FAQ - Open Banking para Banco Itaú
FAQ_CIGAM > FAQ_Finanças > Gestão Financeira > FAQ - Open Banking para Banco Itaú
Índice
Erros comuns de configuração
Erros comuns de certificado
Certificado não encontrado
Caso o erro abaixo aconteça (Certificado não encontrado!):
Um dos motivos para este erro acontecer é que a conversão pelo OpenSSL ou similar não foi feita e o certificado instalado foi o *.cer ao invés do *.pfx ou houve algum erro na hora da instalação, abaixo seguem as opções necessárias para a instalação correta:
Erros comuns de registro
Erro na validação de campos
Mensagem: O campo logradouro possui caracteres especiais não aceitos
No cadastro de empresas no CIGAM é permitido informar 30 caracteres em seus campos de texto, já a máscara dos campos da API de registro é 20 caracteres. A partir da RC 230502 o JSON de envio terá sua máscara condizente com a API através da OS 782916/5.
Mensagem: O campo nome do pagador possui restrição de alguns caracteres ou palavras especiais.
A partir da os 782916/5 (RC 230502) o JSON de envio tratará caracteres especiais em todos campos de texto de acordo com a API.
Retorno em branco ao tentar registrar um título
Quando a parametrização de credenciais de Open Banking do Itaú via Assistente de Configuração do Open Banking do CIGAM informar que a comunicação foi realizada corretamente (sinaleira na cor verde), porém, ao tentar registrar um título ocorre Erro e não há informação nenhuma na guia "Retorno" no Histórico Open Banking, verificar se o Scope das credenciais fornecidades está correto possuindo as devidas autorizações para realizar registros de títulos.
O Scope de uma credencial (client_id e client_secret) refere-se ao seu Escopo de trabalho, ou seja, o que a credencial tem permissão de realizar. Por exemplo, uma credencial com scope apenas para Consultar/Retornar os títulos, não conseguirá Registrar títulos, pois não faz parte do seu escopo. Isso não significa que a credencial é inválida, apenas que não possui autorização para realizar alguns métodos da API bancária, por isso que a validação no Assistente de Configuração do Open Banking do CIGAM sinaliza como válida, porém, o problema ocorre apenas ao tentar realizar uma operação não permitida para a credencial.
Para verificar se o Scope da credencial está incorreto, foi disponibilizado a partir da versão CIGAM 221107.b o botão "Validar" nas Parametrizações Open Banking. Ao acionar este botão, será realizada uma tentativa de conexão com a API bancária, onde para os bancos onde as suas credenciais possuem um scope atrelado, será exibida a informação do escopo para aquela credencial.
Ocorrendo a constatação que o Scope das credenciais fornecidas pelo banco estão incorretas, o banco Itaú deverá ser acionado. Para que, preferencialmente se possível, ajuste o Scope das credenciais já geradas, incluindo os escopos necessários. Ou então, caso geradas novas credenciais pelo banco Itaú com client_id diferente, deverá ser gerado um novo certificado, pois o Common Name (CN) do certificado para Open Banking do Itaú sempre deverá ser o próprio client_id fornecido pelo banco. Também deve ser observado o propósito de uso da credencial, se for com o objetivo de registrar boleto sem QRCode, a credencial deve conter os respectivos scopes da API de Cash. E para Bolecode, os respectivos Scopes para tal, conforme imagens acima.
Importante: Essa situação não é ocasionada por qualquer questão envolvendo certificado ou versão do CIGAM. Trata-se de processo interno do banco Itaú no momento da geração das credenciais, portanto, somente o banco Itaú poderá realizar o ajuste dos Scopes das credenciais existentes ou criação de novas com os Scopes de acordo.