Integrador

De CIGAM WIKI
Revisão de 13h46min de 18 de abril de 2023 por Camila.Oliveira (discussão | contribs) (Estrutura de funcionamento)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)


Acessos

Para que seja possível fazer uso da integração CIGAM é necessário ter acesso ao módulo Integrador e estar com os web services no IIS, podendo ser requisitado através de uma URL por terceiros com uma chave de acesso (PIN) a ser fornecida pela TI ou reponsável pela instalação.

Integração Padrão

CIGAM X WMS (Fullsoft)

Introdução

O Integrador é a maneira oficial para que o CIGAM possa integrar-se com aplicativos de terceiros de maneira automática.
O Integrador contempla aqueles casos em que o processo de integração seja normal, ou seja, sem a necessidade de intervenções por customizações. O Integrador disponibiliza os dados gerados no CIGAM para que aplicativos de terceiros possam ter acesso e usar essas informações conforme sua necessidade. Também é fornecida uma camada para que esses aplicativos de terceiros possam enviar dados para o processamento pelo CIGAM.
Quando o CIGAM receber dados, estes deverão estar íntegros a nível de tipagem para que sejam aceitos. A importação valida a regra de negócio e recusa os registros com problemas.
O CIGAM fornece os seus dados para outros aplicativos para que possam utilizá-los como desejarem. Em nenhum momento o CIGAM controla o status de integração com outros aplicativos.
A integração com a folha de pagamento é uma das possibilidades de integração através de objetos de banco, necessitando seguir nas atualizações os passos indicados em Integra Colaboradores

Pré requisitos de Instalação (software e hardware necessários)

Uma estrutura muito simples é suficiente para disponibilizar a camada de serviços para integrações. Poderá ser utilizado o Windows Server 2003 ou superior com IIS 6 ou superior. Contudo, a homologação do ambiente foi feita no Windows Server 2008 R2 com IIS 7 e portando esse é o ambiente indicado.
Em alguns casos, dependendo principalmente da versão do Windows Server utilizado, a configuração do IIS 6 acabou tornando-se mais trabalhosa devido a incompatibilidade dos demais serviços utilizados no mesmo servidor. Essa situação é contornada automaticamente com o uso do IIS 7, fazendo que não seja indicado o uso de versões do Windows Server que não suportam o IIS 7.
Para execução dos serviços será necessário também o Microsoft .Net Framework na versão 3.5 e o Asp.Net do servidor deverá suportar o modo compatibilidade 32 bits. O Provider (driver de acesso ao banco de dados) nativo do banco de dados também precisa estar instalado no servidor.
Ambientes com servidores Linux com Mono também torna-se uma possibilidade alternativa. Considerando as inúmeras distribuições do sistema operacional bem como as versões dos pacotes e incompatibilidades entre eles, nenhum desses ambientes foi homologado.
A nível de hardware a necessidade também é relativamente simples, considerando que a camada de serviços não irá manter sessão entre servidor e cliente, ou seja, a conexão é iniciada na requisição e encerrada após a resposta. Dessa forma, as configurações de hardware para o servidor precisarão ser avaliadas em função do número de requisições, número de rotinas utilizadas na integração e performance na execução da importação.

Estrutura de funcionamento

A camada de Web Services trabalha em conjunto com componentes do ERP CIGAM que possibilitam sistemas de terceiros realizarem consultas de modo síncrono e movimentações e cadastros de modo assíncrono, uma vez que as requisições precisam passar por regras de negócio antes de serem inseridas no sistema.
Funciona de forma passiva, os serviços entregam informações sempre que solicitado. Nos serviços de cadastros e movimentos registra o resultado da operação em uma tabela de log que pode ser consultada através de um programa no ERP e também através de serviços disponíveis na própria camada.
O Integrador contempla os casos em que o processo de integração seja normal, ou seja, sem a necessidade de intervenções por customizações. Para estes casos, a necessidade de novos serviços deve ser avaliada.
Para isso funcione é necessário se ter um ambiente onde se tenha o CIGAM rodando, para a utilização do programa Integrador.

  • A estrutura propõe as seguintes características:
  1. Camada de Webservices para que os aplicativos de terceiros possam obter os dados dos cadastros. Nessa camada não há qualquer processamento dos dados por parte do CIGAM, ou seja, apenas listagens.
  2. Camada de Webservices para que os aplicativos de terceiros possam enviar dados para uma rotina ou cadastro específico do CIGAM. Nessa camada os dados são pré-processados pelo CIGAM e retornado o status do aceite a nível de tabela de integração. Nesse caso, se o dado for inconsistente, um código de erro com uma mensagem será retornado ao chamador. Do contrário (caso os dados estiverem consistentes) o ID de integração será retornado para futuras conferências.
  3. Camada de objetos de banco de dados para uso alternativo a camada de Webservices. Essa camada possuirá as funcionalidades das duas camadas de Webservices listadas anteriormente. Cabe lembrar que o uso dessa camada é aconselhado somente em casos extremos (para maiores informações verificar com o Suporte Técnico do CIGAM).