Como é o cadastro de um KIT (estrutura comercial)?

De CIGAM WIKI

FAQ_CIGAM > FAQ_Suprimentos > Gestão de Materiais > Como é o cadastro de um KIT (estrutura comercial)?

Temos como cadastrar um KIT composto por outros materiais para realizar vendas como um conjunto. A grande diferença do KIT para uma Engenharia comum é justamente a ausência do processo de produção, ou seja, as Engenharias envolvem processos e Ordens de Produção enquanto que o KIT envolve apenas os próprios materiais agrupados em sua composição.

Para outro exemplo, envolvendo o faturamento, temos a FAQ "Como realizar a Explosão de Kits Comerciais na Efetivação da Nota Fiscal?".

Como cadastrar um KIT?

Para cadastrar um KIT/Estrutura Comercial nós apenas precisamos marcar a opção na guia Dados Adicionais do material, indicando que ele é uma Estrutura Comercial, conforme imagem.


CadastroKit.png


Quando temos esta opção marcada, teremos o botão Composição para indicar quais itens compõe este nosso KIT.


CadastroKitComposição.png


Importante: Quando marcamos a opção de "Estrutua Comercial" no material, ele passa a não controlar estoque, mesmo que ele seja do Tipo "Ativo" o sistema sempre usará espécie de estoque nula nas movimentações dele, fazendo com que ele não controle quantidade nem custo. Isto porque estes controles de estoque e custo se dão pela sua composição (itens filhos).

Importante: Não devemos marcar esta opção caso o item possua saldo em estoque, pois isso pode ocasionar divergências de custo na valorização e no inventário.

Estoque dos materiais

Usando o botão Estoque no cadastro da nossa Estrutura Comercial nós vemos o estoque e valores dos materiais "filhos" dele, pois como mencionado anteriormente o KIT não controla estoque.


CadastroKitEstoque.png


Já os materiais que compõe o KIT devem ser "Ativos" para que haja o controle de estoque e custo para eles.

Configurações envolvendo KIT

Existem algumas configurações que envolvem a movimentação de KIT, elas ajudam a definir como será a explosão da composição, quais itens que serão visualizados nos documentos, entre outras.

Exemplo de Movimentação

Veremos um exemplo de movimentação de um KIT em uma nota fiscal, onde a configuração 544 estava como "Item Comercial" e a 648 estava como "Automática". Na nossa Nota Fiscal consta apenas nosso KIT.


KitNFSExemplo.png


Consultando o movimento de estoque gerado para esta Nota Fiscal, podemos usar a opção de visualizar o Relacionador onde constam os Movimentos Relacionados. Então, através disto vemos que o sistema gera movimentos de baixa para os itens que compõe o KIT.


KitNFSExemploAgl.png