BI - Como Fazer - Dimensão (conceito)

De CIGAM WIKI
Revisão de 18h39min de 16 de outubro de 2024 por Palomara.dagort (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Para entender melhor o conceito de Dimensão:

Uma dimensão é uma tabela ou uma consulta ao banco de dados, que retorna detalhes de uma informação. Por exemplo, em um objeto do tipo “fatos” pode existir a informação do código do cliente, do representante e do vendedor.

Porém, todos os detalhes destas informações estarão em um objeto do tipo dimensão. Neste caso, a própria tabela de cadastros de empresa pode servir como uma dimensão, onde dentro dela teremos um campo como chave primária. A chave primária identifica de maneira única o registro. Esse campo é extremamente importante pois é através dele que será realizado o join com o fato.

Além da chave primária, teremos todas as colunas que apresentam algum detalhe, alguma dimensão desta informação, como por exemplo o nome completo, contato, telefone, endereço, entre outros.

Dentro de uma dimensão, também é possível possuir uma métrica. Exemplo: no cadastro de empresa há o valor de limite de crédito de um cliente. Pode-se cadastrar essa informação como uma dimensão dentro do fato de empresas. Note que no cadastro de fatos, existirá um relacionamento com a dimensão de empresa.

Com este relacionamento criado, é possível agrupar todas as métricas do fato por qualquer uma das informações de detalhe da dimensão. Este é o conceito de um objeto do tipo dimensão.