CO EDI NF CIGAM NFE
Suprimentos > Compras > Rotinas > EDI > Recebe > EDI NF CIGAM NFE
EDI NF CIGAM NFE
Utilize esta rotina para importar notas fiscais de arquivos de EDI que foram gerados no padrão EDI CIGAM. Caso você necessite importar dados de alguma outra base, você deve primeiramente exportá-los neste layout. Para adquiri-lo você deve entrar em contato com o fornecedor de seu sistema CIGAM.
Em tempo: EDI – Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados). Tecnologia que permite troca de dados.
Obs.: Vai importar a alíquota de IPI, valor de IPI, Despesas e os valores de PIS e COFINS dos itens da Nota Fiscal de Saída e de Entrada.
Campos
Arquivo a ser importado: Informe o Caminho e o Nome do Arquivo TXT a ser importado contendo os dados das Notas Fiscais de Entrada.
Salvar Arquivo processado em: Informe o Caminho onde será movido o Arquivo TXT que foi importado. Esta opção é válida para quando desejar armazenar os arquivos processados em outra pasta evitando que um mesmo arquivo seja importado mais de uma vez. O programa já controla se uma mesma Nota Fiscal já foi importada quando seu número já está informado no Arquivo TXT. Porém, quando esse número está zerado no Arquivo TXT é gerada uma numeração sequencial conforme a Série cadastrada no CIGAM. Neste caso, não temos como verificar se a Nota Fiscal já foi importada. Para esta situação e se desejar evitar uma nova importação de um mesmo arquivo, é recomendado utilizar essa opção.
Calcular Automaticamente Impostos de Entrada: Marque esta opção se desejar que o CIGAM calcule automaticamente os Impostos para as Notas Fiscais de Entrada importadas utilizando as configurações (incidências e percentuais dos impostos) do Cadastro do Tipo de Operação do CIGAM.
- Observação: Neste caso, não serão utilizados os valores dos impostos (Bases de Cálculo e Valores) obtidos do Arquivo TXT.
Não atualizar Regra Fiscal: Marque esta opção se desejar que não seja considerado o Cadastro da Regra Fiscal para obter as Incidências e os Percentuais dos Impostos. Essa regra pode estar associada ao Cadastro do Material ou ao Cadastro da NCM do Material, por exemplo. Somente utilizará esta Regra se esta opção estiver desmarcada.
Quando marcada, o tipo de operação a ser considerado deverá estar informado no Arquivo TXT no Tipo de Registro da Nota Fiscal (“N”) e no Tipo de Registro dos Itens (“I”). Esta opção da tela somente estará disponível quando marcada a opção ‘Calcular Automaticamente Impostos de Entrada’.
Desconsiderar Regra Fiscal para Substituição Tributária: Marque esta opção se desejar que os valores referentes à Substituição Tributária sejam considerados do Arquivo TXT, em vez de obter da Regra Fiscal e calculados pelo CIGAM. Esta opção somente estará disponível quando a opção ‘Não atualizar Regra Fiscal’ da tela estiver desmarcada.
O Valor da Substituição Tributária acumulado dos itens será também acumulado no Valor Total da Nota Fiscal e no Valor Contábil do Imposto. Neste caso, também, se o campo ‘Tipo de Operação’ (Posições 20 - 24) do Tipo Registro ‘N’ (Nota Fiscal) do Arquivo TXT estiver em branco é atualizado o Tipo de Operação e o CFOP do último item na Nota Fiscal. Os demais valores, exceto a Substituição Tributária, continuam sendo obtidos da Regra Fiscal.
Desconsiderar Regra Fiscal para Tipo de Operação do TXT: Marque esta opção se desejar que sejam consideradas as informações (incidências e percentuais dos impostos) do Cadastro do Tipo de Operação do CIGAM informado no Arquivo TXT (Posições 372 a 376) no Tipo de Registro “I” (Itens), em vez da Regra Fiscal. A configuração 80 (Utilizar Regra Fiscal) é que define a Regra Fiscal no CIGAM. Essa opção da tela é válida para quando o Tipo de Operação estiver diferente de branco no Arquivo TXT. Somente estará disponível na tela quando a opção ‘Não atualizar Regra Fiscal’ estiver desmarcada na tela.
