GF Unificar Contas a Pagar

De CIGAM WIKI
Revisão de 18h20min de 25 de maio de 2023 por Lucas.giacomelli (discussão | contribs) (Grupo Opções)

Finanças > Gestão Financeira > Rotinas > Operacionais > Unificar Contas a Pagar

Unificar Contas a Pagar

Rotina que permite unificar Lançamentos, estes devem possuir o ‘Tipo’ = ‘Pagar’, ‘Situação’ = ‘Aberto’ e serem da mesma ‘Empresa’. Obs: Somente irá selecionar os lançamentos financeiros cujo convênio esteja fechado.

Guia Filtros

Grupo Filtros

Unidade de Negócio: informe o intervalo das Unidades de Negócio aos quais os lançamentos pertencem.

CNPJ: informe o intervalo de CNPJ dos Fornecedores que você deseja filtrar para a rotina.

Empresa: informe o intervalo de Fornecedores que você deseja filtrar para a rotina.

TG Empresa: informe o filtro para 'TG Empresa' com 'Código/Categoria' inicial e final. Quando informado 'TG Empresa' e a opção 'Separar Fornecedor por' for igual a "CNPJ", será filtrada a Empresa do Lançamento e a Empresa principal do prefixo do CNPJ da Empresa do Lançamento.

Data: informe o intervalo das Datas dos lançamentos que você deseja filtrar para a rotina.

Emissão: informe o intervalo de emissão dos lançamentos que você deseja filtrar para a rotina

Vencimento: informe o intervalo dos vencimentos dos lançamentos que você deseja filtrar para a rotina.

Portador: informe o intervalo dos portadores dos lançamentos que você deseja filtrar para a rotina.

Fatura: informe o intervalo das faturas dos lançamentos que você deseja filtrar para a rotina.

Tipo de Pagamento: informe o intervalo dos tipos de pagamentos dos lançamentos que você deseja filtrar para a rotina.

Conta: informe o intervalo das contas financeiras lançamentos que você deseja filtrar para a rotina.

Guia Opções


Grupo Opções

Separar Fornecedor por:CNPJ: o sistema aglutina os movimentos a pagar conforme o CNPJ dos fornecedores e em ordem crescente. Empresa (código): o sistema aglutina os movimentos a pagar conforme os códigos dos fornecedores e em ordem crescente.

Empresa inativa: considera ou não os movimentos financeiros de empresas.

Separar Complemento Duplicata por:? o sistema separa as duplicatas por intervalo conforme a opção selecionada, tanto na tela de listagem quanto no processo de Unificação.

  1. Vencimento (por dia): por dia de vencimento.
  2. Vencimento (por semana): a cada semana, sendo que o dia de início da semana será o dia da semana da data do sistema.·.
  3. Vencimento (por decêndio): a cada dez dias.
  4. Vencimento (por quinzena): a cada quinze dias.
  5. Vencimento (por mês): a cada mês.
  6. Não quebrar: não separa os movimentos conforme seus vencimentos.



Vencimento: O usuário deverá selecionar a data de vencimento para o lançamento Unificado que será gerado a partir da rotina. Vai se comportar de acordo com o campo 'Separar complemento duplicata por'.

  1. Manter o menor Vencimento: o sistema mantém o menor vencimento entre os movimentos selecionados para Unificação.
  2. Manter o maior Vencimento: o sistema mantém o maior vencimento entre os movimentos selecionados para Unificação.



Data de emissão: O usuário deverá selecionar a data de emissão para o lançamento Unificado que será gerado a partir da rotina.

  1. Manter a menor Data: o sistema mantém a menor data de emissão entre os movimentos selecionados para Unificação.
  2. Manter a maior Data: o sistema mantém a maior data de emissão entre os movimentos selecionados para Unificação.
  3. Solicitar na tela: o sistema permitirá que o usuário informe em tela a data de emissão do lançamento Unificado.



Eliminar lançamentos originais: O sistema permite eliminar os lançamentos que originarem a Unificação com as seguintes opções

  1. Nenhum: o sistema não eliminará nenhum lançamento original.
  2. Não proveniente de NF, sem liquidações parciais e não contabilizado: o sistema não eliminará os movimentos que são provenientes de Notas Fiscais, lançamentos com liquidações parciais ou já contabilizados. Os que não seguem esta regra serão eliminados.
  3. Todos (exceto liquidações parciais): serão eliminados todos os movimentos.



Não utilizar para a unificação: quando a opção Separar Fornecedor por for igual a ‘CNPJ’ o sistema irá habilitar esta opção. Caso haja movimentos de uma empresa Inativa dentre os fornecedores o sistema irá considerar, sendo que esta não será usada como empresa do lançamento unificado.

Separar por Fatura: O sistema irá separar e criar movimentos financeiros por fornecedor e fatura. A duplicata dependerá da existência de fatura. Se a nota fiscal não for do tipo fatura é necessário a impressão da fatura em separado.

Observação: Se marcar esse checkbox não será exibido a opção "Informado" na tela de Parcelamento da Unificação.

Criar lançamentos de liquidação dos lançamentos originais: O sistema irá liquidar os movimentos originais. Os lançamentos provenientes de notas fiscais, ou que possuam liquidações parciais, ou cujos lançamentos a unificar não sejam da mesma empresa do lançamento de unificação sempre criarão lançamentos de liquidação para os lançamentos originais.

Permite unificar lançamentos que já são de unificação (re-unificar o lançamento): O sistema permitirá a unificação de movimentos já unificados anteriormente.

Bloquear unificação de um único título: O sistema permitirá a seleção de um único título na seleção de filtros, porém não realizará a unificação.

Unificar Lançamentos por Nominal/Cobrança: Quando esta opção é marcada, os filtros de empresa levam em consideração a empresa informada no campo Nominal/Cobrança do lançamento financeiro.

Grupo Complemento Histórico

O sistema irá gravar no complemento do histórico Unificado as informações conforme item selecionado
Igual ao primeiro lançamento processado: No movimento Unificado será gravado o complemento do histórico do primeiro lançamento processado.

Concatenar todos os lançamentos: No movimento Unificado será gravado o complemento do histórico de todos os lançamentos processados.

Trazer em branco: No movimento Unificado não será gravado nenhum complemento.

Adicionar número das notas fiscais do complemento do histórico: no lançamento Unificado será gravado o número das notas fiscais dos lançamentos processados.

Adicionar número do lançamento unificado ao complemento do histórico do: será gravado no complemento do histórico o número do lançamento Unificado conforme opções que seguem.
Lançamento de unificação: No complemento do histórico do lançamento de unificação será gravado o número do lançamento Unificado.
Lançamento original: No complemento do histórico dos lançamentos originais será gravado o número do lançamento Unificado.
Ambos: No complemento do histórico dos lançamentos originais e do lançamento unificado, será gravado o número do lançamento Unificado.

Ao confirmar a tela de filtros, será apresentada a seguinte tela onde serão selecionados os Lançamentos a serem Unificados.

Seleciona Registros

Será apresentada a seguinte tela onde serão selecionados os Lançamentos a serem Unificados.



Tela de confirmação da Unificação dos Lançamentos

Confirmação

Guia Unificação

Confirmação



Grupo Lançamento Unificado

Portador unificado: Quando informado um portador nesse campo será habilitado o campo ‘Busca juros e multa do ‘Portador Unificado’’.

Busca juros e multa do ‘Portador Unificado’: quando esta opção estiver marcada, atualizará os valores de juros ao dia e multa dos novos lançamentos conforme informações do Portador Unificado, caso contrário mantém o funcionamento atual da rotina, trazendo os dados do portador informado nos lançamentos originais.

Gerar Rateio Contábil/Gerencial no(s) Lançamento(s) Unificado(s): a geração independe da situação do campo 'Contabilidade' do Lançamento unificado.
Quando a opção for habilitada, serão gerados/replicados os rateios contábeis e gerenciais dos Lançamentos originais a pagar para o(s) Lançamento(s) de Unificação de acordo com a proporcionalização e valores dos Lançamentos originais.

Parcelar Lançamento unificado: quando marcado este campo, ao confirmar a unificação abrirá a tela “Parcelamento”:



Se selecionada a opção “Informado”, abrirá a tela “Parcelamento Informado”:



Os campos: “Percentual”, “Valor” e “Prazo” podem ser alterados de acordo com a necessidade do usuário. O campo “Diferença” deverá ficar zerado para concluir o parcelamento.

Relatório gerado:

Relunif.png
Grupo para a Liquidação do lançamento Original

Botões

Botão Confirmar:

Botão Cancelar: