GA - Como Fazer – Matriz NF Armazenagem
Por trás da movimentação de grãos junto dos Armazéns, existe toda uma legislação que varia conforme os estados brasileiros, para a emissão de documentos e controles fiscais dos Armazéns.
É disposta a Matriz NF Armazenagem para que a mesma receba as parametrizações e seja considerada para a emissão de documentos automáticos a partir do Painel Gerencial de Pesagens.
Índice
- 1 O que é uma Matriz NF Armazenagem?
- 2 O que é preciso saber antes de cadastrar uma Matriz NF Armazenagem?
- 3 Quais são os campos padrões de uma Matriz NF Armazenagem?
- 4 Como criar uma Matriz NF Armazenagem para Descargas com Nota de Devolução?
- 5 Como criar uma Matriz NF Armazenagem para Descargas com Contra Nota peso parcial?
- 6 Como criar uma Matriz NF Armazenagem para Descargas com Contra Nota peso líquido?
- 7 Como criar uma Matriz NF Armazenagem para Cargas com Simples Retorno?
- 8 Como criar uma Matriz NF Armazenagem para Cargas com Retorno Triangular?
- 9 Como criar uma Matriz NF Armazenagem para Cargas de Transferências entre Contratos?
O que é uma Matriz NF Armazenagem?
Toda a movimentação de entrada e saída dos armazéns, é acompanhada de uma nota fiscal do produtor rural. Este documento indica a quantidade aproximada de grãos a serem depositados e/ou retirados do armazém.
Nem sempre a quantidade aproximada do documento do produtor, é fidedigna ao peso total da carga, após a realização da classificação. Neste momento, torna-se necessário que o próprio armazém emita o documento fiscal indicando a quantidade de entrada. A matriz NF armazenagem é utilizada para indicar como esse documento deverá ser gerado.
O que é preciso saber antes de cadastrar uma Matriz NF Armazenagem?
A Matriz NF Armazenagem é criada utilizando a UF da Unidade de Negócio do Armazém como parâmetro para o registro.
O cadastro de matriz deve ser realizado para ao menos 4 ações distintas.
Para operações de cargas, deve ser definido as regras de Simples Retorno e Remessa Triangular. Para operações de transferências deve ser definido a matriz para Transferências entre Contratos. Por fim, para operações de Descargas devem ser parametrizadas as regras de NF Devolução e/ou Contra Nota Parcial e/ou Contra Nota Total.
Antes de realizar o cadastro, é necessário saber dos parâmetros legais de seu estado. A CIGAM recomenda que contate sua assessoria fiscal para dirimir dúvidas.
Quais são os campos padrões de uma Matriz NF Armazenagem?
A Matriz possui tipos distintos, dentre eles, alguns campos são padrão, esses mantêm indiferente do tipo. Estes são:
- UF: Junto do campo UF deve ser definido para que estado será validado as regras. A busca da regra, se dará com base no cadastro da Unidade de Negócio que movimentará o Armazém.
- Operação: Campo disponível para indicar a que operação a regra se enquadra. Entrada ou saída de grãos.
- Ordem: Como não é possível iguais, foi disponibilizado o campo Ordem, desta forma, é possível definir regras com parâmetros similares, e o CIGAM dará preferência, para a menor ordem.
- A partir de: Torna-se possível que a legislação mude com o passar do tempo, dessa forma, torna-se possível definir a data, onde, a partir da mesma, essa regra será valida.
- Divisão: Campo disponível para indicar a divisão de clientes que essa regra irá se aplicar.
- Cliente: Campo disponível para indicar a que cliente específico essa regra irá se aplicar.
Como criar uma Matriz NF Armazenagem para Descargas com Nota de Devolução?
Junto ao cadastro de Matriz, deve ser selecionado a operação de Descarga, junto da ação NF Devolução. Será solicitado também que seja indicado dois tipos de operação (um estadual e outro interestadual).
Apesar de ser uma operação de descarga, a matriz NF de nota de devolução será utilizada quando o peso da carga foi menor que o peso destacado nas notas da descarga, se fazendo necessário realizar uma nota de retorno simbólico da quantia destacada na nota.
Importante: Não será possível manter ativa duas regras de matriz sendo uma regra contemplando a NF de devolução e a outra contra nota peso líquido para o mesmo estado e ou parâmetros ativos.
Como criar uma Matriz NF Armazenagem para Descargas com Contra Nota peso parcial?
Junto ao cadastro de Matriz, deve ser selecionado a operação de Descarga, junto da ação Contra Nota peso parcial. Será solicitado também que seja indicado o tipo de operação para a emissão da contra nota peso parcial.
Essa regra será utilizada quando o peso da carga for maior que a quantia estipulada na nota fiscal. Dessa forma, a contra nota será responsável por indicar a entrada do peso da diferença entre o indicado na carga e o destacado na nota.
Importante:
- Não será possível manter ativa duas regras de matriz sendo uma regra contemplando a contra nota peso parcial e a outra contra nota peso líquido para o mesmo estado e ou parâmetros ativos.
- Não é possível gerar Contra Nota quando a Cultura da carga estiver parametrizada para controlar Lote.
Como criar uma Matriz NF Armazenagem para Descargas com Contra Nota peso líquido?
Junto ao cadastro de Matriz, deve ser selecionado a operação de Descarga, junto da ação Contra Nota peso líquido. Será solicitado também que seja indicado o tipo de operação para a emissão da contra nota peso líquido.
Essa regra será utilizada quando o estado exigir que as movimentações sejam realizadas pela nota emitida pelo armazém e não pela nota do produtor.
Importante:
- Não será possível manter ativa duas regras de matriz sendo uma regra contemplando a contra nota peso líquido e outra contemplando a contra nota peso parcial e/ou NF devolução para o mesmo estado e ou parâmetros ativos.
- Não é possível gerar Contra Nota quando a Cultura da carga estiver parametrizada para controlar Lote.
Como criar uma Matriz NF Armazenagem para Cargas com Simples Retorno?
Junto do cadastro de Matriz, deve ser selecionado a operação de Carga, junto da ação Simples Retorno. Será solicitado também que seja indicado dois tipos de operação (um estadual e outro interestadual). Para a realização do retorno dos grãos.
Essa regra será considerada quando for realizado a saída dos grãos do armazém.
Como criar uma Matriz NF Armazenagem para Cargas com Retorno Triangular?
Junto do cadastro de Matriz, deve ser selecionado a operação de Carga, junto da ação Retorno Triangular. Será solicitado também que sejam indicados os quatro tipos de operação, dois para o retorno e o outro para a remessa, (um estadual e outro interestadual por operação).
Essa regra é considerada quando o cliente do armazém já realizou a venda do grão, e será um terceiro responsável pela retirada destes grãos.
Sendo assim, deve ser indicado um tipo de operação onde não haja a movimentação do estoque para o retorno simbólico ao cliente da carga, e a movimentação será realizada junto a nota do terceiro.
Como criar uma Matriz NF Armazenagem para Cargas de Transferências entre Contratos?
Junto do cadastro de Matriz, deve ser selecionado a operação de Carga, junto da ação Transferências entre Contratos. Onde será necessário indicar os tipos de operação utilizados para a emissão de notas de retorno pela rotina de Transferência de Saldo de Contrato.