C7 Custo Estrutural

De CIGAM WIKI
Revisão de 17h29min de 21 de dezembro de 2022 por Rodrigo.Bock (discussão | contribs)

Controladoria > Custo Estrutural

O módulo Custo Estrutural tem como finalidade segregar as despesas vindas da contabilidade em fixas e variáveis, alocando-as, para todos os centros de custo produtivos (diretos) da empresa, possibilitando assim um cálculo de valor hora para o processo produtivo.
Através da utilização de algumas de suas rotinas, o módulo Custo Estrutural faz o rateio das despesas que foram alocadas nos centros de custos de apoio (indiretos) para os centros de custos produtivos (diretos). Esta distribuição é feita através de critérios de rateios pré-definidos, gerando como resultado o valor hora do processo pela metodologia integral/absorção.
Além do valor hora dos centros produtivos (diretos), o módulo permite a visualização e monitoramento das despesas através do Mapa de Localização de Custos (MLC) ou Mapa de Distribuição de Custos. Estes relatórios possibilitam visualização completa da distribuição dos custos pelas contas contábeis e gerenciais da empresa.

Procedimentos para implantação

Pré requisitos

Antes de iniciar o uso propriamente dito do módulo Custo Estrutural tenha em mente a necessidade do módulo Contábil implementado e utilizando Contas Gerencias consistentes para o perfeito funcionamento deste módulo. Através da rotina Integra Contábil, ele traz os dados de custos e despesas, então faz o Mapa de Custos e Despesas direcionando os custos que são indiretos para os diretos, os rateios.

O módulo em questão é: Contábil, plano de contas gerenciais, classificação dos materiais conforme Conta.

Pré requisitos para Custeio Integrado

Para a utilização do módulo Custo Estrutural com a finalidade de Custeio Integrado, tenha em mente a necessidade do módulo Contábil e Estoque implementado.

Contabilidade: Aberta por Centro de Custo, classificação dos materiais conforme conta contábil, classificação dos tipos de operação para fins de conciliação, homologação e uso das contas gerenciais adequadamente. Contabilização da Folha pelas gerenciais, Contabilização do Patrimônio pelas gerenciais,

Estoque: Requisições materiais de consumo por gerenciais, Compras - tratamento do frete com conta transitória para apropriação, MO de Beneficiamento com vínculo obrigatório de OP e contabilização em conta de MO específica. Revisão das engenharias – Tempos de Processos x Area (alinhar com C.Custos Diretos).

Os módulos em questão são: Gestão de Materiais e Contabilidade

Movimentos

Pesquisas

Cadastros

Rotinas

Relatórios

Parâmetros