LF - Como Fazer - REINF

De CIGAM WIKI
Revisão de 13h14min de 25 de maio de 2021 por Graziela.Padilha (discussão | contribs) (O que configurar na tela de “Parâmetros” da EFD REINF para atender as evoluções/modificações da versão 1.05.01?)

Índice

O que é EFD REINF?

O EFD REINF é a Escrituração Fiscal digital de retenções e outras informações fiscais.

Quais são pré requisitos para gerar o EFD REINF?

Os pré requisitos para gerar o EFD REINF são:

  • Componente do projeto Reinf EFDReinf.ecf;
  • Componente CGData.ecf atualizado com a tabela Reinf LFEREINF;
  • Nome lógico %LFEVENTOREINF% com tradução LFEREINF;
  • Registrar a DLL Cigam.Webservices.EFD.dll com .Net 4.5 (não roda em Windows XP);
  • Reinstalar o certificado digital com a opção "exportável" marcada;
  • Ter versão CIGAM a partir de 180205b;

Como localizar no menu a rotina EFD REINF?

Para localizar a rotina do EFD REINF no menu, é preciso acessar o menu: Fiscal > Escrita Fiscal > Rotinas > Legais > GIA > Gias Federais > EFD REINF.

Como definir o tipo de ambiente utilizado na rotina EFD REINF?

Para definir o tipo de ambiente utilizado na rotina EFD REINF é necessário acessar o botão <Parâmetros>, aba ‘Configuração da URL’ e indicar se o ambiente a ser utilizado é de Produção ou Produção Restrita.

Na tela de edição de eventos há a possibilidade de alterar esta opção, caso necessite enviar em ambiente diferente do que está parametrizado no botão <Parâmetros>. Neste mesmo local é possível parametrizar a URL que deve ser utilizada em cada ambiente.

Filtros_Parametros


No primeiro acesso a URL do ambiente de Produção estará preenchida com o endereço https://reinf.receita.fazenda.gov.br/WsREINF/RecepcaoLoteReinf.svc e o ambiente de Produção Restrita com o endereço https://preprodefdreinf.receita.fazenda.gov.br/WsREINF/RecepcaoLoteReinf.svc.

Caso haja necessidade de alteração, esses campos são editáveis.

Como pesquisar os eventos já existentes na rotina EFD REINF?

Para pesquisar os eventos já existentes na rotina EFD REINF, é necessário preencher os filtros conforme necessidade e após clicar no botão <Pesquisar>. Sempre que algum filtro for alterado, para que a pesquisa seja atualizada, é necessário clicar no botão <Pesquisar>.

Pesquisa_Eventos


Unidade de Negócio: informar a Unidade de Negócio a ser acessada para realização da pesquisa. Como padrão é trazido a Unidade de Negócio vinda da configuração de sistema 21 - Unidade de negócio padrão.

Período: informar mês/ano inicial e final a ser acessado para a realização da pesquisa.

Tipo: informar o tipo a ser acessado para a realização da pesquisa.

Filtros_Tipo


Status: informar o status a ser acessado para a realização da pesquisa.

Filtros_Status


Registro: informar o registro a ser acessado para a realização da pesquisa.

Filtros_Registro


Ambiente: informar o ambiente a ser acessado para realização da pesquisa.

Filtros_Ambiente


Como criar um novo evento na rotina EFD REINF?

Para criar um novo evento na rotina EFD REINF é necessário clicar no botão <Novo Evento> ou <Importar Dados>.

Botoes_Criacao_Eventos


Ao clicar no botão <Novo Evento>, é aberta uma tela com opções de eventos que o CIGAM atende.

Botao_Novo_Evento


Ao selecionar o evento é aberta a tela de Edição.

Novo_Evento_Exemplo


Novo_Evento_Edicao


Ao clicar no botão <Importar Dados> será aberta tela com as opções de eventos que o sistema atende quanto a importação automática de dados.

Cada aba corresponde a um evento e é necessário indicar se o mesmo deve ser gerado clicando na opção 'Gerar (evento)', após é necessário clicar no botão <Confirmar> para que os eventos sejam criados.

Importa_Dados_Exemplo


Importa_Dados_Geracao


Como enviar evento na rotina EFD REINF?

Para enviar evento pela rotina EFD REINF é necessário que os eventos selecionados estejam com o status como 'Não Enviado' ou 'Erro'. Os eventos que serão enviados devem ser selecionados e após se deve clicar no botão <Enviar>. Após o envio, será retornado para o cliente a confirmação com o código de recibo ou o erro com o código e descrição da rejeição.

Envio_Evento


É possível enviar até 100 eventos de uma única vez (definido pela Receita Federal). Ao tentar enviar um número maior, o sistema emitirá uma mensagem de aviso e fará envio apenas dos 100 primeiros eventos.

É indicado que os eventos de fechamento de período (R-2099) ou de reabertura de período (R-2098) sejam enviados separadamente.

Como excluir eventos na rotina EFD REINF?

Para excluir eventos já enviados e confirmados na rotina do EFD REINF, deve-se selecionar o evento e clicar no botão <Excluir Eventos>. Após, seu status será alterado para ‘Excluído’ e será criado o evento ‘R-9000’ com o recibo do evento a ser cancelado.
Para cada evento confirmado que for selecionado e excluído, será criado um ‘R-9000’ (com exceção dos eventos R-1000 e R-1070). Caso o evento R-9000 ainda não esteja Confirmado e seja deletado pela tecla (F3), o evento original voltará para status ‘Confirmado’.

Exclusao_Evento_Confirmado

Como alterar eventos na rotina EFD REINF?

Para alterar eventos na rotina do EFD REINF, selecione o evento e em seguida clique no botão <Alterar Eventos>.
Só poderão ser alterados eventos Confirmados. Essa rotina é responsável pela 'cópia' de um evento já enviado para facilitar a sua edição e envio. O evento ficará com o Status 'Pendente' até que sejam alterados os dados conforme necessidade e o evento original ficará com o Status 'Alterado'. Caso o evento de alteração não esteja ‘Confirmado’ e seja deletado, o evento original voltará para o status ‘Confirmado’.

Alteracao_Eventos_Confirmado

Como editar eventos na rotina EFD REINF?

Para editar os eventos na rotina do EFD REINF é necessário dar dois cliques sobre evento correspondente. Somente os eventos com status ‘Pendente’, Não Enviado’ ou ‘Erro’ poderão ser editados.

Todos os editores possuem uma subguia de XML, no qual é possível visualizar o XML.

Edicao_Eventos


Edicao_Eventos_Editor


Edicao_Eventos_XML

Na tela de edição tem um botão para edição de algumas particularidades conforme o evento. Por exemplo o evento R-2060 possui o botão <Atividades>, o R-2010 possui o botão <Prestador de Serviço> e assim por diante.

Vamos utilizar o evento R-2010 como exemplo de edição:

Edicao_Eventos_Botao_Prestador_Servico

Após clicar no botão <Prestador de Serviço>, o sistema mostra o total dos valores apurado das notas fiscais que constam no sistema. Para visualizar essas notas e informar o tipo de serviço correspondente a ela, bem como conferir os valores de retenção de cada nota fiscal, basta clicar no botão <Notas Fiscais>.

Edicao_Eventos_Botao_Notas_Fiscais

Após finalizar as edições, clique no botão <Confirmar> em cada uma das telas. Ao salvar todas as alterações, o status do evento será alterado de 'Pedente' para 'Não Enviado'.

Edicao_Eventos_Final

Quais eventos são tratados na rotina EFD REINF?

Os eventos tratados na rotina EFD REINF são:

  • R-1000
  • R-1070
  • R-2010
  • R-2050
  • R-2060
  • R-2098
  • R-2099
  • R-9000

Como funciona o evento R-1000 no EFD REINF?

Primeiro evento a ser transmitido pelo contribuinte. Esse evento tem a finalidade de identificar a qual UN/Empresa que os registros informados nos demais eventos pertencem.

R-1000


Como funciona o evento R-1070 no EFD REINF?

É necessário que seja enviado um evento 'R-1000' antes do envio do evento R-1070 e este evento deve ser enviado antes do envio do evento R-2099.

Reinf_1070_1


Reinf_1070_2

É obrigatório informar a Validade Inicial, esta data será considerada para criação do R-1070. Exemplo, se neste campo for informado 05/2018, o evento será criado e visualizado no Gerenciador de Eventos no período 05/2018. Caso a Data Final não seja informada, a mesma será considerada como igual a Validade Inicial. Os campos Nova Validade Inicial e Nova Validade Final são habilitados quando o Tipo de Operação do evento for Alteração.
Os campos referente as ‘Informações Complementares Processo Judicial’ devem ser preenchidos somente se o ‘Tipo de Processo’ for Judicial.
Para incluir as informações da suspensão, é necessário clicar no botão ‘Info. de Suspensão’.

Reinf_1070_3

align="justify"> O campo ‘Código de Suspensão’ é um campo sequencial e será utilizado no momento que for realizado o vínculo do processo no evento R-2050.No campo ‘Indicativo’ é possível a utilização do F5 para informar o dado. Há a possibilidade de informar mais de um indicativo, caso haja necessidade, utilizar F4.
Após evento confirmado, há a possibilidade de vincular este processo no evento R-2050.

Como funciona o evento R-2010 no EFD REINF?

É necessário que seja enviado um evento 'R-1000' antes do envio do evento R-2010 e este evento deve ser enviado antes do envio do evento R-2099. No botão 'Prestadores Serviço' deve ser informado o CNPJ da empresa que prestou o serviço (fornecedor). Ao clicar no botão calcular, o campo será atualizado com os valores informados no botão ‘Notas Fiscais’.
No botão 'Notas Fiscais', devem ser apontadas as notas deste fornecedor e destacado ao lado qual os seus 'Tipos de Serviços' e o total das retenções.
É obrigatório o preenchimento do campo ‘Tipo Serviço’, através do F5 é possível visualizar as possibilidades de preenchimento.

Reinf_2010_1


Reinf_2010_2

O botão ‘Notas Fiscais’ é habilitado após informar código ou CNPJ da empresa correspondente.

Reinf_2010_3

Ao dar F5 no campo Nota Fiscal, serão apresentadas as Notas Fiscais de Entrada que possuem valor de serviço.
Após informado valor no campo ‘Base Retenção’, o campo ‘Valor retenção’ é calculado automaticamente, utilizando o percentual conforme o ‘Indicador CPRB’ informado na tela de Prestador de Serviço. Se informado como Não Contribuinte de CPRB, o percentual a ser utilizado é 11%, se informado como Contribuinte de CPRB, o percentual utilizado é 3,5%.

Reinf_2010_4

O evento ‘2010’ pode ser gerado de forma automatizada através do botão ‘Importar Dados’ da rotina.

Reinf_2010_5

Para criação do evento de forma automatizada serão acessadas as Notas Fiscas de Entrada que tenham valor de serviço e que os fornecedores sejam diferentes de Pessoa Física. Caso haja necessidade de um filtro mais específicos, há opções disponibilizadas.

Valor de Mercadoria igual a zero: além de criar eventos com notas com valor de serviço e fornecedores diferentes de Pessoa Física , será avaliado se estas notas possuem seu total de mercadoria zerado. Caso negativo, a nota não será utilizada para criação de evento.

Valor de INSS maior que zero: além de criar eventos com notas com valor de serviço e fornecedores diferentes de Pessoa Física , será avaliado se estas notas possuem valor de INSS maior que zero. Caso negativo, a nota não será utilizada para criação de evento.

Listar livros igual a: além de criar eventos com notas com valor de serviço e fornecedores diferentes de Pessoa Física , será avaliado se estas notas estão com listar livros de acordo com o informado no filtro . Caso negativo, a nota não será utilizada para criação de evento. O listar livros avaliado será o da capa da nota.

Incidência de INSS igual a: além de criar eventos com notas com valor de serviço e fornecedores diferentes de Pessoa Física , será avaliado se estas notas estão com a incidência de INSS de acordo com o informado no filtro . Caso negativo, a nota não será utilizada para criação de evento. Se a nota possuir itens com incidências diferentes e somente um item atender o informado no filtro, a Base de Retenção será de acordo com o item que atende ao filtro, mas o Valor Bruto continuará trazendo o valor total da nota.

Cessão de Mão de Obra: além de criar eventos com notas com valor de serviço e fornecedores diferentes de Pessoa Física , será avaliado se estas notas estão com o código ‘Cessão Mão de Obra’ do cadastro de seu material de acordo com o informado no filtro. Caso negativo, a nota não será utilizada para criação de evento. Também há a opção de filtrar somente pelas notas que em seu cadastro de material há o código ‘Cessão Mão de Obra’ preenchido, independente de qual código está informado.

O Tipo de Serviço é preenchido de acordo com o código ‘Cessão Mão de Obra’ informado no cadastro de material correspondente, botão ‘Parâmetros’ aba Fiscal/Serviços.

Reinf_2010_6


Reinf_2010_7

O campo ‘Base Retenção’ é atualziado com o somatório da Base de INSS dos itens correspondentes a Nota Fiscal e Tipo de Serviço em questão e o campo ‘Valor Retenção’ com o somatório do Valor INSS dos itens correspondentes a Nota Fiscal e Tipo de Serviço em questão.

Como funciona o evento R-2020 no EFD REINF?

É necessário que seja enviado um evento 'R-1000' antes do envio do evento R-2020, e este evento deve ser enviado antes do envio do evento R-2099. No botão 'Tomadores Serviço' deve ser informado o CNPJ da empresa que tomou o serviço (cliente). Ao clicar no botão calcular, o campo será atualizado com os valores informados no botão ‘Notas Fiscais’.
No botão 'Notas Fiscais', devem ser apontadas as notas deste cliente e destacado ao lado qual os seus 'Tipos de Serviços' e o total das retenções.
É obrigatório o preenchimento do campo ‘Tipo Serviço’, através do F5 é possível visualizar as possibilidades de preenchimento.

Reinf_2020_1


Reinf_2020_2

O botão ‘Notas Fiscais’ é habilitado após informar código ou CNPJ da empresa correspondente.

Reinf_2020_3

Através de F5 no campo Nota Fiscal, serão apresentadas Notas Fiscais de Saída com Valor de Serviço maior de zero.
Após informado valor no campo ‘Base Retenção’, o campo ‘Valor retenção’ é calculado automaticamente, utilizando o percentual conforme parametrização da opção ‘Indicativo de desoneração da folha pela CPRB’ ‘do botão ‘Parâmetros’ aba R-1000 . Se marcada a opção, o percentual a ser utilizado é 11%, se desmarcada o percentual utilizado é 3,5%.

Reinf_2020_4

O evento ‘2020’ pode ser gerado de forma automatizada através do botão ‘Importar Dados’ da rotina.

Reinf_2020_5


Reinf_2020_6

Para criação do evento de forma automatizada serão acessadas as Notas Fiscas de Saída que tenham valor de serviço e que os fornecedores sejam diferentes de Pessoa Física. Sendo Nota Fiscal Eletrônica, o status da mesma também é considerado. Caso haja necessidade de um filtro mais específicos, há opções disponibilizadas.

Valor de Mercadoria igual a zero: além de criar eventos com notas com valor de serviço e clientes diferentes de Pessoa Física , será avaliado se estas notas possuem seu total de mercadoria zerado. Caso negativo, a nota não será utilizada para criação de evento.

Valor de INSS maior que zero: além de criar eventos com notas com valor de serviço e clientes diferentes de Pessoa Física , será avaliado se estas notas possuem valor de INSS maior que zero. Caso negativo, a nota não será utilizada para criação de evento.

Listar livros igual a: além de criar eventos com notas com valor de serviço e clientes diferentes de Pessoa Física , será avaliado se estas notas estão com listar livros de acordo com o informado no filtro . Caso negativo, a nota não será utilizada para criação de evento. O listar livros avaliado será o da capa da nota.

Incidência de INSS igual a: além de criar eventos com notas com valor de serviço e clientes diferentes de Pessoa Física , será avaliado se estas notas estão com a incidência de INSS de acordo com o informado no filtro . Caso negativo, a nota não será utilizada para criação de evento. Se a nota possuir itens com incidências diferentes e somente um item atender o informado no filtro, a Base de Retenção será de acordo com o item que atende ao filtro, mas o Valor Bruto continuará sendo o valor total da nota.

Cessão de Mão de Obra: além de criar eventos com notas com valor de serviço e clientes diferentes de Pessoa Física , será avaliado se estas notas estão com o código ‘Cessão Mão de Obra’ do cadastro de seu material de acordo com o informado no filtro. Caso negativo, a nota não será utilizada para criação de evento. Também há a opção de filtrar somente pelas notas que em seu cadastro de material há o código ‘Cessão Mão de Obra’ preenchido, independente de qual código está informado.

O Tipo de Serviço é preenchido de acordo com o código ‘Cessão Mão de Obra’ informado no cadastro de material correspondente, botão ‘Parâmetros’ aba Fiscal/Serviços.

Reinf_2020_7

Caso o mesmo não esteja preenchido e haja informação no botão Parâmetros da rotina EFD REINF, será preenchido com esta informação.

Reinf_2020_8

O campo ‘Base Retenção’ é atualziado com o somatório da Base de INSS dos itens correspondentes a Nota Fiscal e Tipo de Serviço em questão e o campo ‘Valor Retenção’ com o somatório do Valor INSS dos itens correspondentes a Nota Fiscal e Tipo de Serviço em questão.

Reinf_2020_9

Como funciona o evento R-2030 no EFD REINF?

É necessário que seja enviado um evento 'R-1000' antes do envio do evento R-2030, e este evento deve ser enviado antes do envio do evento R-2099. No botão ‘Prestadores’ deve ser informado os CNPJs correspondentes as operações.
O botão ‘Detalhe Recurso’ somente é habilitado após CNPJ ser informado. Neste botão, devem ser discriminados o ‘Tipo Repasse’, o ‘Valor Bruto’, o ‘Valor da Retenção’ e a ‘Descrição’ correspondente a operação. Utilizando os botões ‘Calcular Total Bruto’, ‘Calcular Retenção’ e ‘Calcular Tudo’ da tela ‘Prestador Recurso’, serão calculados os totais desta mesma tela de acordo com os valores informados no botão ‘Detalhe Recurso’.

Reinf_2030_1


Reinf_2030_2


Reinf_2030_3

Como funciona o evento R-2040 no EFD REINF?

É necessário que seja enviado um evento 'R-1000' antes do envio do evento R-2040, e este evento deve ser enviado antes do envio do evento R-2099.  No botão ‘Repasses’ deve ser informado os CNPJs correspondentes as operações.
O botão ‘Detalhe Recurso’ somente é habilitado após CNPJ ser informado. Neste botão, devem ser discriminados o ‘Tipo Repasse’, o ‘Valor Bruto’, o ‘Valor da Retenção’ e a ‘Descrição’ correspondente a operação. Utilizando os botões ‘Calcular Total Bruto’, ‘Calcular Retenção’ e ‘Calcular Tudo’ da tela ‘Repasses do Recusro’, serão calculados os totais desta mesma tela de acordo com os valores informados no botão ‘Detalhe Recurso’.

Reinf_2040_1


Reinf_2040_2


Reinf_2040_3

Como funciona o evento R-2050 no EFD REINF?

É necessário que seja enviado um evento 'R-1000' antes do envio do evento R-2050 e este evento deve ser enviado antes do envio do evento R-2099. No botão 'Tipos Comercialização' deve ser apontado o tipo e a receita bruta dessa comercialização. Ao clicar no botão calcular, o campo ‘Receita Bruta’ será atualizado com os valores informados no botão ‘Tipos Comercialização’.

Reinf_2050_1

Os campos ‘Valor Suspenso’ devem ser informados manualmente, de acordo com informações do botão ‘Processos’, nestes campos o cálculo não foi automatizado, pois podem haver situações em que os valores informados no botão não são somados no totalizador.
Os campos ‘Contribuição Previdenciária’, ‘GILRAT’ e ‘SENAR’ são calculados de acordo com os percentuais informados no botão ‘Parâmetros’, aba ‘R-2050’.

Reinf_2050_2


Reinf_2050_3


Reinf_2050_4

Ao clicar no botão ‘Processos’, é possível vincular os processos informados no evento R-1070.

