CT Gerar Faturamento de Cobrança
Finanças > Contratos > Rotinas > Operacionais > Gerar Faturamento de Cobrança
Esta rotina visa criar Notas Fiscais de Saída ou Oficializar Lançamentos para as parcelas dos contratos de Cobrança. Busca os contratos dentro das faixas dos filtros informados na tela, oficializando as parcelas dos contratos, e ajusta os valores das previsões financeiras dos contratos que possuem índice, atualizando o índice. Leva para a Nota Fiscal até 4000 caracteres de observação.
Importante: Ao rodar essa Rotina será armazenada no campo NCM existente no botão Itens da Nota Fiscal gerada, a informação do campo 'Código Fiscal', do cadastro de Material.
Oficializar Parcelas
Quando selecionado esta opção o sistema passa considerar oficial e irá oficializar o Lançamento Financeiro a Receber caso gere Lançamento Financeiro ou irá gerar uma Nota Fiscal de Saída caso gere Faturamento conforme parametrizado no Código do Objeto do Contrato.
Parcelas
Se selecionada "Não Unificar", o sistema evita a unificação dos lançamentos referentes às parcelas do Contrato, fazendo com que as parcelas venham a se tornar o financeiro da Nota.
Se selecionada "Unificar", o sistema unifica os lançamentos originais e cria um novo lançamento a Receber para vincular a NFs.
Se deseja que o sistema gere oficialmente as Notas Fiscais, selecione este campo, mas, se ao contrário deseja somente fazer uma previsão do que será gerado, não selecione este campo. O sistema executará todo o processo igual nos dois casos, diferenciando apenas que de uma forma será gerada as Notas Fiscais e na outra não. Para cada parcela oficializada de contratos sem prazo final, o sistema gerará mais uma parcela de previsão, mantendo sempre 12 parcelas de previsões futuras.
Atualizar Data/Hora na Nota Fiscal
Este campo estará disponível se você optou por gerar oficialmente as Notas Fiscais, isto é, selecionou o campo anterior.
Gerar Observação do Cliente
Essa opção é habilitada quando o campo "Oficializar Parcelas" é marcado.
Esta nova funcionalidade permite que a Nota Fiscal de Saída gerada tenha como parte de suas "Observações" o conteúdo do campo "Observações" do cadastro de Empresas. Para que esse conteúdo passe do cadastro de Empresas para a Nota Fiscal de Saída, a Observação deve ser cadastrada na Empresa com tipo "04 NFS".
Separar por Cliente
Se você selecionou a opção "Aglutinar Notas Fiscais por Contratante", esta opção estará disponível para seleção. Opte por ela caso você queira as também as Notas Fiscais separadas por cliente.
Objeto Complemento da Nota
Informe de qual objeto você deseja que seja informado o complemento da Nota. Este será apresentado no campo texto imediatamente abaixo desta opção. Utilize o recurso de Zoom (tecla ), para pesquisar os objetos de contrato cadastrados.
Valor Limite do Imposto de Renda
Ao gerar as notas fiscais, o sistema calcula o imposto de renda sobre cada nota gerada. Se o valor do imposto for abaixo do valor limite este valor será descontado do valor da nota fiscal.
Envio automático NF-e
Quando a opção 'Oficializar Parcelas' e a configuração LF - NE - 1692 - Utiliza Nota Fiscal Eletrônica estiverem selecionadas, a opção ficará habilitada.
Caso selecionada a opção:
“Não Enviar” - Essa opção somente gerará a NFS, sem que ela seja enviada para o Gerenciador de NFe;
“Enviar para o gerenciador” - Essa opção envia a NFS para o gerenciador com status de ‘Não Enviada’. Somente estará ativa esta opção quando a configuração LF - NE - 1821 - Enviar a Nota Fiscal Eletrônica para a SEFAZ na(o) for 'Nota Fiscal';
“Conforme config. 1821”- Selecionando esta opção, quando a configuração 1821 estiver com a opção “Nota Fiscal” selecionada, a NFS será enviada para a SEFAZ. Quando a configuração 1821 estiver selecionada com a opção “Gerenciador”, a NFS será enviada para o Gerenciador de NFe, para posteriormente ser enviada para a SEFAZ.
Considerar % ISS do item da parcela
Ao gerar os lançamentos de contratos, este percentual será considerado para cálculo quando esta opção estiver marcada.
Validação dos Limites Permitidos
A rotina de Contratos de Cobrança passa a contemplar as validações de Limites Permitidos para:
- Financeiro
- Faturamento
Manuais Relacionados