Como evitar fraude em boletos?

De CIGAM WIKI
Revisão de 13h14min de 22 de maio de 2023 por Aline.cardoso (discussão | contribs)

FAQ_CIGAM > FAQ_Finanças > Gestão Financeira > Como evitar fraude em boletos?

Gostaríamos de lembrá-los da importância de verificar o beneficiário final e os valores ao efetuar o pagamento de um boleto bancário. Infelizmente, existem pessoas mal-intencionadas que tentam aplicar golpes por meio de boletos fraudados.

Para evitar qualquer problema, recomendamos que você confira cuidadosamente as informações do boleto antes de efetuar o pagamento. Caso tenha alguma dúvida ou suspeita de fraude, entre em contato com o banco e/ou fornecedor.

A fraude normalmente ocorre na interceptação dos e-mails ou mesmo programas maliciosos instalados no computador que interceptam estes dados, produzindo boletos com informações manipuladas. Importante ressaltar que a emissão do boleto pelo sistema foi correta, porém a fraude ocorre depois, a partir da manipulação dos dados no trânsito do boleto até a chegada ao seu destinatário final.

Procure utilizar preferencialmente o pagamento bancário pelo sistema DDA (Débito Direto Autorizado), o ERP CIGAM possui esta modalidade como forma segura para pagamentos através de remessas bancárias em lote.

E alerte seus clientes sobre isto, pois eles também podem ser alvo dos fraudadores. O ideal é pedir que seus clientes também utilizem o sistema DDA ou então que gerem os boletos através do Portal do Cliente CIGAM. E devem estar atentos para sites falsos para geração de boletos.

Sendo assim, elencamos algumas dicas que podem auxiliar a evitar fraude nos seus boletos e do seus clientes, obtendo mais segurança nestas transações:

  • Adote o Débito Direto Autorizado (DDA) e oriente o seu cliente a adotar também. Este recurso evita a necessidade do tráfego de boletos por e-mail.

  • Disponibilize aos seus clientes o Portal do Cliente - Área Financeira (da Cigam), assim cada cliente poderá acessar o seu portal e emitir os seus boletos, evitando tráfego de boletos por e-mail.

  • Cuidado com boletos enviados por E-mail, WhatsApp, SMS ou redes sociais, etc.

  • Seja qual for a forma de pagamento, app do banco, caixa eletrônico, internet banking, no boleto habitualmente constam informações do beneficiário (quem vai receber o dinheiro), como o nome da empresa, CNPJ ou CPF. Confira se esses dados estão corretos e, caso não estejam, não conclua a operação.

  • Tenha antivírus no computador.

  • Evite Wifis públicos.

  • Outra característica de um boleto fraudado é a impossibilidade de ler o código de barras pela câmera do celular ou leitor do caixa eletrônico. A leitura incompatível obriga a pessoa a digitar manualmente a numeração. Não é regra que ocorra esta impossibilidade, mas é uma característica observada.


Para mais informações sobre o Portal do Cliente - Área Financeira, acesse:


Para informações sobre o DDA, acesse:


Confira outras dicas nas Fontes: