CO - Como Fazer - Pré Nota
Como Fazer Compras > CO - Como Fazer - Pré Nota
Pré Nota
Pré Nota é uma etapa prévia do processo de geração e/ou criação de Notas Fiscais de Entrada. Seu intuito é validar e consistir informações que serão utilizadas na Nota de Entrada. Dessa forma, ao gerarmos a pretendida Nota de Entrada, estaremos trabalhando com dados plenamente seguros e que já foram analisados e consistidos pelos setores responsáveis da empresa previamente.
A Pré Nota se aplica a qualquer ramo de negócio, desde que tenha o módulo de Compras, utilizando o cadastro de Notas de Entrada.
Como parametrizar a Pré Nota?
Para o uso da Pré Nota deve-se estar atento a todas as configurações do módulo de Compras, além de algumas configurações específicas para a Pré Nota, conforme abaixo:
- PN CO 2359 - Controle inicial para Pré Nota;
É considerada uma das configurações mais importantes para o uso da Pré Nota. Nela será definido o controle inicial para Pré Nota e seus itens quando estiverem sendo criados.
- PN CO 2360 - Percentual de tolerância para inconsistências de Pré Nota;
Nela será informado um percentual de tolerância para consistência dos tributos da Pré Nota.
- PN CO 2386 - Utilizar desindexação com índice da Pré Nota na tab. preço;
Quando estiver selecionada será habilitada a desindexação do preço unitário do item da Pré Nota.
- PN CO 2387 - Índice padrão para Pré Nota;
Será usado o índice informado nessa configuração para inicializar o índice dos itens da Pré Nota.
- PN GE 2801 - Bloquear data de vencimento menor que a data de entrada;
Visando flexibilizar o bloqueio efetivo da criação da Nota Fiscal de Entrada através da efetivação da Pré Nota, a rotina de efetivação passa a considerar a informação parametrizada na configuração "PN - GE - 2801 - Bloquear data de vencimento menor que a data de entrada", então, quando esta configuração constar como marcada, e houver divergências na tela de geração dos lançamentos financeiros, a Nota Fiscal de Entrada não será criada.
- CO PN 2412 - Versão da análise de consistências da Pré Nota;
Deve ser preenchida sempre com “0”, pois a funcionalidade Matriz de Consistência não está disponível. Se esta funcionalidade for disponibilizada, esta configuração definirá qual será a versão de componente de análise de consistência da Pré Nota será utilizada.
- GE VC 2454 - Versão de Cálculo de imposto da Pré-Nota;
A versão “2” está integrada aos cálculos de Notas Fiscais de Entrada e OC. Na versão “1” será feito o cálculo considerando os cálculos e impostos utilizados na nota fiscal de entrada. Na versão “0” do cálculo do imposto será utilizado o cálculo da versão original.
- GE 2761 - Caminho dos arquivos XML para importação da NFe/CTe;
Por ela é possível direcionar a pasta para importação dos XML de NFe/CTe. Caso esta configuração estiver em branco, será buscada a pasta padrão, que é a ‘XML’ dentro do CigamInstal. Pelo botão ‘Por Usuário’ também é possível variar a configuração por usuário, UN ou por usuário e UN.
- ES GE 513 – Busca lote sequencial automático por;
Ao ativá-la nas telas de movimentações de entrada, busca sequencia automática para os lotes quando o lote não é especificado.
- ES GE 1317 – Busca lote sequencial automático quando;
A opção informada define a busca o lote sequencial automaticamente, quando entrar na tela de lotes ou após confirmar o registro de lote.
- PN GE 2911 – Exigir tipo de operação na efetivação da pré nota;
Com esta opção marcada ao realizar a efetivação da pré nota, através do botão efetivar PN ou através da rotina efetivar pré nota em lote, será avaliado se o campo tipo de operação está preenchido, na capa e nos itens, não permitindo a efetivação com tipo de operação em branco.
- PN GE 2920 – Habilitar Vínculo da OC com a Pré Nota sem sequência;
Na importação de XML para Pré Nota através da rotina de Gerenciamento XML NFe/CTe habilitar o vínculo com Ordem de Compra considerando somente a tag 'xPed' do XML e desconsiderando a tag 'nItemPed', se existir, que é responsável pela sequência (item) da Ordem de Compra. Neste caso o vínculo entre os itens do XML e os itens da Ordem de Compra deve ser feito manualmente.
Quais os nomes lógicos para a utilização da Pré Nota?
Para o correto funcionamento da rotina é necessário que existam os seguintes nomes lógicos com suas respectivas traduções.
• COITEMPRENOTA = COITPNOT
• COOBSPRENOTA = COOPNOTA
• COPRENOTA = COPRENOT
• COIMPITEMPRENOTA = COIIPNOT
• COIMPOSTOPRENOTA = COIPNOTA
• COCOPRENOTA = COCOPRNT
• COGRPRENOTA = COGRPREN
• CONSEPRENOTA = CONSEPNT
• COMATRIZCONPN = COMATRIZCONPN (somente necessário se disponibilizada a funcionalidade Matriz de Consistência)
• COUSURECEMAILPN = COUSURECEMAILPN
• CONFRECEBIDA = CONFRECE
• COCOMPLPRENOTA = COCPRENO
A aplicação da Pré Nota criará automaticamente as tabelas quando for iniciada. Para que isso ocorra o Magic.ini deve estar parametrizado para criação de tabelas, conforme imagem abaixo:
É fundamental possuir todos os nomes lógicos e tabelas padrões do CIGAM.
Importante: A aplicação da Pré Nota (Cabinet File) deve estar no seguinte diretório: %CIGAM_INSTAL%Cab\Fiscal\PreNota.ecf. Veja o exemplo, onde o nome lógico ‘CIGAM_INSTAL’ está apontando para “D:\CIGAM\Parametrização\”.
Antes da utilização da Pré Nota, também deve ser cadastrada a tabela de Pré Nota no programa de últimos IDs sequenciais do CIGAM, conforme imagem que segue: