CO Devolução de Entradas

De CIGAM WIKI
Revisão de 14h50min de 24 de junho de 2022 por Jonas.Fleck (discussão | contribs)

Suprimentos > Compras > Rotinas > Operacionais > Devolução de Entradas

Devolução de Entradas

Rotina para efetuar a devolução com base nas Notas Fiscais de Entrada gerando a Nota Fiscal de Saída respectiva.

Devolução de Entradas

Campos Guia Filtros

Período Emissão: Este campo por padrão será inicializado com a data inicial do ano corrente até a data atual. Quando for informado o campo ‘NF’ será realizada uma busca automática pela Data de Entrada da Nota Fiscal de Entrada, e a data apresentada será a data de entrada desta nota. Quando forem informadas mais de uma nota no filtro, a data inicial será a data de entrada da primeira nota, e a data final será a data de entrada da última nota informada na tela.

Validar Devolução Anterior: Quando selecionado “Nenhum”, não serão consideradas as devoluções anteriores, sendo possível realizar devolução de um material que já tenha sido devolvido. Quando selecionado “Referencia”, não serão listados os materiais já devolvidos.

Guia Devolução

Buscar Incidências e Percentuais da nota fiscal de origem: Quando estiver selecionada, as incidências e percentuais dos impostos dos itens da Nota Fiscal de Saída gerada serão buscados dos itens da Nota Fiscal de Entrada, respectivamente.

Consideram as ‘configurações’ do tipo de operação do item da nota fiscal de entrada, e não do tipo de operação informado na tela da rotina de devolução quando a opção “Buscar Incidências e Percentuais da nota fiscal de origem” estiver marcada. OBS: Há casos que a configurações do tipo de operação atende apenas notas fiscais de entrada, então estas configurações não serão consideradas na nota fiscal de saídas.

Quando a configuração [FA - NF - 2459 - Bloquear alterações nas NFS de Devolução] estiver selecionada não será permitido modificar as notas de saídas geradas através da rotina de devolução de entradas quando a opção "Buscar Incidências e Percentuais da nota fiscal de origem" estiver marcada. Será permitida a exclusão da nota quando pressionado “F3”.

Buscar Incidências, percentuais e CST de PIS/COFINS do Tipo de Operação: Essa opção fica habilitada quando a opção ‘Buscar Incidências e Percentuais da nota fiscal de origem’ estiver marcada. Quando marcada será buscada as Incidências, percentuais e CST de PIS/COFINS do Tipo de Operação informado na guia devolução.

Buscar valores da Nota Fiscal de Importação: Esta opção é válida somente para devolução total de nota fiscal de importação. Quando marcada, a nota fiscal de saída ficará com “Impostos Ajustados” marcado, e os impostos virão parametrizados conforme definição para poder confirmar a nota. Segue a parametrização de alguns campos: - I.ICMS = 4 isento; - Complemento ICMS = 1; - valor item e quantidade = valor item e quantidade da Nota Fiscal de Entrada; - valor ICMS ISENTO = ICMS da Nota Fiscal de Entrada; - Valor de IPI = Valor de IPI da Nota Fiscal de Entrada; - IPI outros = zerado; - Todos os valores referentes a ST = zerado; - Imposto Importação = zerado; - Valor contábil item = Valor contábil item da Nota Fiscal de Entrada; - PIS/COFINS = PIS/COFINS da Nota Fiscal de Entrada; - total mercadoria = total mercadoria da Nota Fiscal de Entrada; - Total NFS = Total da Nota Fiscal de Entrada; - Total Faturado = zerado igual Fiscal de Entrada;

Criar uma NFS para cada NFE: Com esta opção selecionada quando se gera a devolução de mais de uma nota fiscal o sistema gera uma Nota Fiscal de Saída para cada Nota Fiscal de Entrada. Os movimentos financeiros serão ajustados de acordo com as opções descritas na guia do ‘Financeiro’ estando esta opção marcada. Se esta opção não estiver marcada, não serão gerados os lançamentos financeiros, pois os dados da guia ‘Financeiro’ ficam desabilitados. O sistema permite que o usuário altere os lançamentos financeiros, tanto na nota fiscal através do botão financeiro como no módulo Gestão Financeira >Movimentos>Lançamentos, de acordo com a negociação feita com o fornecedor. Caso esta opção não seja selecionada, possibilita efetuar a devolução de mais de uma Nota Fiscal, criando apenas uma Nota de Saída.

Tipo Operação: Informe um tipo de operação, caso no Número de série não esteja informado o Modelo de Formulário o sistema utilizara a informação cadastrada no campo Modelo de Formulário do Tipo de Operação.

Tipo Operação para Item Filho (Kit): Tipo de Operação para Devolução de Materiais que possuem "Estrutura Comercial”. É o tipo de operação usado para os itens filhos (explodidos) do item a ser devolvido.

Tipo Operação Interestadual: Tipo de Operação para Devolução de notas de fora do estado. Somente fica habilitado quando marcada a opção ‘Criar uma NFS para cada NFE’. Neste caso, usa este tipo de operação para as notas de clientes de fora do estado. NCS – 27/05/05 – não será feito, pois se não informar o cliente da NF de saída o sistema já bloqueia o número da NF e busca um próximo número.

Retornar Saldo da Ordem de Compra Original: Ao devolver uma Nota de Entrada através da rotina Devolução de Entradas, e selecionar a opção ‘Retornar Saldo da Ordem de Compra Original’ na guia Devolução, o sistema considerará a opção selecionada na configuração [CO - GE - 1403 - Controle para OC após exclusão Nota Fiscal de Entrada] para alterar o campo ‘Controle’ da Ordem de Compra desta nota.

Data de Emissão: Filtro para informar a data de emissão da Nota de Saída.

Série: Filtro para informar a série da Nota de Saída.

Portador: Filtro para informar o portador da Nota de Saída.

TG. Conversora UM: Essa opção é utilizada, quando o material que está sendo devolvido conter uma TG de conversão, selecionando a TG o sistema irá fazer o cálculo automaticamente na emissão da Nota Fiscal de Saída.

Tipo Nota: Define o tipo de nota cadastrado que será utilizado para realizar a devolução.

Gerar OBS com os impostos da NFE devolvida: Quando esta opção for marcada, o sistema passa a gerar na observação da Nota Fiscal de Saída gerada através da rotina, os valores dos impostos de IPI, ICMS e ICMS ST da Nota de Entrada devolvida. Funcionalidade apenas para a devolução total. Caso esta opção esteja SELECIONADA, na tela de seleção de itens a serem devolvidos não será possível acessar o campo 'Quantidade' para alterar, pois necessitará ser devolução total.
[Versão221107 1]Quando o checkbox 'Gerar OBS com os impostos da NFE devolvida' estiver marcado, ao passar o mouse sobre o campo 'Quantidade' será exibido o tooltip "Não é possível editar o campo 'Quantidade' quando a opção 'Gerar OBS com os impostos da NFE devolvida' estiver selecionada, explicando ao usuário o motivo do mesmo estar desabilitado.

Guia Devolução

Guia Devolução

Buscar Incidências e Percentuais da nota fiscal de origem: Quando estiver selecionada, as incidências e percentuais dos impostos dos itens da Nota Fiscal de Entrada gerada serão buscados dos itens da Nota Fiscal de Saída, respectivamente. Para o campo ‘Incidência ICMS Entrada’ é realizado um tratamento para sua conversão.

Considera as ‘configurações’ do tipo de operação do item da nota fiscal de saída, e não do tipo de operação informado na tela da rotina de devolução quando a opção ‘‘Buscar Incidências e Percentuais da nota fiscal de origem” estiver marcada. Quando a configuração [CO - NF - 2343 - Bloquear alterações nas NFE de Devolução] estiver selecionada não será permitido modificar as notas de entradas geradas através da rotina de devolução de saídas quando a opção "Buscar Incidências e Percentuais da nota fiscal de origem" estiver marcada.

Importante: Os tipos de operação dos itens da nota fiscal de entrada serão atualizados conforme informado na tela da rotina, porém não será realizada a busca da regra fiscal.

Tipo Operação para Item Filho (Kit): Tipo de Operação para Devolução de Materiais que possuem "Estrutura Comercial”. É o tipo de operação usado para os itens filhos (explodidos) do item a ser devolvido.

Tipo Operação Interestadual: Tipo de Operação para Devolução de notas de fora do estado. Somente fica habilitado quando marcada opção ‘Criar uma NFE para cada NFS’. Neste caso, usa este tipo de operação para as notas de clientes de fora do estado. NCS – 27/05/05 – não será feito, pois se não informar o cliente da NF de saída o sistema já bloqueia o número da NF e busca um próximo número.

Importante: Quando o campo 'Desconsiderar UF x Oper' estiver igual a ‘Sim’ no cadastro do fornecedor utilizado na Nota Fiscal de entrada a ser devolvida, será permitido informar um tipo de operação independete da UF de origem do fornecedor para os campos Tipo de operação e Tipo Operação Interestadual.

O Tipo de operação informado será utilizado para criar uma movimentação de estoque, se necessário, que ajustará o médio conforme era o valor de custo na data da venda.

Tipo Operação Exterior: Este campo possui o mesmo tratamento dos campos referentes a tipos de operação estadual e interestadual. Porém, deverá criar uma NFE com o Tipo de Operação 3xxx.

Obrigar a digitação dos tipos de operação: Quando a configuração [FA – GE – 80 Utilizar regra fiscal] está como ‘não’, é necessário informar tipo de operação interestadual e o internacional.

Conta: O sistema também atualizará o campo ‘Conta’ do botão ‘Impostos’ da Nota de Entrada gerada com a conta informada na tela da rotina.

Tipo Oper. Estadual Transferência: Quando houver informação no campo “Tipo Oper. Estadual Transferência”, o sistema passa a tratar a validação da quantidade disponível no Centro de Armazenagem informado no campo “Centro Armaz. Transferência Estadual”, e será controlada de acordo com a configuração [ES - GE 38 - Avisar/Bloquear quantidade insuficiente no movimento].

Tipo Nota: Define o tipo de nota cadastrado que será utilizado na devolução.

Importante: a rotina de Devolução de Saídas passa a respeitar a configuração [FA - GE - 1168 – Arredondar ou truncar o Valor Total do Item] para o cálculo do Valor Total do Item. Desta forma, o campo ‘Preço Total Item’ deve ser atualizado com a ‘Quantidade’ multiplicada pelo ‘Preço Unitário’ e sobre este resultado aplicada a parametrização da configuração.

Na rotina de Devolução de Saídas o sistema passa a criar o movimento do item da Nota de Entrada com a ‘Espécie Estoque’ informada no Tipo de Operação do item, informado no campo ‘Tipo de Operação Estadual’ ou ‘Tipo de Operação Interestadual ‘na guia Devolução da rotina.


Campos Guia Complemento

Guia Complemento


Gerar notas fiscais de devolução segmentadas por impostos: esse parâmetro deve ser marcado quando houver a necessidade de criar as notas fiscais de impostos de acordo com a legislação Livro III, art. 25 Decreto 37.699/97 – RICMS/RS;

Tipo de Oper. NF de entrada para crédito de ICMS: neste campo deve informado o tipo de operação que criará a nota fiscal de entrada de crédito de ICMS. Conforme definição o sistema utilizará o tipo de operação para buscar as incidências, percentuais, tipo de notas e etc.;

Tipo Oper. NF de saída para valor de ST como ICMS: neste campo deve informado o tipo de operação que criará a nota fiscal de saída de ressarcimento de ST. Conforme definição o sistema utilizará o tipo de operação para buscar as incidências, percentuais, tipo de notas e etc.;

Material: para NFs de devolução: Material que será utilizado na criação das notas fiscais de impostos. O item deve ser do tipo “Nulo”, ter uma NCM válida e código CEST válido uma vez que uma das notas fiscais terá valor de ST;

Condição de Pagamento: condição de pagamento que será utilizada nas notas fiscais de impostos;

Conta Financeira: deve ser informada a conta financeira que será informada tanto na nota fiscal de saída quanto na de entrada;

Portador: deve ser informado o portador que deve constar nas notas fiscais segmentadas a serem criadas.

Após realizar as parametrizações da Guia Complemento e clicar e confirmar, o sistema irá abrir a tela para seleção dos itens. Após seleção do item o sistema mostra a tela de geração de financeiro, já que a nota a ser criada com ST possui valor faturado. Após geração do financeiro, o sistema mostra a tela com os números das notas fiscais segmentadas criadas.

Versões

Versão 221107

  1. Disponível na versão Beta 221107 e superiores