ES Painel do Valoriza Estoque

De CIGAM WIKI

Suprimentos > Gestão de Materiais > Rotinas > Operacionais > Valorizar Estoque > Painel do Valoriza Estoque

Painel Valoriza Estoque

Sobre a valorização:
A rotina de valorização do estoque é utilizada para a valorização do estoque com base no inventário, gerando ao término do processo um Inventário Oficial, isso quando não existir divergências de valores, neste caso não será permitido encerrar o inventário. O Painel de Valorização está disponível para execução somente para sistemas que utilizam o Processa Estoque 3.0 (Configuração ES - GE - 1376 - Versão para o Processa Estoque).

A valorização deverá ser feita a partir do último inventário fechado, do mês anterior ao atual. Uma valorização poderá ter várias prévias. As prévias são criadas com a situação “Aberta”, caso existam divergências, e ao ser gerado uma conferência, passam para “Em conferência”. Uma prévia poderá ser cancelada e excluída pelo usuário. Quando uma prévia não apresentar nenhuma divergência de valores com o inventário, a situação da prévia passa para “Conferida” e poderá ser realizado o fechamento da valorização, que irá gerar o inventário oficial (Fechado), já “fechando” o mesmo.

No Painel da Valorização de Estoque, ao realizar a exclusão de um registro de Valorização, o sistema irá realizar automaticamente uma avaliação dos Inventários existentes para as Unidades de Negócio pertencentes a Centralizadora para a qual a rotina foi executada. Diante disto, após a exclusão deste registro, os Inventários serão excluídos juntamente neste processo, garantindo que em uma nova execução da rotina os Inventários sejam novamente gerados a partir dos novos resultados e evitando a necessidade do usuário ter que acessar o Painel de Inventários para realizar tal função.
Para utilização do painel de valorização, antes deve ser criado o nome lógico “CGDATA” com a tradução igual a “TRANSICAO’”. Se este não for criado ao executar o painel será exibida a seguinte mensagem:

CIGAM

Cuidados ao gerar a rotina:

  • Não utilizar a rotina de valorização simultaneamente.

– Um usuário poderá bloquear os registros da tabela de movimentos;
– Um usuário pode criar ou modificar movimentos que estão sendo ou que ainda não foram processados.

  • Não efetuar movimentações e/ou alterações nos movimentos de estoque durante o processamento da valorização.

– Um usuário poderá bloquear os registros da tabela de movimentos;
– A evolução do custo médio não será íntegra.

Centralizadora

Através deste filtro, poderá ser informada a empresa centralizadora que agrupa as unidades de negócio. O agrupamento da unidade de negócio a uma centralizadora poderá ser feito através do campo "Unid. Neg. Principal" no cadastro de unidades de negócio. Neste campo, é possível definir uma Unidade de Negócio Principal, a qual fará com que a Valorização seja executada para todas as Unidades que tenham a mesma informação neste campo.
Caso tenha sido informada uma centralizadora, porém está não possua nenhuma unidade de negócio cadastrada, será emitida uma mensagem de erro ao usuário e o processamento será cancelado. Também foi implementada uma mensagem de aviso com as unidades de negócio da centralizadora que serão processadas. Cabe lembrar que se não for informado o filtro da centralizadora todas as unidades de negócio serão processadas.
Importante: Para realizar a separação de informações dos Módulos de Valorização do Estoque e Contábil, o campo 'Empresa Contábil', localizado no Cadastro de Unidades de Negócio, que definia a Centralizadora para as mesmas, passa a ser utilizado apenas para fins contábeis. Esta funcionalidade está disponível para bancos de dados Oracle e MSSQL.

Unidade de Negócio

Centralizadora versus Unidade de Negócio

• Quando não for informada uma centralizadora no filtro da rotina de processamento, todas as unidades de negócio serão processadas. Neste caso, será gerada uma prévia de inventário para cada uma das unidades de negócio existentes.
• Quando informada a centralizadora, somente os movimentos das unidades dessa centralizadora serão processados. Neste caso, será gerada uma prévia de inventário somente para cada unidade de negócio da centralizadora.

Painel de Valorização:

Painel de Valorização

Painel de Valorização a partir da versão 200203 do Cigam 11

A partir da versão acima citada o painel de valorização passa a ser exibido em um novo padrão, caso tenha necessidade de voltar a visualização anterior deve-se utilizar o nome lógico: TELA_NOVA_PAINEL_VALORIZACAO = N

Painel de Valorização

É um painel de conferência dos dados gerados e/ou atualizados durante o processamento da rotina de valorização de estoque. Pode ser usado para simples verificação, bem como para pesquisa de integridade, e também como ferramenta na localização de possíveis erros.
Na rotina Painel Valoriza Estoque, após ser gerado as previas, será possível realizar a conferência das divergências encontradas. A rotina de conferência, botão “Conferencia” do Painel Valoriza Estoque não irá corrigir os problemas encontrados, somente irá executar uma série de verificações para identificar onde estão às diferenças de valores, bem como quais são as possíveis soluções caso forem encontrados problemas pela rotina.
Como pode existir uma diferença mínima em função do arredondamento de valores, existe a configuração 'ES - GE - 2196 - No fechamento da valorização desconsiderar diferenças até' , onde deverá ser informada a diferença que pode ser desconsiderada para efeitos de valorização. Ex: Valor informado na configuração = 0,30. Quando existir uma diferença de R$ 0,30, para mais ou para menos, o item não será considerado inconsistente. Na tela desta rotina existe a coluna “Situação”, em que poderá ter as seguintes situações listadas:
Aberto – A valorização acabou de ser criada pela rotina de processamento dos movimentos de estoque. Neste momento, nenhuma conferência ou crítica foi feita ainda.
Conferência – Foi iniciada a conferência.
Concluído – Todas as conferências foram executadas, e não foram encontrados problemas. Esta situação indica que a valorização poderá ser encerrada.
Encerrado – A valorização está concluída para o mês do fechamento. Para este mês, já está emitido o inventário fechado, e não poderá ser feita qualquer alteração na movimentação.

A partir da versão 200203 passa a existir também a coluna Geração, que contará com dois sinalizadores:
Manual – Quando o fechamento for realizado pela rotina de valorização de estoque.
Automática – Quando fechamento for realizado por agendamento e rotina de valorização for gerada em batch (sem mensagens no momento do processo). Caso rotina encontre alguma divergência durante processo, será apresentada uma Lupa ao lado do campo, que quando clicada irá direcionar para tela de apresentação das divergências encontradas no processo. A geração automática somente está disponível quando a configuração 'ES - GE - 3027 - Versão da valorização de estoque' for igual a “Versão 2: cálculo otimizado, para processamento do custo dos movimentos atualizados pela valorização, através de recursos de banco de dados”.

Painel de Valorização

Ao acessar a lupa será apresentada tela de Log da Valorização para que usuário possa analisar situações encontradas:

Log da Valorização

Configurações

Existem as seguintes configurações que influenciam o funcionamento desta rotina, são elas:

ES - GE - 2195 - Exigir fechar a valorização para geração do inventário
Esta configuração define que o fechamento será feito pelo painel. Essa configuração também ativa a geração dos registros de valorização, e as prévias de inventário para conferência no painel.

ES - GE - 2196 - No fechamento da valorização desconsiderar diferenças até
Nesta configuração deve-se informar o valor aceitável no momento da apuração dos totais da valorização em comparação ao custo real. Essa faixa é considerada tanto para mais quanto para menos.

ES - GE - 2234 - TG padrão para conferência de movimentação contábil
Informa a TG com os tipos de operações para agrupar e selecionar as movimentações de estoque que foram efetuadas para o mês do fechamento. A definição desta TG requer acompanhamento a nível contábil e conhecimento de TODOS os tipos de operações usadas para TODAS as movimentações.

ES - GE - 3027 - Versão da valorização de estoque
Versão 1: cálculo realizado com algoritmo original, para processamento do custo dos movimentos atualizados pela valorização.
Versão 2: cálculo otimizado, para processamento do custo dos movimentos atualizados pela valorização, através de recursos de banco de dados.

