CGM-634: Existe um arquivo com este nome no diretório informado.
Importante: As dicas e orientações contidas neste documento referem-se a casos atendidos em Ordens de Serviço do Suporte. Portanto, são sugestões para possíveis soluções relacionadas às situações apresentadas. Podem existir casos que não sejam completamente resolvidos ao seguir as dicas desta WIKI. No entanto, a premissa para o atendimento é que, inicialmente, sejam avaliadas estas orientações.
Índice
Possíveis Causas
A mensagem indica que já existe um arquivo com este nome no diretório informado na rotina utilizada. Ou seja, no diretório de rede indicado na rotina, existe um arquivo já criado e que tem o mesmo nome.
Solução: É necessário revisar o diretório apontado ou nome que deseja dar ao arquivo que será gerado, garantindo que naquele diretório não exista um arquivo com o mesmo nome.
Nas seções seguintes, exemplo da validação realizada.
CNAB Remessa Configurável
A mensagem é apresentada quando localiza um arquivo já existente no diretório e com o mesmo nome, daquele informado no campo "Arquivo". Neste exemplo, há uma tentativa de criar um remessa cujo arquivo terá a descrição "TesteCigam.rem", no diretório "L:\Aline\Temp\":
Ao consultar o diretório de rede indicado no exemplo, que é "L:\Aline\Temp\", é possível observar que já há um arquivo com o nome "TesteCigam.rem" e é isto que o Cigam está avisando através da mensagem:
Sendo assim, revise o diretório de rede indicado no campo "Arquivo" e os arquivos que estão dentro do mesmo. Avalie se é este o diretório que deseja salvar o arquivo, bem como o nome que está escolhendo dar ao arquivo. Esta é uma validação do Windows, de que não pode haver mais de um arquivo, com o mesmo nome e um mesmo diretório.
Desejando apenas trocar o nome do arquivo a ser gerado, altere-o, como feito no exemplo:
Dicas:
Observamos casos de atendimento em que os arquivos gerados de anos anteriores estavam salvos na mesma pasta de rede, por exemplo, remessas de 2022 e de 2023 salvas na mesma pasta. Não é possível salvar o nome de uma remessa idem a um nome já utilizado, a não ser se forem em pastas diferentes. Neste caso, recomendamos que as remessas sejam movidas para pastas específicas para cada ano, ao finalizar um ano, crie uma pasta neste diretório da rede com o ano e mova as remessas deste ano para dentro da pasta, deixando a pasta livre para o ano corrente.
- Considerando o diretório desde exemplo, ficaria:
- Para criar uma pasta na rede, acessar o diretório e com botão direito na tela, clicar em "Novo > Pasta" ou "New - Folder":
- Para mover os arquivos para a nova pasta, selecione-os, em seguida clique com o botão direito do mouse "Recortar" ou "Cut", abra a pasta desejada e com botão direito do mouse "Colar" ou "Paste".
Manuais Referenciados
Demais Rotinas
Solução: Revise o diretório apontado ou nome que deseja dar ao arquivo que será gerado, garantindo que naquele diretório não exista um arquivo com o mesmo nome.