MOVIMENTO X IMPOSTOS - MOVIMENTO) maior do que zero calculado através do valor recebido dos pagamentos das parcelas das notas fiscais de saída e abatidas as devoluções aplicando o respectivo Percentual PIS (MOVIMENTO) obtido das mesmas. Este campo somente está disponível quando marcadas as opções 'Gravar resumo de apuração' e 'Considerar PIS e COFINS na apuração', ambos informados na tela.

Espécie Fiscal para COFINS sobre os recebimentos: Informar a ‘Espécie fiscal’ com o campo ‘Imposto’ igual a "9 Lucro presumido". Somente será gerado o resumo de apuração caso houver o Valor COFINS (MOVIMENTO X IMPOSTOS - MOVIMENTO) maior do que zero calculado através do valor recebido dos pagamentos das parcelas das notas fiscais de saída e abatidas as devoluções aplicando o respectivo Percentual COFINS (MOVIMENTO) obtido das mesmas. Este campo somente está disponível quando marcadas as opções 'Gravar resumo de apuração' e 'Considerar PIS e COFINS na apuração', ambos informados na tela.

Espécie Fiscal para IRPJ sobre os recebimentos: Informar a ‘Espécie fiscal’ com o campo ‘Imposto’ igual a "9 Lucro presumido". Somente será gerado o resumo de apuração caso houver o Valor IRRF (MOVIMENTO X IMPOSTOS - MOVIMENTO) maior do que zero calculado através do valor recebido dos pagamentos das parcelas das notas fiscais de saída e abatidas as devoluções aplicando o respectivo Percentual IRRF (MOVIMENTO) obtido das mesmas. Este campo somente está disponível quando marcada a opção 'Gravar resumo de apuração', que é informada na tela.

Espécie Fiscal para CSLL sobre os recebimentos: Informar a ‘Espécie fiscal’ com o campo ‘Imposto’ igual a "9 Lucro presumido". Somente será gerado o resumo de apuração caso houver o Valor CSLL Retencao (MOVIMENTO X IMPOSTOS - MOVIMENTO) maior do que zero calculado através do valor recebido dos pagamentos das parcelas das notas fiscais de saída e abatidas as devoluções aplicando o respectivo Percentual CSLL Retencao (MOVIMENTO X IMPOSTOS - MOVIMENTO) obtido das mesmas. Este campo somente está disponível quando marcada a opção 'Gravar resumo de apuração', que é informada na tela.

Voltar ao início

Botões

Botão Confirmar: ao clicar nesse botão é disparado o evento para o próximo registro, quando não constar próximo registro, entrará em modo criar, salvando o registro.

Botão Cancelar: ao clicar nesse botão, é disparado o evento de cancelar, saindo da tela de registros sem salvar informações.