Limites permitidos

A rotina de valorização irá alterar os movimentos de estoque em relação o preço total custo. Sendo assim, os limites permitidos devem contemplar o mês do fechamento. Quando da exclusão da valorização, além de excluir os inventários, vai automaticamente reabrir os limites, permitindo as alterações necessárias.
Caso possua mais de uma centralizadora, deve-se criar um limite de ESTOQUE para cada unidade para os usuários da base e para o usuário SQL, este é o usuário utilizado pela valorização de estoque. Assim a cada fechamento, somente serão bloqueadas as unidades de negócio pertencentes a centralizadora, caso possua somente um limite de estoque para toda a base, este será atualizado conforme valorização gerada, não permitindo a valorização de demais centralizadoras.

Limites Permitidos


Tela Valorização Estoque

Esta tela será aberta após realizado processo do botão de Nova (Nova Valorização).

Guia Filtros

Valorização Estoque

Cálculo: neste campo será exibido o parâmetro de calculo a ser utilizado na valorização de estoque. Este parâmetro é definido através da configuração 'ES - GE - 980 - Tempo a utillizar para Valorização do Estoque':

Padrão: Tempo informado no processo da OP relativo a aquele movimento de produção.

Real: Tempo informado no leitor de movimentos de produção. Campo meramente informativo nesta tela.

Centralizadora: neste campo será exibida a centralizadora definida nos filtros para gerar a rotina de nova valorização. Campo meramente informativo nesta tela.

Tipo de avaliação neste campo será exibido o tipo de fechamento escolhido nos filtros para gerar a rotina de nova valorização.Campo meramente informativo nesta tela.

Período: neste campo será exibido o período de fechamento escolhido nos filtros para gerar a rotina de nova valorização.Campo meramente informativo nesta tela.

Recriar tabela de ordenação: deve marcar esta opção caso queira que rotina recrie tabela de ordenação ao gerar valorização. Caso tenha alterado manualmente a ordenação, não deve marcar esta opção.

Manter alterações do usuário: deve marcar esta opção caso queira que rotina mantenha as alterações do usuário ao gerar valorização.

Abrir tela de ordenação: deve marcar esta opção caso queira que rotina abra tela de ordenação ao gerar valorização.

Processar em Batch: deve marcar esta opção caso queira que rotina não exiba mensagens ao gerar valorização.

Guia Parâmetros

Valorização do Estoque

Grupo Realizar Ajuste Contábil entre Remessa x Retorno

Após atualizar os movimentos de remessa e retorno, poderá ser efetuado um ajuste contábil com o valor da diferença entre ambos. Esse ajuste é um movimento nulo tendo importância somente a nível contábil.

Data para movimentos: neste campo deve informar a data para criação dos movimentos de ajuste contábil. Campo disponível somente se a opção Realizar Ajuste Contábil entre Remessa x Retorno estiver marcada.

Tipo Operação entrada: neste campo deve informar o tipo de operação de entrada para criação dos movimentos de ajuste contábil. Campo disponível somente se a opção Realizar Ajuste Contábil entre Remessa x Retorno estiver marcada.

Tipo Operação saída: neste campo deve informar o tipo de operação de saída para criação dos movimentos de ajuste contábil. Campo disponível somente se a opção Realizar Ajuste Contábil entre Remessa x Retorno estiver marcada.

Grupo Avaliar as Devoluções para fins de ajuste do preço médio

Com esta opção marcada, o sistema vai avaliar se existem movimentos de Devolução no período em que a rotina foi executada, se existir, o sistema vai criar movimentos de ajuste de preço médio para que o custo do estoque volte ao valor correto, como se nunca tivesse ocorrido o movimento que deu origem a devolução. O sistema também vai utilizar os Tipos de operação de entrada e saída de Itens em elaboração para a geração destes movimentos.

Centro de Armazenagem: este campo define o Centro de armazenagem usado para a geração do movimento de ajuste de preço médio quando for necessário à sua geração. Campo disponível somente se a opção Avaliar as Devoluções para fins de ajuste do preço médio estiver marcada.

Grupo Itens em Elaboração

Estas operações devem ser informadas para que seja criado o movimento de entrada ou saída do custo de produção de ordens de produção que foram iniciadas e não foram concluídas no mês em questão.

Tipo Operação saída: neste campo deve informar o tipo de operação de saída para criação dos movimentos de item elaboração.

Tipo Operação entrada: neste campo deve informar o tipo de operação de entrada para criação dos movimentos de item elaboração.

Grupo Filtros

Valorização de Processos por:

Opção 0: Total do cadastro de Valores de Processos

Neste método, o processamento se dará da forma atual, buscando o valor total e dividindo pela quantidade, no Cadastro de Valores de Processos.

Opção 1: Unitário do cadastro de Valores de Processos

Será considerado o valor unitário do Cadastro de Valores de Processos, informado manualmente pelo usuário, quando ainda não foi utilizada a rotina/processo que realiza o cálculo dos valores totais de cada processo/área.

Opção 2: Fechamento do mês anterior:

Será considerado o valor unitário do Cadastro de Valores de Processos para o mês anterior ao fechamento que está sendo realizado.

Opção 3: Custo do cadastro de Processos:

Irá utilizar o valor informado no campo 'Custo' do Cadastro de Processos e Recursos da Produção.

Observação: Para as opções "1" e "2", quando não for encontrado custo para a área/processo, o sistema deve buscar automaticamente do Cadastro de Processos, conforme é feito para a opção "3".

Importante: Somente com a utilização da primeira opção ("0 – Total do cadastro de Valores de Processos"), será possível realizar o fechamento da Valorização. Portanto, as outras opções tornarão a Valorização como "Simples Conferência". O acesso ao botão 'Conferência' somente se dará quando a Valorização for realizada com a opção de busca dos Custos de Processo citada acima.

Valorização de Mercado por: Nesta seleção irá definir o método que será utilizado para distribuição do valor dos insumos para o produto Pai e SubProduto.

No botão propriedades, aba movimentos, deve estar informada uma tabela de preço (compras/vendas), e nesta tabela devem estar o pai e o subproduto, ao invés de informar preço nesta tabela, deve ser informado percentual de proporção para uso do valor do insumo. Como exemplo o pai utiliza 80% o subproduto deve utilizar 20%, totalizando 100%. Caso tenha mais subprodutos em uma engenharia deve seguir a mesma lógica, a soma de todos deve dar 100%, para que no momento de valorizar, sistema saiba como dividir o total do consumo para o produto pai e subprodutos.

Importante: A tabela de preços deve ter data de criação e data dos itens no mínimo no primeiro dia do mês ou anterior a data que vai valorizar, pois deve contemplar todo o período valorizado, diferente disto o cálculo não ocorre e valor fica zero.

Opção 1: Tabela de Preços

Nesta metodologia será utilizada a distribuição conforme os percentuais informados na tabela de preço. Caso Pai tenha 80% e filho tenha 20% e insumo tenha o valor de R$ 1.000,00, produto pai ira distribuir por sua quantidade produzida R$ 800,00 reais e SubProduto irá distribuir entre sua quantidade produzida R$ 200,00 reais.

Opção 2: Tabela de preços e quantidade:

Nesta metodologia, será utilizada além do percentual da tabela de preço, sua proporção em quantidade produzida como fator de calculo. Caso Pai tenha 80% e filho tenha 20% e insumo tenha o valor de R$ 1.000,00, produto pai produza uma quantidade de 10 e SubProduto produza uma quantidade de 5, a proporção será de 88,89 % para o produto Pai (R$ 888,888888888889) e 11,11% para o SubProduto (R$ 111,111111111111). Esta proporção utiliza as seguintes fórmulas:

Produto: (valor do produto * quantidade do produto) / ((valor do produto * quantidade do produto) + (valor do subproduto *quantidade do subproduto)), montando a fórmula com o exemplo acima ficaria, (80*10)/((80*10)+(5*20)) = 800/(800+100) = 800/900 = 0,8888888888888889, transformando em percentual 0,8888888888888889 * 100 = 88,88888888888889%.

Subproduto: (valor do subproduto * quantidade do subproduto) / ((valor do produto * quantidade do produto) + (valor do subproduto *quantidade do subproduto)), montando a fórmula com o exemplo acima ficaria, (20*5)/((20*5)+(80*10)) = 100/(100+800) = 100/900 = 0,1111111111111111, transformando em percentual 0,1111111111111111 * 100 = 11,11111111111111%.

Calcular Preço Total Item da OP com Preço Total Item dos insumos: temos a opção de cálculo do Preço total Item dos movimentos de Ordens de Produção para que o somatório do Preço total item dos insumos corresponda com o Preço total Item da entrada da OP. Para que o sistema faça este cálculo foi disponibilizada a opção “Calcular Preço Total Item da OP com Preço Total Item dos insumos”, do contrário o preço total Item será calculado pelo Preço Total Custo dos movimentos.

