FA - Como Fazer - Rejeições NFe
Ao submeter um envio de uma NFe, a SEFAZ retorna o código de erro bem como a descrição deste erro e em alguns casos o que fazer para corrigi-los.
A finalidade deste manual é apresentar os procedimentos envolvidos para corrigir os erros onde não são apresentadas opções na tela, ou seja, os erros em que é necessário um passo a passo mais detalhado.
Como corrigir as rejeições 215, 225, 243, 493, 516, 517, 545, 565, 567, 568 – Falha no schema?
As rejeições que apresentam a mensagem ‘Falha no schema’ geralmente ocorrem por falta de dados no xml. Alguns casos devido à falta de Tags obrigatórias ou Tags com valores errados.
Como o erro não retorna algo objetivo, é preciso utilizar o Validador XML (https://www.sefaz.rs.gov.br/nfe/nfe-val.aspx). Para validar o xml, o mesmo deve ser copiado sem qualquer formatação seguindo os passos abaixo.
No ‘Gerenciador NFe’, na guia XML, clique com o botão direito e selecione a opção ‘View source’ ou ‘Visualizar código fonte ‘:
Ao clicar nessa opção o arquivo XML de envio será aberto no Notepad. O conteúdo deste arquivo deve ser copiado e levado para o validador:
Ao clicar no botão ‘Validar’, a estrutura geral deste arquivo será validada apresentando onde os erros estão, possibilitando a correção dos mesmos:
Como corrigir a rejeição 283 - Certificado Transmissor - erro Cadeia de Certificação?
O erro nas Cadeias de Certificado geralmente ocorre quando a instalação do mesmo é feita de forma incorreta ou com um certificado antigo.
Para verificar se as cadeias do certificado instalado estão corretas, basta seguir os passos a seguir.
Deve ser aberto o navegador ‘Internet Explorer’ e acessada a opção de configurações do navegador, nas configurações selecione a opção ‘Internet Options’ ou ‘Opções de Internet’:
Depois, selecione a guia ‘Content’ ou ‘Conteúdo’ e clique no botão ‘Certificates’ ou ‘Certificados’:
Selecione o certificado que está em uso e clique em ‘View’ ou ‘Exibir’ e selecione a guia ‘Certification Path’ ou ‘Caminho de Certificação’. Nesta tela é possível verificar se todas as cadeias do certificado estão instaladas corretamente: