Como fazer a Rotina de Sincronismo de Custo no Estratégia de Preços?

De CIGAM WIKI

FAQ_CIGAM > FAQ_Controladoria > Estratégia de Preços > Como fazer a Rotina de Sincronismo de Custo no Estratégia de Preços?

A correta parametrização tanto das Espécies de Estoque como das Regras de Preço são vitais para o correto cálculo dos custos tanto da última compra como do médio no estoque.

Observações:

Os flags da Espécies de Estoque dizendo se tratar de uma espécie de compra ou se é espécie que atualiza médio, são essenciais, pois não parametrizadas podem causar grandes distorções nos custos.

Há necessidade de termos sempre 2 regras de preço cadastradas para cada espécie de estoque (Médio e Custo última Compra), sendo que 99% das vezes, as duas regras de cada espécie devem ser idênticas.

Existe um terceiro tipo de regra, mas que não afeta o custo no estoque, trata-se da regra de preços do tipo “Aquisição Compras”.

Operações de compra do mercado interno devem ter espécie de estoque distinta das operações de importação direta pois as regras de preço neste caso são diferentes e o vínculo das regras de preço é através da espécie de estoque.

Sincronismo de Custo de Materiais

Atualiza o custo dos itens com base nas últimas movimentações de notas de compras. Esta atualização é feita através da rotina de sincronismo de custos, acessível através do menu Controladoria > Estratégia de Preços > Rotinas > Sincroniza Custos Materiais.


Custoestratégia1.png



Quanto aos filtros:

  • Base de custo: Data de validade inicial do custo a ser calculado, esta data ficará gravada na tela Material/Mercadoria como Data base (sugestão 1º dia do mês seguinte, exemplo 01/12/21).
  • Movimentos: Período de movimentação (notas de compra para custo última compra, ou movimentos de estoque para custo médio) (informar período das notas a serem importadas, exemplo 01/11/21 a 30/11/21)
  • Gerar Relatório: Ao marcar o check box, o sistema apenas faz uma pré-conferência dos itens, os quais os custos estejam com variação superior/inferior ao percentual informado no campo variação e gera relatório.

Os custos são sincronizados apenas se forem selecionados na tela seguinte e efetivados.

  • % Variação: Percentual de variação de custo a ser considerado para apresentação do novo valor a ser efetivado (se variação do custo for menor que a informada, sistema não apresenta a compra para atualização).
  • Unidade de Negócio: Unidades das compras
  • Centro de Armazenagem: CA que ocorrem as compras
  • Faixa de Grupo, Subgrupo, Fabricante ou Itens.



Custoestratégia2.png




  • Buscar preços somente de itens faturados (Última Compra) ou por datas em que tenham itens faturados (Médio): Serão apresentadas notas de compra somente de Tipos de Operação marcados como faturado.
  • Sobrescrever registros manuais: Se esta opção estiver marcada, ao gerar o custo com uma data base onde já exista algum custo manual informado, este não será sobreposto. Porém, não pode ser gerado o relatório para análise, pois desta forma, passam a valer os valores efetivados no relatório.
  • Apresentar Custo Médio no Relatório: Apresenta o custo médio da data da nota de compra.


Após preencher os dados e confirmar, o sistema apresenta todos os movimentos de NF no período informado, onde é possível conferir se incidências estão sendo tratadas da forma correta, gerando o custo final. Selecionar os itens (botão direito sobre qualquer item, Selecionar Todos) e efetivar selecionados; neste momento os custos serão gravados na tela material/mercadoria. E as incidências do custo originam da Nota de Entrada e o tratamento dessas incidências originam do cadastro de Regra de Preços no Gestão de Materiais.


Custoestratégia3.png



Serão apresentadas as notas de compra, ou qualquer movimento de estoque de entrada, onde as espécies estejam marcadas como “espécie de compra”:

  • Custo Médio – custo médio de acordo com a data final informada no período de movimentação
  • Compra – custo unitário final de acordo com a última compra efetuada no período de movimentos informado na tela anterior.
  • Atual – custo gravado na controladoria com data base igual ou anterior, mais próxima, à nova data base solicitada no relatório.
  • % Variação – variação entre custo atual e compra
  • Incidências – impostos da nota de compra que, de acordo com as regras de preços do Cigam e os tipos de custo cadastrados no Controladoria, são agregados ao valor base da compra, gerando o novo custo final.
Regras de preços -> custo médio e última compra devem estar com as mesmas regras.
  • Informações – apresenta dados referentes à compra apresentada na linha, data da compra, nº de nota, movimento de estoque.