CO - Como Fazer – Consulta NFe SEFAZ

De CIGAM WIKI
Revisão de 13h43min de 4 de julho de 2022 por Jonas.Fleck (discussão | contribs)

Este aplicativo realiza junto à SEFAZ a consulta e realiza a baixa dos XMLs do tipo Proc para os certificados de pessoas físicas (CPF) e Pessoas Jurídicas (CNPJs) cadastrados nele. OS XMLS das NFe-s e CTe-s são baixados e salvos nas pastas informadas nas parametrizações. Dessa forma, a empresa faz a busca automática dos arquivos disponibilizados na Sefaz do ambiente nacional, podendo assim realizar a importação desses.

Novidade: A partir da versão 220701 [2.4.8220.17427] do CGConsulta, passa a ser possível utilizar tanto certificados de Pessoa Física (CPF), como Pessoa Jurídica (CNPJ).

O Consulta NFe SEFAZ agora é um aplicativo de serviço, onde pode ser executado em segundo plano sem abrir nenhuma tela de aplicação. Para isso, o programa deve ser parametrizado normalmente na aplicação, e para executar em serviço, deve ser chamado com a passagem do parâmetro “-B:”. Mais informações estão disponíveis na guia Sobre do aplicativo.

Como parametrizar a funcionalidade?

O aplicativo está disponível dentro da pasta do INSTAL do CIGAM, como CGConsultaNFeSEFAZ. Primeiramente, o aplicativo deve ser salvo em uma pasta específica para a execução. Nessa pasta deve ser adicionada a pasta de ‘Apoio’ e mais as DLLs (Cigam.Extensions.dll, Cigam.Utils.dll, Cigam.WebServices.Dfe.dll) conforme imagem abaixo, que estão disponíveis no INSTAL do CIGAM.

Consulta NFe SEFAZ


Consulta NFe SEFAZ


São necessárias algumas parametrizações para poder realizar a busca dos XMLs. Acessando o programa:

Consulta NFe SEFAZ


Adicionar Certificados: deve ser parametrizado na guia Requisição os certificados a serem realizadas as consultas. Clique no botão ‘Adicionar’:

Consulta NFe SEFAZ


No campo Unidade de Negócio deverá ser informado mesmo código existente no CIGAM. Em seguida clique no botão ‘Buscar Certificado’:

Consulta NFe SEFAZ


Serão apresentados todos os certificados instalados na máquina. Caso não apresente nenhum, então primeiramente deverá ser feito o processo de instalação do certificado. Selecione o certificado correspondente a UN e confirme.

Consulta NFe SEFAZ


A funcionalidade permite ao usuário selecionar se deseja salvar os XML de Cartas de Correção, Prorrogações de beneficiamento e de Averbações de Exportação.
Em seguida será necessário informar as pastas onde deverão ser gravados os arquivos XML encontrados na consulta. Pode ser criada uma pasta para cada Unidade de Negócio a fim de ter um melhor controle. Lembre de informar o caminho para NFe e para CTe.

Consulta NFe SEFAZ


Caso existam mais certificados para realizar a consulta, os mesmos deverão também serem cadastrados.

Consulta NFe SEFAZ


Consulta NFe SEFAZ


Também é possível utilizar os seguintes filtros:

  • NF-e:
    • Filtrar Devoluções: Gravar apenas as notas que não são de devolução.
    • Filtrar UN Transportadora: Gravar apenas as notas onde a empresa do certificado não é a transportadora.
    • Filtrar Transf. entre UN: Gravar somente as notas de terceiros (não salva documentos de filiais, mesma raiz de CNPJ)
  • CT-e:
    • Filtrar UN Tomadora: Grava somente as Notas Fiscais (CT-e) em que a UN é a tomadora do serviço.


Certificados cadastrados para a consulta:

Consulta NFe SEFAZ


Como realizar o download dos XMLs da SEFAZ?

Para iniciar o download, conforme parametrizado nas seções acima, basta clicar no botão ‘Ligar’ e a funcionalidade iniciará a comunicação com o Sefaz.
Na primeira inicialização a funcionalidade irá fornece a ciência de que existem arquivos para download. Na próxima conexão, esses arquivos que foram realizados a ciência, poderão ser baixados. Obs: A funcionalidade respeita os tempos e quantidades estipulados conforme NT 2018.002.

Consulta NFe


Consulta NFe


Em seguida, verificar se nas pastas informadas de cada unidade de negócio, foram realizados os downloads.