Ordenar movimentos de entrada avulsos e de notas para o início do dia: estando marcada a opção ‘Ordenar movimentos de entrada avulsos e de notas para o início do dia’, ao gerar a valorização as notas de entrada e movimentos avulsos de entrada serão ordenados antes das saídas. As devoluções de saída que são notas de entrada e as notas de entrada de beneficiamento não serão movidas.

Guia Temporizador

Valorização estoque

Ativar Agendamento: marcando esta opção, inserindo informações de Horas, Minutos e segundos, após clicar em confirmar irá iniciar um contador para iniciar o processo de valorização.

Botões

Botão Nova: exibe uma tela de filtro, onde será informada a Centralizadora para busca das Unidades de Negócio vinculadas a ela, se deixar o campo em branco buscara todas as Unidades de Negocio.

Nova Valorização

Após preencher os campos e confirmar, será executada uma validação antes de abrir a Valorização do Estoque:
Quando informado centralizadora: Verificará a existência de inventário no Painel de Inventario no mês a ser processado para qualquer uma das unidades da centralizadora. Caso exista algum inventario gerado será cancelado o processo de valorização e exibir uma mensagem de aviso.
Quando não informado a centralizadora: Verificará a existência de inventário no Painel de Inventario no mês a ser processado, para todas. Unidades de Negócio cadastradas. Caso exista algum inventario gerado será cancelado o processo de valorização e exibir uma mensagem de aviso:

CIGAM

Se existe limite permitido do tipo ESTOQUE para o período informado na tela. Caso não possua será cancelado o processo de valorização e exibir uma mensagem de aviso.

CIGAM

Após confirmar e não for encontrada nenhuma divergência, será aberta a Tela Valorização Estoque.

Botão Conferência: executa a rotina de conferência da valorização. Após o processamento, independentemente as existências de erros, a situação será alterada para “Concluído”.

CIGAM



Painel Valorização



Caso sejam encontrados problemas ao executar a conferência, será exibida uma mensagem de erro ao usuário.

CIGAM

Pressionar ok, serão exibidos os problemas encontrados pela valorização e que impedem o fechamento.

Exibe Problemas

Após a exibição da tela de pesquisa dos erros encontrados, é sugerida ao usuário a execução de uma nova conferência, utilizando a rotina de verificação de integridade da valorização.

CIGAM

A rotina de verificação de integridade de movimentações ajuda o usuário a identificar onde está o problema que gerou a diferença.

Botão Finalizar: inicia a finalização para encerrar a valorização. Esta funcionalidade somente será executada se a valorização estiver concluída. Após a conclusão a situação da valorização será alterada para “Encerrado” caso não sejam encontrados problemas.

Painel de valorização


CIGAM


Botão Detalhamento: exibe os itens da valorização selecionada. Caso não existam diferenças será exibida tela conforme abaixo:

Detalhamento de Valorização

Caso existam diferenças será apresenta tela com diferenças:

Detalhamento da Valorização

Detalhamento e Cálculos:

Cada registro na tela de detalhamento considera apenas a totalização de um grupo do material. Os grupos listados são extraídos do montante das movimentações de estoque efetuadas no mês do fechamento.
O “Custo Total” é calculado pela diferença entre o “Inventário Atual” e “Inventário Anterior”.
O “Custo Real” e calculado pelo módulo de custos. Neste caso ao montar a valorização para o painel é executada uma rotina que possui a mesma lógica do relatório de conferência disponível no módulo de custos. A “Diferença” é calculada pela diferença entre “Custo Total” e “Custo Real”.
O “Status” é calculado através da “Diferença” em relação ao valor parametrizado na configuração 'ES - GE - 2196 - No fechamento da valorização desconsiderar diferenças até'

Botão Integridade: executa a rotina de verificações da integridade das movimentações. Detalhes da rotina devem ser verificados no Manual Verifica Integridade do Valoriza Estoque.

Botão Excluir: exclui a valorização.

CIGAM

Botão Excluídos: exibe as valorizações excluídas. Na pesquisa exibida também é possível acessar os itens da valorização através do botão Detalhamento.

Itens de valorização Excluídos