COMUNICADO CIGAM 027/24 - Execução Paralela para consultas rápidas
Noticias > Comunicados > COMUNICADO CIGAM 027/24 - Execução Paralela para consultas rápidas
Prezados,
O recurso de Execução Paralela, um dos diferenciais do ERP CIGAM, que possibilita a realização simultânea de múltiplas tarefas, foi disponibilizado com o objetivo de viabilizar consultas rápidas em meio a uma tarefa já em andamento.
Por exemplo, enquanto o usuário está fazendo o lançamento de uma Nota Fiscal no ERP, recebe uma ligação, solicitando informações quanto a data de emissão de outra nota ou alguma informação que está em outro cadastro (de Empresas, Portadores ou Materiais). A partir da execução paralela é possível fazer a consulta sem que a pessoa que aguarda ao telefone tenha que esperar o usuário concluir a nota ou ter que cancelar tudo para recomeçar depois. Uma questão de facilidade e produtividade.
O que estamos identificando, a partir dos atendimentos prestados, é que muitos usuários começaram a utilizar o recurso para realizar cadastros ou movimentações paralelas, emitindo várias notas ao mesmo tempo, por exemplo, o que pode gerar problemas de locks e/ou até de integridade dos dados. Mesmo para a geração de relatórios, podem haver divergências, uma vez que muitos deles fazem uso de tabelas temporárias, que podem conflitar com outras que fazem parte da mesma sessão (sendo utilizado por algum das rotinas em execução paralela).
Portanto, embora o recurso de execução paralela seja uma ferramenta valiosa para ganho de produtividade, a partir da facilidade de consultas simultâneas, é essencial utilizá-la com sabedoria e discernimento. Em hipótese nenhuma deve ser utilizada para criação, modificação ou exclusão de registros, podendo acarretar em perda de consistência e integridade dos dados.
Entender o propósito do recurso é fundamental para garantir a integridade e a consistência dos dados, garantindo confiabilidade das informações, além de maximizar os benefícios que a execução paralela pode oferecer.