Introdução Faturamento/Pedido
Comercial > Faturamento/Pedido > Faturamento/Pedido
Características
• Emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Produtos/Mercadorias, Serviços e de Consumidor (NF-e, NFS-e e NFCe);
• Envio e retorno das Notas Eletrônicas em lote, bem como envio de e-mail (XML, nota e boleto) e impressão do DANFE;
• Impressão automatizada das notas fiscais e boletos em múltiplas impressoras, com opção de configuração do número de vias;
• Cadastro, pesquisa, manutenção e acompanhamento de Pedidos em seus diversos estágios, desde a etapa de orçamento até a emissão da nota fiscal de saída, tanto em uma interface desktop, quanto em uma interface web, através do Portal Representante ou Portal CRM.
• Efetivações parciais, totais e em lote de Pedidos para nota fiscal de saída na interface desktop. Na interface web, a emissão nota é restrita a efetivação total do pedido através do Portal CRM;
• Cálculo automático de todos os impostos da nota fiscal, baseado no tipo de nota, produto, NCM, origem (emitente) e destino (destinatário);
• Sugestão de preços com base em Tabelas de Preço com variação por cliente, linha de produtos, região/mercado ou tabela padrão;
• Reavaliação do preço do pedido com base no preço atual da tabela de preços;
• EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) para Pedido e Notas Fiscais;
• Controle de Lote/Validade, Grade, Número de Série e seus respectivos saldos de estoque no Pedido e Nota Fiscal;
• Gestão dos descontos aplicados no Pedido/Nota;
• Controle de Crédito e inadimplência de clientes;
• Avaliação e acompanhamento da margem de contribuição da venda, por Pedido e/ou por Item de pedido;
• Controle de saldos de Pedidos/Itens;
• Geração de previsões financeiras no Pedido;
• Cálculo da promessa de entrega dos pedidos, com base na capacidade produtiva;
• Gestão de comissões;
• Acompanhamento em tempo real dos valores faturados (contas a receber);
• Emissão de Certificado de Qualidade;
• Emissão de rótulos e etiquetas diversos referentes a nota fiscal;
• Relatórios Operacionais, Gerenciais e Legais;
• Mapas de Faturamento;
• Relatórios curva ABC;
• SIG Faturamento;
• SIG Pedidos.
Objetivos e Benefícios
No mercado globalizado de hoje, você necessita de um sistema de informação adaptável às mudanças do sistema fiscal, este deve ser capaz de atualizações dinâmicas e deve conter uma variedade de características para ampliar as necessidades do seu negócio. Esta é uma das características marcantes do CIGAM, e está fortemente caracterizada no módulo de faturamento.
• Gerenciamento e controle de Pedido de venda em todas as suas fases, desde a etapa de orçamento até o faturamento efetivo, através da emissão da nota fiscal.
• Emissão de notas fiscais de qualquer tipo, com cálculo automático de impostos baseado em regras totalmente parametrizáveis, de acordo com a legislação competente de cada ramo de negócio e Estado de origem/destino.
• Geração de informações em tempo real para o fluxo de caixa (previsto e realizado), controle de estoque (reserva e baixas de estoque), impostos a pagar bem, assim como toda preparação da movimentação para a contabilização.
• Possibilita a avaliação da margem de contribuição do Pedido diretamente no momento da venda, assim como extração de informações em diversos formatos, através de seus relatórios padrões, relatórios personalizados e BI.
Diferenciais
• Gerenciadores de NF-e e NFS-e: Estes gerenciadores tem por finalidade prover ao usuário um controle centralizado (em uma única tela) de todas as operações necessárias à NFe e NFSe. Neles estão todas as notas enviadas à Sefaz e às prefeituras, com seus respectivos DANFE´s, XML´s, Status, dentre outras informações importantes para a gestão de notas eletrônicas. Também é possível enviar, cancelar, retornar, inutilizar, (individual e/ou em lote), imprimir DANFE´s e consultar as mesmas junto à Sefaz/Prefeitura. No Gerenciador é possível realizar a Consulta ao Contribuinte, a qual consiste em um acesso online a base de dados da Sefaz de origem do cliente, realizando o comparativo dos dados cadastrais junto à secretaria da fazenda com os dados do sistema, possibilitando ajuste automático das informações diretamente no CIGAM. Esta consulta evita a emissão de notas para contribuintes que se encontram com alguma pendência junto a Sefaz. O Gerenciador, assim como a nota fiscal, efetua testes de comunicação com os Webservices da Secretaria da Fazenda, a fim de identificar se o serviço de comunicação está disponível, em caso de não haver disponibilidade comunicação, o CIGAM pode entrar automaticamente em modo de Contingência, o que garantirá a continuidade de emissão das notas fiscais.
• Gerenciador de Documentos Eletrônicos: Este gerenciador centraliza todos os recursos pertinente aos documentos eletrônicos NFe e NFSe, assim como possui os recursos de efetivação de Pedidos. O objetivo desta funcionalidade é centralizar todas as funções e tarefas pertinentes ao processo de faturamento de uma empresa, no que diz respeito a pedidos e notas fiscais. Nele é possível identificar facilmente os pedidos que estão prontos para faturamento, assim como consultar as notas emitidas. Com os filtros avançados pode-se localizar e pesquisar pedidos e notas fiscais emitidas a qualquer tempo. Outro diferencial é a emissão de notas fiscais em lote, onde, com alguns cliques, o sistema gera as notas fiscais, comunica com a Sefaz, imprime os documentos e envia os devidos arquivos aos clientes, com o mínimo de intervenção do usuário.
• Emissão da NFe em modo de Contingência: O CIGAM contempla todas as modalidades de emissão em Contingência para a NFe, são elas: FS, SVC e EPEC. Com destaque para a contingência EPEC, onde o contribuinte/emitente da NFe pode decidir, por conta própria, utilizar essa modalidade em função de alguma dificuldade técnica (seja interna ou externa), dessa forma, a interrupção da emissão de notas fiscais por questões internas do sistema, é praticamente nula.
• Automação da entrada em Contingência EPEC: Esse recurso elimina toda a intervenção manual, tanto na ativação, quanto na desativação da emissão da NFe em contingência EPEC, deixando cada vez mais fluído o processo de faturamento. Com essa funcionalidade é possível automatizar a entrada e saída em contingência EPEC. Dessa forma, ao identificar instabilidade de comunicação com a Sefaz, o CIGAM, automaticamente, inicia a emissão em contingência EPEC. Além disso, envia um e-mail e/ou cria um alerta avisando as pessoas responsáveis pelo setor. Da mesma forma, o CIGAM identifica que a instabilidade cessou e, automaticamente, retorna à emissão normal sem nenhuma intervenção manual.
• Emissão de Carta de Correção Eletrônica - CC-e: O CIGAM possibilita a criação do Evento da Carta de Correção, para todos os casos em que é necessário e possível ajustar informações em uma NFe confirmada na Sefaz. É mantido o histórico da informação original, bem como registrada a nova informação, para ser enviada/entregue junto ao SPED.
• NFSe - Nota Fiscal de Serviço Configurável: para atender as diversidades e particularidades de cada município da União, no que diz respeito a Nota Fiscal de Serviço (NFSe), o CIGAM possui a funcionalidade 'NFSe Configurável'. Este recurso permite que sejam parametrizados no CIGAM o layout da NFSe de qualquer município, o que flexibiliza a emissão da nota fiscal de serviço, independentemente da prefeitura, minimizando a necessidade de desenvolvimentos específicos para um único município. Com a NFSe Configurável o próprio consultor parametriza a emissão da NFSe conforme o layout do município/provedor, dispensando, na maioria das vezes, o envolvimento da equipe de desenvolvimento.
• Envio automatizado da Nota de Serviço: é sabido da limitação técnica dos municípios quanto a agilidade na emissão da nota fiscal de serviço, o que, por vezes, obriga o contribuinte a ter que enviar e retornar suas notas uma a uma, sendo que existem casos em que o retorno/confirmação ocorre horas após o envio. Para apoiar nesse processo, o CIGAM possui ‘Gerenciador de Processos’, no qual podemos automatizar processos que até então são executados de forma manual no sistema, como exemplo, o envio da Nota Fiscal de Serviços. Assim a NFSe pode ser envida de forma automatizada aos respectivos provedores das prefeituras que possuem integração via Web Service.
• Regra Fiscal: A Regra Fiscal possibilita a parametrização prévia no sistema das regras de cálculo e incidências dos impostos para todos os tipos de notas fiscais emitidas pela organização, de acordo com a legislação competente a cada ramo de negócio, empresa e/ou Estado. Com isso, no momento do cadastro do Pedido e/ou da Nota Fiscal o próprio sistema identifica e aplica automaticamente a CFOP e a tributação correta e necessária à cada tido de venda, assim, a intervenção humana no que diz respeito à tributação da venda é praticamente nula.
• Pesquisa dinâmica de Pedidos e Notas Fiscais: um formado de extração de dados ágil e contemporâneo é a tela de pesquisa dinâmica, de Pedidos e Notas Fiscais. Essa funcionalidade possibilita a visualização dos registros em uma tela de pesquisa, a qual, pode ser extraída para uma planilha eletrônica, com a tecnologia OLAP - Processamento Analítico On-Line, nativa do CIGAM. Com ela o usuário pode criar e manipular diversas visões de seus dados, conforme a necessidade do momento.
• Impressão automatizada de documentos: Esta funcionalidade possibilita a impressão do DANFE, Boleto e Mapa de Separação em múltiplas vias e em impressoras diferentes, inclusive com opção de ordenação das vias impressas, conforme o tipo de documento.
• Fluxo do Pedido: No CIGAM o fluxo, ou ciclo de vida de um pedido é gerido através do cadastro de 'Controle', ou seja, é o 'Controle’ do pedido que identifica em qual fase (etapa/status) ele se encontra. Esse cadastro é totalmente flexível, podendo o próprio cliente definir sua nomenclatura, cores e notificações que que cada controle/fase irá realizar. A cada troca de Controle (mudança de status/fase) o CIGAM pode executar alguma ação de notificação, por exemplo: envio de e-mail a um ou mais destinatários informando que o pedido mudou de status, da mesma forma, pode criar um 'Alerta' no sistema para determinado usuário, o qual, por exemplo, deverá dar sequência ao fluxo do pedido.
• Tabela de Preços: A gestão do preço de venda deve ser algo dinâmico e preciso. Com base nessas premissas, o CIGAM possibilita o uso de várias regras para o cadastro de Tabelas de Preços, as quais podem variar por cliente, produto, Estado, condição de pagamento, quantidades, dentre outras. Da mesma forma é possível controlar uma data de validade para o preço, o que proporciona a criação de preços promocionais, válidos por um tempo determinado. Assim, o preço no pedido ou nota fiscal é sugerido conforme regras previamente parametrizadas.
• Portal Representante: é a funcionalidade indicada para empresas que possuem uma equipe de vendas externa, a qual precisa de mobilidade na criação, pesquisa e manutenção de pedidos e cadastro de clientes. Com esse portal o representante ou vendedor externo pode acompanhar os pedidos da sua carteira de clientes através de algum dispositivo móvel com acesso à internet, como: smartfone, tablet e notebook.