Criar Itens: Marque esta opção quando desejar criar os itens (Movimentos) para as Notas Fiscais de Entrada obtidos do Arquivo TXT no Tipo de Registro “I”.
Atualizar Empresa Já Existente: Marque esta opção se desejar atualizar os dados do Cadastro da Empresa já existente no CIGAM. A verificação da existência é realizada através do Código da Empresa que é obtido das Posições 52 a 57 do Tipo de Registro “N”. Somente será atualizada a Empresa quando esta opção estiver marcada e o Nome do Cliente (Posições 322 a 381) do Tipo de Registro “N” for diferente de branco.
- Observação 1: Quando a Empresa não existir ela será atualizada independentemente dessa opção da tela.
- Observação 2: Esta opção só poderá ser utilizada se o usuário possuir o direito “GE EMPRESA CRIAR” para modificação do cadastro de Empresa. Caso ele não possua e a opção for selecionada será exibida uma mensagem informando o usuário que ele não possui direitos para modificar empresa.
Gerar Financeiro: Marque esta opção se desejar gerar os Lançamentos Financeiros para as Notas Fiscais de Entrada. Ao lado dessa opção pode ser informado o código do Histórico no campo ‘Histórico’ e o Vencimento no campo ‘Vencimento’. Essas informações serão atualizadas nos Lançamentos Financeiros.
- Observação: Os Lançamentos Financeiros serão gerados conforme a Condição de Pagamento obtida das Posições 316 a 318 do Tipo de Registro “N” do Arquivo TXT.
Criar Nota Fiscal de Entrada no Módulo Compras: conforme as opções abaixo:
- Sim: quando estiver selecionado como “Sim” é atualizada a Nota Fiscal de Entrada no Módulo Compras. (Somente cria na tabela de entrada NFE).
- Não: quando estiver selecionado como “Não” é atualizada a Nota Fiscal de Entrada no Módulo Faturamento. (Somente cria na tabela de Saida NFS).
- Condicional: quando estiver selecionado como “Condicional” é atualizada a Nota Fiscal no Módulo Compras se a opção ‘Gerar NF Entrada no Faturamento/Compras’ da Guia “Complemento” do Cadastro do Tipo de Operação estiver marcada. Se a opção 'Gerar NF Entrada no Faturamento/Compras' estiver desmarcada, não cria nenhuma nota (nem na entrada e nem na saída).
TG Código Material: Informe o Código da TG (Tecnologia de Grupo) a ser utilizada para efetuar a relação entre o Código do Produto (Material) do Arquivo TXT (Posições 3 a 22 do Tipo de Registro “I”) com o Código Interno do Material do CIGAM.
- Observação: O Movimento da Nota Fiscal de Entrada será atualizado com o Código do Material do CIGAM.
Validar informações do SPED Contábil/Fiscal: Marque esta opção se desejar que seja gerado um relatório com as inconsistências encontradas na importação das Notas Fiscais e que serão relevantes para os erros encontrados na validação dos arquivos do SPED Contábil/Fiscal.
- Observação: para a importação de Notas de Entrada será verificado o campo 'Data Entrada' do arquivo para validar o limite permitido do módulo ‘COMPRAS’ da nota fiscal.
Importante:
Esse programa está obsoleto, desta forma, em NFs de devoluções, para os arquivos legais é necessário ter a informação da NF referência. Como esta rotina simplesmente cria uma Nota de entrada ou saída, ela não grava na tabela de NF referência, deixando sem a informação da nota referenciada para as situações em que por questões legais são exigidas pelo fisco. Isso pode causar inconsistências nas obrigações como por exemplo o SPED Fiscal.
Outro ponto a considerar são as operações como transferências, fretes, etc). Questões essas que sofrem interferências de custos/estoques, que por sua vez, por não ter esses documentos “amarrados” podem ficar com informações/valores distorcidos.
Assim, tenham atenção quanto ao uso dessa rotina!
Uma opção para contornar essas situações é a utilização do Integrador CIGAM.