Nos relatórios do extrator cubo, não está trazendo o custo do material. O que revisar?

De CIGAM WIKI
Revisão de 15h20min de 1 de setembro de 2022 por Aline.cardoso (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

FAQ_CIGAM > FAQ_Controladoria > Gestão do Resultado > Nos relatórios do extrator cubo, não está trazendo o custo do material. O que revisar?

Esta FAQ refere-se a um case atendido no suporte e que para o ambiente do cliente, a situação foi tratada conforme dica apresentada abaixo. Exemplo:


Extratorcubo1.png


Na fonte de dados do extrator a origem do custo é diretamente do documento, que vai apresentar o custo que está sendo aplicado diretamente naquela venda.

Primeiramente deve-se entrar na Nota fiscal, consultar o movimento daquele produto e verificar se está informando o custo do material e suas incidências:


Extratorcubo2.png


Possivelmente quando rodaram o sincronismo dos documentos no Gestão de resultado este material estava sem custo, devido alguma inconsistência de cadastro. Se o foco for identificar o motivo, seria necessário avaliar com mais detalhes o histórico do item através da ficha de movimentos, se tipo de operação que foi utilizado estava correto, bem como qual era a espécie cadastrada neste movimento. A conferência pode ser realizada através do menu Suprimentos > Gestão de Materiais > Relatórios > Legais > Ficha de movimentos.

Após identificado essas informações, é necessário atualizar este documento dentro do Gestão de Resultados:

Se o cliente utiliza o sincronismo pelo BI, poderá rodar o sincronismo manual com a data da nota fiscal:


Extratorcubo4.png


Ou caso o cliente utiliza o sincronismo pelo CIGAM, temos duas etapas:

1) Criação de LOG através do menu Controladoria > Gestão do Resultado > Rotinas> Cria Log - Nota:


Extratorcubo5.png


Os filtros são:


Período: período das notas a serem sincronizadas, de acordo com data de emissão para vendas e data de entrada para devoluções.
Notas:

- Faturamento (notas de saída)
- Compras (notas de entrada -> devoluções).


Opção:

- Criar log -> para criação do log a ser sincronizado
- Desmarcar log -> para exclusão do log

Após executado este passo, sincronizar através do menu Controladoria > Gestão do Resultado > Rotinas > Sincroniza Documentos.

Ao final do sincronismo pode ser apresentada tela de ocorrências caso tenha sincronizado alguma nota, no qual um de seus itens esteja com custo zerado na tela material/mercadoria. Estes devem ser verificados e ajustados. Refazendo sincronismo para atualização dos cálculos após ajuste do custo:


Extratorcubo7.png


2) Outra maneira de atualizar nota fiscal é através dos documentos, através do menu Controladoria > Gestão do Resultado > Movimentos > Documentos. Localizar o documento e executar comando CTRL + M e clicar em <Sincronizar>:


Extratorcubo8.png


Caso o cliente tenha CIGAM + Aplicação BI, como saber por onde rodar o sincronismo?

Através da configuração 100048 – Documentos a sincronizar, que informa qual o tipo de notas deve se trazer para o módulo. Caso esta opção esteja em branco é porque o sincronismo é feito pelas tarefas do BI (a informação do tipo de nota fiscal a sincronizar está no passo da tarefa da aplicação):


Extratorcubo9.png