Na inclusão de bens, após salvar o novo BEM, é possível alterar dados como por exemplo data de início de cálculo, valor original ou unidade?
FAQ_CIGAM > FAQ Contábil > Controle Patrimonial > Na inclusão de bens, após salvar o novo BEM, é possível alterar dados como por exemplo data de início de cálculo, valor original ou unidade?
Índice
Palavras Chaves
Alterar dados BEM. Modificar dados BEM. Alterar valor de cadastro de BEM.Alterar valor BEM. Modificar valor BEM
Na inclusão de bens, após salvar o novo BEM, é possível alterar dados como por exemplo data de início de cálculo, valor original ou unidade?
Sim, é possível alterar dados dos bens, desde que não possuam movimentação como abertura ou depreciação calculada.
Se houver depreciação e ocorrer a necessidade de alteração, deve-se primeiramente excluir o cálculo já realizado.
A exclusão deve ser feita pela rotina Exclui Cálculo, através do menu Contábil > Patrimônio > Movimentos > Exclui Cálculo:
Já a Abertura deve ser excluída diretamente no cadastro de bens, através do menu Contábil > Patrimônio > Cadastros > Bens.
Campo Valores:
F3 para a exclusão:
Importante sinalizar que dependendo da alteração realizada poderá impactar em novos valores de cálculo de depreciação.
Após os ajustes necessários, a abertura do BEM alterado deve ser criada novamente, basta acessar novamente o campo Valores em modo modificar, e dar um TAB na linha que irá criar uma nova abertura.
Atenção:
Não orientamos que esse processo de alteração seja realizado diretamente no Patrimônio quando se tratar de Bens integrados, como por exemplo o bem criado via nota de entrada, pelo módulo compras (Integração do Compras com o Patrimônio), apenas quando o BEM for criado manual.
Quando falamos de integração os ajustes sempre devem ser feitos na origem para evitar divergências de informações entre os módulos.
Vídeo