No que se aplica o uso da conta contábil de longo prazo, disponível no cadastro de empresa, campo “Cliente longo prazo”?

De CIGAM WIKI
Revisão de 15h25min de 5 de julho de 2022 por Aline.cardoso (discussão | contribs)

FAQ_CIGAM > FAQ_Contábil > Contábil > No que se aplica o uso da conta contábil de longo prazo, disponível no cadastro de empresa, campo “Cliente longo prazo”?

Segundo o inciso II do artigo 179 da Lei 6.404/76, as contas no Ativo Realizável a Longo Prazo serão classificadas do seguinte modo:

"Os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia.”


Dito isto, segue exemplo de aplicação:


Contábil Cliente longo prazo

C1.png


Contábil Cliente

C2.png


Lançamento financeiro a ser contabilizado:

C3.png


Contas Contábeis que serão utilizadas nesta contabilização:

C4.png


C5.png


Observar que pelo fato de o vencimento ser em data superior ao final do exercício seguinte, a contábil debitada, é a de Longo Prazo.

Neste exemplo, data de criação é 24/11/2021, sendo este o exercício atual. Assim sendo, o final do exercício seguinte é 31/12/22. Toda data superior a 31/12/22 é então o Longo Prazo.

Se este lançamento tiver vencimento igual ou inferior a 31/12/21 será então curto prazo, buscando neste caso, a conta contábil do campo CLIENTE ao invés do CLIENTE LONGO PRAZO do cadastro do cliente. Exemplo:

C6.png


A contábil longo prazo cliente ficará armazenada na tabela VECEMPRESA.