O processamento dos XMLs é realizado através do Consulta NFe SEFAZ a cada 30 minutos, contados ao final do processamento de todas as unidades de negócio parametrizadas. Caso este processamento demore mais que 30 minutos, a próxima execução ocorrerá após 6 minutos, obedecendo as regras de consumo dos serviços da Sefaz da NT 2018.002.

Como é calculado o tempo de execução: Data/Hora do início de processamento, somado ao tempo de execução, caso seja superior a 30 minutos, são considerados mais 6 minutos no somatório.

  • Exemplo:
    • Execução dentro de 30 minutos:
      • Data/Hora do início de processamento: 13/09/2021 15:00
      • Tempo de execução: 25 minutos
      • Data/Hora do fim de processamento: 13/09/2021 15:25
      • A próxima execução será em: 13/09/2021 15:30
    • Execução fora dos 30 minutos:
      • Data/Hora do início de processamento: 13/09/2021 15:00
      • Tempo de execução: 35 minutos
      • Data/Hora do fim de processamento: 13/09/2021 15:35
      • A próxima execução será em: 13/09/2021 15:41

Quando estiver em execução, será realizado o download dos XMLs conforme parametrizado.


Para a UN 4 nenhum documento foi localizado.

Consulta NFe


Consulta NFe


Consulta NFe


Para a UN 5 encontrou:

Consulta NFe


Como executar o Consulta NFe SEFAZ em segundo plano sem abrir nenhuma tela de aplicação?


Para rodar via serviço, o CGConsulta deve ser executado via prompt de comando, utilizando ".exe" da aplicação e os parâmetros necessários. Neste caso, temos apenas o parâmetro de background "-B:", então a execução é feita da seguinte maneira: CGConsultaNFeSefaz.exe -B:

Consulta NFe


Dentro da pasta que contém o executável abrir o prompt:

Consulta NFe


Informar o comando abaixo:

Consulta NFe


Como via serviço não abrirá telas, devem ser verificadas as pastas parametrizadas de cada UN e ver se foi efetuado o download dos XMLs.
Pasta da UN4

Consulta NFe


Pasta da UN5

Consulta NFe


Após execução atualiza campo NSU no programa:

Consulta NFe



Consulta NFe


Nesse tipo de execução deverá ser acessado o Gerenciador de tarefas para finalizar:

Consulta NFe


Como realizar a pesquisa de chave única Nfe?


Na guia Consulta NFe, basta informar a chave eletrônica desejada e clicar em ‘Consultar’. O programa irá buscar o XML e apresentar em tela.

Consulta NFe


Consulta NFe


O XML poderá ser salvo clicando em ‘Salvar’.

Consulta NFe


Consulta NFe


Onde está armazenado o arquivo de configuração?

Anteriormente a versão 1.2.7923.25318 o arquivo de configuração era armazenado em %\AppData\Local% do usuário.

Consulta NFe


A partir da versão 1.2.7923.25318 os arquivos de configuração passam a ser armazenados na pasta do executável do programa, esta solução é compatível com a versão Cigam 11, RC 210406 ou superiores.
Caso já exista este arquivo de configuração em %\AppData\Local%, ao executar o CGConsulta na versão 1.2.7923.25318, o mesmo automaticamente copiará as configurações que constam no %\AppData\Local% do usuário para a pasta config criada. Caso esta pasta não exista, ela será criada, junto com os arquivos de configuração ao executar o CGConsultaNFeSefaz.exe porém sem configuração definida.

Consulta NFe


Nesta pasta, serão armazenados os arquivos:

Consulta NFe


O arquivo *.NSU.xml será criado quando o CGConsulta for ligado, já o arquivo *_Debug.log será criado caso ocorra alguma exceção no processo de download.
Importante: Qualquer alteração nas parametrizações, que sejam realizadas diretamente no arquivo de configuração, podem não ser efetivadas, devido ao aplicativo ainda finalizar o último processamento. Desta forma, indicamos aguardar 5 minutos para qualquer alteração.


É possível utilizar a mesma numeração de Unidade de Negócio?

A partir da versão 1.2.7936.27490 do CGConsulta, passa a ser possível repetir o número da unidade de negócio, desde que o CNPJ informado não seja o mesmo. A ordenação será feita pela UN e pela numeração do CNPJ.


Consulta NFe


Caso seja informado mesma unidade de negócio e mesmo CNPJ, será exibida a validação abaixo:


Consulta NFe


É possível utilizar o CGConsulta para Pessoa Física, utilizando certificados com CPF?

A partir da versão 220701 [2.4.8220.17427] do CGConsulta, passa a ser possível utilizar tanto certificados de Pessoa Física (CPF), como Pessoa Jurídica (CNPJ).