Como realizar a devolução de nota de saída recusada?
FAQ_CIGAM > FAQ_Comercial > Faturamento/Pedido > Como realizar a devolução de nota de saída recusada?
Palavras-Chave
Devolução de Saídas. Devolução de Mercadoria Recusada. Recusa. Retorno de Mercadoria Recusada.
Existem situações na entrega da Nota Fiscal, em que o cliente se recusa a receber a mercadoria, fazendo com que esse item seja retornado ao emitente sem que tenha sido realizada sua entrada no sistema do tomador.
[Versão190701 1] Nestes casos, podemos realizar a Entrada das mercadorias, através da Rotina de Devolução de Saídas, selecionando a opção Mercadoria recusada pelo destinatário ou não entregue, disponível na aba Opções. Com ela marcada, será desabilitada a opção Utilizar correlação tipo de operação, pois esta opção é específica para notas de devolução.
O Tipo Nota da entrada precisa ser diferente de Devolução, isto porque a finalidade da operação, <finNFe> não pode ser gerada como 4-Devolução para estes casos. O sistema irá emitir uma mensagem de alerta informando está condição.
[Versão231002 1] A partir da versão 231002.RC não existe mais o bloqueio referente ao Tipo Nota utilizado. Em versões anteriores não é possível utilizar o Tipo Nota "Devolução", sendo apresentada a mensagem CGM-5128: Não é possível utilizar o Tipo Nota como "Devolução" na recusa de mercadoria.
O campo Fornecedor da Nota Fiscal de Entrada será gerado com a empresa vinculada a Unidades de Negócio, conforme informada na aba Devolução da Rotina.
Nota Fiscal de Entrada criada.
Através do botão NF Referência, serão listadas as Notas Fiscais estornadas, para identificar a recusa o campo Tipo de Referência será G Recusa de NFe.
Também será criada uma observação referenciando a Nota Fiscal Recusada.
Importante: Para que as informações do botão NF Referência da Nota Fiscal de Entrada sejam criadas, a Configuração de Sistema GE - VC - 1988 - Versão componente Cálculo de Custo com NF Referência deve estar com a opção 2 selecionada.
Versões
Versão 190701
- ↑ A partir da OS 568113/2
Versão 231002
- ↑ A partir da OS 758667/2