CO Efetiva Ordem
Suprimentos > Compras > Movimentos > Notas Fiscais - Entradas > Efetiva Ordem
A rotina "Efetiva Ordem" realiza a busca das ordens de compra e é responsável por gerar nossa Nota Fiscal de Entrada conforme dados da OC. Ela é acessada através do botão <Ordens> na tela de Notas Fiscais - Entradas.
Inicialmente o sistema lista as ordens de compras conforme regras abaixo:
- Situação deve estar como "aprovada"
- Controle deve estar entre a faixa das configurações CO - GE - 314 - Controle inicial para efetivar O.C. e CO - GE - 315 - Controle final para efetivar O.C.
- Os itens da ordem de compra precisam possuir "quantidade saldo" maior que zero
- A Unidade de Negócio deve estar de acordo com a configuração CO - GE - 1034 - Filtrar unidade de negócio na efetivação de solicitação e OC
Após selecionar a Ordem de Compra para efetivação será aberta a tela para informar os dados da Nota Fiscal de Entrada que será gerada.
Ordem de Compra: este campo é preenchido conforme a OC selecionada na tela anterior, não podendo ser modificado.
Fornecedor: este campo é preenchido conforme a OC selecionada na tela anterior, podendo ser modificado conforme configuração CO - OC - 2429 - Permitir efetivações de Ordens de Compra entre Filiais.
Unidade de Negócio: este campo é inicializado conforme a OC selecionada na tela anterior, podendo ser alterado manualmente. O sistema recalcula as configurações FA - GE - 739 - Unidade negócio padrão para buscar número NF e CO - OC - 1799 - Utiliza Regime Especial para NFE de Transferência. conforme a UN informada.
Série: informar a série para a nota fiscal de entrada que será gerada. A série será validada conforme configuração CO - EX - 1584 - Bloquear cadastro de NFE/Pré nota com Série inválida. Caso seja informada uma série inválida o sistema avisará que não será possível busca a numeração da NF pela série, devendo ser informada manualmente.
NF: informar o número da nota fiscal que será gerada. Caso seja deixado zerado este campo, o sistema irá busca a próxima numeração do cadastro de série, conforme configuração CO - GE - 420 - Inibir busca automática do número da N.F.E..
Data Emissão: informar a data de emissão da NFE que será gerada. O campo é inicializado com a data atual.
Data Entrada: informar a data de entrada da NFE que será gerada. O campo é inicializado com a data atual. A data de entrada será usada na validação dos limites permitidos de ESTOQUE e COMPRAS.
- Importante: com a configuração CO - OC - 599 - Verificar verbas na Ordem de Compra marcada e as configurações CO - GE - 600 - Verificar verbas na efet. da OC para a NFE e CO - GE - 601 - Verificar verbas na NFE desmarcadas o sistema emite a mensagem "Data de entrada deve estar dentro do mês da data ordem de compra / do prazo da ordem de compra' conforme configuração CO - DU - 419 - Vencimento das duplicatas para O.C. a partir do(a). "
Tipo de Operação: informar o tipo de operação para gerar a nota fiscal de entrada. Caso informado um tipo de operação neste campo, ele será utilizado em todos os itens. Se 'em branco', o sistema utilizará os tipos de operações da OC.
Priorizar a busca do modelo de formulário do TO: esta opção define a prioridade do modelo de formulário do TO em relação à série. Ele fica habilitado caso existe uma série cadastrada a informada.
Gerar Financeiro: este campo define se o sistema irá gerar o financeiro automaticamente quando gerar a nota fiscal. Apenas ficará desabilitado caso haja série ou tipo de operação de minério informados.
Fatura: este campo fica habilitado quando marcada a opção para gerar o financeiro, podendo informar então a fatura que será gerada.
Replicar rateio da OC: esta opção foi criada para que o rateio contábil e gerencial seja replicado na nota fiscal. Ela fica habilitada quando marcamos a opção de 'gerar financeiro'.
Criar movimento de transferência: esta opção fica habilitada quando a configuração CO - OC - 1799 - Utiliza Regime Especial para NFE de Transferência. estiver marcada.
Tipo Operação transferência: este campo fica habilitado quando a configuração CO - OC - 1799 - Utiliza Regime Especial para NFE de Transferência. e a opção 'Criar movimento de transferência' estiverem marcadas. Devemos informar um tipo de operação de saída para remover o saldo de um CA.
- Obs: Esse campo também realiza a validação do campo Natureza de Operação do Tipo de Operação que precisa ser maior que 5. Caso contrário dará a mensagem "ERRO: o Tipo de Operação de transferência deve ser de saída".
Centro Armaz. transferência: este campo fica habilitado quando a configuração CO - OC - 1799 - Utiliza Regime Especial para NFE de Transferência. e a opção 'Criar movimento de transferência' estiverem marcadas. Devemos informar um CA próprio do qual devemos remover saldo.
- Importante: o movimento de consumo criado fica com a descrição 'Consumo Entrada de Transferência da NF' e pode ser conferido através do botão <Ret.Benef.> nos itens da nota fiscal de entrada.
Data DI: este campo apenas fica visível quando a configuração CO - NF - 2136 - Data para desindexação na efetivação da Ordem de Compra estiver como 'Data DI' e o índice for diferente de branco. Devemos informar a data para desindexar os valores.
Esp. Estoque aquisição minério: este campo apenas fica visível quando o tipo de operação e a série for de minério.
- Importante: a configuração TO - 242 - Aquisição de minério, quanto a concessão de regime especial tíquete de balança cfe Art. 229 ICMS/MG define a operação de minério.