Dicas: Parametrizações e configurações que refletem diretamente na garantia de integridade dos módulos financeiro e contábil

De CIGAM WIKI
Revisão de 18h08min de 7 de outubro de 2024 por Aline.cardoso (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

FAQ_CIGAM > FAQ_Finanças > Gestão Financeira > Dicas: Parametrizações e configurações que refletem diretamente na garantia de integridade dos módulos financeiro e contábil

As dicas serão divididas em três seções:

Configurações relevantes

Sugerimos o uso de algumas configurações do sistema conforme abaixo listado:

Limites Permitidos

Sugerimos o uso dos Limites Permitidos por módulo, deixando fechados os períodos já conciliados e encerrados. Abaixo link dos manuais e FAQs relacionadas aos Limites Permitidos:

Auditoria de Lançamentos Financeiros

Recomendamos o uso da Auditoria de lançamentos. A regra para uso e parametrização necessária poderá ser consultada na FAQ:

Revisão do Cadastro de Índice Branco

É necessário revisar o cadastro de índices, garantindo que haja o cadastro do Índice branco com data posterior, válida e cotação igual a 1,00. Dúvidas de como revisar ou realizar este cadastro, consultar a FAQ:

Ativa Unidade de Negócio no módulo Contabilidade x Moeda Ativa

Para cria lançamentos contábeis e consulta de relatórios, deverá ativar as unidades de negócios necessárias, indicando o Mês/ano em que o usuário está processando no sistema. Dúvidas sobre este cadastro, consultar o manual Ativa Unidade de Negócio.

Além disto, deve-se avaliar as configurações da Moeda ativa, conforme configurações CC - GE - 80003 - Moeda Ativa (Contabilidade) e CC - GE - 80140 - Moeda Oficial do País. Ambas configurações devem estar parametrizadas com a mesma moeda, que é aquela moeda que será selecionada na ativação da unidade de negócio.

Outras dicas

Outros manuais e FAQs que também estão relacionados a este tema e que indicamos avaliar:

Parâmetro crítico em Rotina Operacional

Rotinas de unificação de contas a pagar e contas a receber, um parâmetro na tela a ser considerado.

Para garantir a integridade dos dados, nos livros auxiliares, quando comparados com o módulo contábil em conciliações, é obrigatória a liquidação dos lançamentos originais. Sendo assim, deve-se utilizar marcada a opção “Criar Lançamentos de Liquidação dos lançamentos originais”:


Integridade3.png


Conversão de lançamentos em aberto / Saldos Iniciais Contas a Pagar/Receber

Apenas no início do uso do sistema:

Especificamente no caso de contas a receber ou pagar em aberto, convertidos do sistema antigo, tanto o campo valor como o campo saldo devem corresponder ao saldo em aberto no momento.

Em um exemplo de um valor originalmente (no sistema antigo) de 100,00 mas que tem apenas 60,00 em aberto no momento do início do uso do Cigam, deve ser lançado no Cigam como valor e saldo como 60,00.

Sendo indicado migrar valor e saldo, com base apenas no saldo devedor do cliente no momento da migração.

Modelo de Lançamento Financeiro de Abertura:


Integridade30.png


Principais aspectos:

Histórico Financeiro - específico +Complemento
Campo Contabilidade - Abertura
Valores - Valor e Saldos com valores iguais
Data - Data anterior ao inicio de uso
Empresa - Informar código Empresa adequado
Saldos Iniciais - Saldos inicial contábil x Saldo Inicial contábil

Guia de Referência Cigam

Este guia apresenta de forma objetiva os modos de operação do sistema, principais funções, comandos de navegação e suas respectivas teclas de atalho. Clique abaixo para acessar o guia:

Treinamentos Cigam

Acompanhe nosso calendário de treinamentos CIGAM, através da nossa Universidade Corporativa acessando o link https://www.cigam.com.br/UCC/calendario/cliente-erp-cigam/.