Reinf_2050_5

No campo ‘Número’, informar o número correspondente ao processo. No ‘Código Suspensão’, informar o código suspensão conforme informado no evento R-1070, sendo possível assim o vínculo. Nos campos ‘Contrib. Prev. Suspenso’, ‘GILRAT suspenso’ e SENAR suspenso’ são informados os valores quanto a suspensão.
O evento ‘2050’ pode ser gerado de forma automatizada através do botão ‘Importar Dados’ da rotina.

Reinf_2050_6

Para criação do evento serão acessadas as Notas Fiscas de Saída que estejam dentro do filtro informado e que o valor de SENAR esteja calculado. Para Notas Fiscais que utilizam modelo de formulário eletrônico, será validado o status da Nota Fiscal quanto ao envio ao Sefaz.

Reinf_2050_7

No caso de importação de dados, o campo SENAR será preenchido de acordo com o Valor de SENAR das notas envolvidas e não com o percentual informado no botão Parâmetros.

Como funciona o evento R-2060 no EFD REINF?

É necessário que seja enviado um evento 'R-1000' antes do envio do evento R-2060 e este evento deve ser enviado antes do envio do evento R-2099. No botão Atividades deve ser informado o código da atividade e os respectivos valores, assim como um tipo de ajuste para essa atividade. Ao clicar no botão calcular, o campo será atualizado com os valores informados no botão ‘Atividades’.

Reinf_2060_1


Reinf_2060_2

Sempre que houverem valores informados nos campos ‘Exclusões Receita Bruta’ e ‘Adições Receita Bruta’, é necessário discriminar estes valores de acordo com seus ajustes correspondentes.
O evento ‘2060’ pode ser gerado de forma automatizada através do botão ‘Importar Dados’ da rotina.

Reinf_2060_3

Os dados trazidos na importação quanto ao evento ‘2060’, possuem as mesmas validações da geração do bloco P do EFD Contribuições.

Reinf_2060_4


Reinf_2060_5


Nota de exemplo que alimenta a geração dos dados.

Reinf_2060_6

Incidência de CPRB deve ser 1 ou 3. Esta incidência é visualizada no imposto movimento do item da nota, aba IPI/ISS/CPRB.

Reinf_2060_7

Cadastro de NCM do material envolvido deve possuir Código Atividade CPRB ou Código Ativ. Exceção CPRB informados, percentual CPRB informado e Validade CPRB vigente.
Caso a nota que atenda as condições de CPRB for de CFOP de exportação (iniciado em 7101) será também preenchido o campo ‘Exclusões Receita Bruta’.
Caso haja necessidade de diminuir entradas da receita bruta, há opção em tela ‘Diminuir entradas da Receita Bruta’.

Reinf_2060_8

Para notas de entradas são trazidas as com incidência de CPRB 1 e 2.
Caso haja necessidade de listar notas de saída com o listar livros Nenhum, há opção em tela ‘Outros documentos de saída com impostos destacados’.

Reinf_2060_9

O filtro de Tipo de Operação é válido somente para filtrar notas de saída. Então, se por exemplo, for utilizado o filtro 5101, mas há notas de entrada que atendam as condições de geração de informações para o CPRB, as notas de entrada contnuarão sendo consideradas, mas quanto a saída, serão trazidas somente as de Tipo de Operação informado no filtro, no caso 5101.

Como funciona o evento R-2098 no EFD REINF?

É necessário que seja enviado um evento R-2099 antes do envio deste evento. Utilizado para reabrir movimento de um período já encerrado, possibilitando o envio de retificações ou novos eventos periódicos. A reabertura poderá ser realizada a qualquer momento.
Após a reabertura, torna-se necessário um novo fechamento (mediante o envio do evento ‘R-2099'), após as modificações que motivaram a reabertura. Este evento não pode ser retificado nem excluído. Caso existam informações incorretas, a empresa deve fechar o movimento e enviar outro evento de reabertura.

Reinf_2098_1

Como funciona o evento R-2099 no EFD REINF?

É necessário que seja enviado um evento 'R-1000' antes do envio deste evento. Utilizado para informar o encerramento da transmissão dos eventos periódicos. Neste momento serão consolidadas todas as informações prestadas nos eventos R-2010 até R-2060.
Clicando no 'Verificar Automaticamente' o sistema irá marcar os eventos registrados para o período correspondente (informação que será utilizada para a geração do registro) incluindo os registros gerados pelas filiais. Estes campos também podem ser marcados e desmarcados manualmente.

Reinf_2099_1

Como funciona o evento R-9000 no EFD REINF?

Este evento é criado quando um evento é excluído. O evento ‘R-9000’ é criado com o recibo do evento a ser cancelado. Para cada evento confirmado que foi selecionado será criado um ‘R-9000’. Caso o evento R-9000 ainda não esteja Confirmado e seja deletado (F3), o evento original voltará para status ‘Confirmado’.

Reinf_9000_1

Como instalar o certificado para o EFD REINF?

Na instalação do Certificado Digital para o EFD REINF é necessário selecionar a opção ‘Marcar esta chave como exportável’.

Certificado

Caso o Certificado Digital esteja instalado sem esta opção marcada, é necessário desinstalar e instalar o mesmo novamente marcando a opção.

O que é o Relatório de Conferência REINF?

É o Relatório que lista as informações das Notas Fiscais contidas nos eventos R-2010 e R-2020 a serem enviadas para o EFD-Reinf. Neste relatório serão emitidos os seguintes eventos:

  • R-2010 - Retenção Contribuição Previdenciária - Serviços Tomados
  • R-2020 – Retenção Contribuição Previdenciária - Serviços Prestados

Como fazer o Relatório de Conferência REINF?

O Relatório de Conferência REINF pode ser gerado por dois caminhos distintos, conforme segue:

  1. Acesse o menu Fiscal, submenus Escrita Fiscal\ Rotinas\ Legais\ GIA\ GIAS Federais\ EFD – REINF
    1. Clique no botão <Importar Dados> para abrir a tela Importador de Eventos.
    2. Marcar o checkbox 'Gerar R-2010 (R-2020)'
    3. Marcar o checkbox 'Gerar Relatório'
    4. Após clique no botão <Confirmar> para emitir o relatório.

  2. Acesse o menu Fiscal, submenus Escrita Fiscal\ Relatórios\ Operacionais\ Conferência\ Relatório de Conferência REINF;
    1. No campo Período, informe o período que deseja emitir o relatório;
    2. No campo Registro, informe o(s) Registro(s) para gerar os relatórios de todos os eventos gerados no período de apuração;
    3. No campo Status, informe o(s) Status para gerar os relatórios de todos os eventos gerados no período de apuração;
    4. Após clique no botão [Confirmar] para emitir o relatório.

Relatorio_Reinf_1


Relatorio_Reinf_2


Relatorio_Reinf_3


Relatorio_Reinf_4


O que configurar na tela de “Parâmetros” da EFD REINF para atender as evoluções/modificações da versão 1.05.01?


Na tela de geração do EFD REINF. No botão “Parâmetros” deve ser atualizada a versão para 1.05.01, versão que atende a competência de junho/2021.

EFD_Reinf_100



Na guia “R-2050/R-2055” poderá ser informada as alíquotas de GILRAT e CPA que serão usadas no registro R-2055 (aquisição de produção rural).

EFD_Reinf_101



Como importar as Notas Fiscais de emissão da contra nota de produtor rural para gerar o registro R2055 – aquisição de produção rural na EFD REINF?


Na tela de geração do EFD REINF, ao clicar no botão “Importar Dados” abrirá a tela para informar o documento ou a faixa de documentos que devem ser importados.
Acessar a guia “R – 2055” e preencher os filtros com os dados das contra notas de produtor Rural.
Serão consideradas as contra notas que tiveram base e valor de SENAR maior que zero.
Imagem 4.png
Será gerado o registro R-2055 e apresentado na tela de eventos onde deve ser enviado e confirmado.

Como criar evento do registro R2055 – aquisição de produção rural no EFD REINF?


Na tela de geração do EFD REINF, no botão “Novo Evento” é possível criar o registro R-2055 – Aquisição de Produtor Rural.
Arquivo:Imagem 8.png
Imagem 5.png
Arquivo:Imagem 6.png